Tendncias

Kidmetics

Setembro/Outubro 2019

John Jimenez

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John Jimenez

Recentemente ouvi essa frase da Luciana, que tem 7 anos e filha de uma grande amiga: Me, eu no quero ter rugas como voc! Meu protetor solar bsico e por isso eu no vou ter manchas no meu rosto! Este depoimento me inspirou a escrever a coluna desta edio. O mercado de cosmticos para crianas est se expandindo nas principais regies, em parte graas promoo da maquiagem como uma cultura ldica para as crianas e tambm por causa da ascenso da tendncia da clean beauty. Por outro lado, o tamanho do mercado global para bebs foi estimado em US$ 10,91 bilhes em 2017, com um CAGR estimado de 5,5%. Em seguida, veremos algumas das tendncias nesses segmentos.

- Premium skin care: Mintel publicou recentemente que uma oportunidade para as marcas que lanam produtos para bebs usar valores premium em novos conceitos de cuidados com a pele. A ideia desenvolver linhas de alta qualidade para pais e bebs, com nfase em segurana e clean beauty. Por esse motivo, estamos vendo como as principais marcas de produtos de cuidados com a pele para adultos esto se expandindo nos cuidados pessoais do beb.

- Lipsticks in kindergarten: As marcas na Coreia do Sul esto oferecendo cosmticos saudveis para crianas, como batons no-txicos, em alguns casos comestveis. Tambm estamos vendo lanamentos de produtos como esmaltes base de gua. Nos centros de beleza, vemos rotinas de spa para meninas que incluem massagens nos ps, mscara facial e manicure.

- Babybiome: As novas descobertas no microbioma e na microbiota so surpreendentes. Recentemente, uma famosa marca global lanou uma linha de produtos que se adaptam ao microbioma do beb. A maior preocupao dos pais em todo o mundo a de comprar produtos para o cuidado pessoal do beb, que sejam formulados para peles sensveis e evitem alergias. Estamos vendo claims como aprovadas por dermatologistas, pediatras e oftalmologistas.

- Smart diapers: Uma renomada empresa acaba de lanar fraldas inteligentes que rastreiam a atividade do beb, indicando, graas a um sensor de atividade, quando a fralda est molhada. O produto tambm rastreia os padres de sono. As informaes so compartilhadas em um aplicativo que cria informaes personalizadas sobre as condies de desenvolvimento do beb.

- Kids beauty: O boom da tendncia K-beauty tambm est chegando com propostas muito interessantes para crianas. O body glitter tambm comea a ficar na moda. Na Coreia do Sul, as vendas de cosmticos entre adolescentes de 13 a 19 anos dobraram em 2016. Na Amrica Latina, tambm estamos vendo a ascenso de spas e sales de beleza para crianas.

- Kid-Friendly fragrances: Na formulao, vemos o aumento de perfumes, colnias e guas sem lcool e dentro de suas indicaes de uso aconselhvel aplicar na roupa. Dentro de algumas notas olfativas comuns encontramos: chocolate, laranja, neroli, hortel, pistache, mel, jasmim, baunilha, uva, camomila, tangerina e bergamota. Tambm vemos lanamentos de ultraluxo nesta categoria. Um exemplo o perfume que acaba de lanar uma casa de fragrncias na Inglaterra e que remete a uma manh quente de primavera em um jardim de flores encantado e custa 120 libras esterlinas.

- Cornrows: A tendncia sem gnero tambm uma febre na populao infantil e a vemos em roupas, calados, brinquedos e cosmticos. Nos hair care, vemos a ascenso de cortes unissex que funcionam para todas as crianas. Meninas encurtam o cabelo, meninos alongam e vemos, por exemplo, como a diversificao de modelos em tranas est ganhando popularidade em todos os gneros.

- Kids spa & kids salon: Essa tendncia tambm est crescendo na Coreia, pois h spas especializados para crianas. Nas novas children boutiques, podemos ver conceitos originais de mscaras orgnicas, shampoos, sabonetes lquidos e produtos de aromaterapia e aromacologia.

- Make-up color game: O surgimento da realidade virtual tambm est presente em novas aplicaes que misturam jogo, maquiagem e experincia. Estamos vendo novas plataformas e aplicativos que permitem que as crianas interajam com tcnicas de maquiagem e masks com diferentes ingredientes, incluindo naturais, para princesas e bonecos, conseguindo assim diferentes estilos, acabamentos e vestidos.

Kidmetics = Kid + Cosmetics. Ela usa cremes corporais com aromas divertidos e tambm perfumes no-alcolicos. Ela uma heavy user de mscaras em casa e no spa. Outra frase que chamou minha ateno foi: O sabonete ntimo obrigatrio para todas as meninas... Luciana reflete a nova conscincia da populao infantil em relao aos cosmticos, e isso representa uma grande oportunidade de inovao para as marcas, j que a promoo do uso responsvel de cosmticos na populao infantil influencia a sade, o bem-estar e a autoestima.



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