Tendncias

The new skin care

Julho/Agosto 2019

John Jimenez

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John Jimenez

A indstria anti-idade movimenta mais de 80 bilhes de dlares por ano. O mercado global de cosmticos antienvelhecimento tem um CAGR projetado de 5,8% no perodo de 2019 a 2024, sendo, portanto, uma das categorias com maior projeo e mais desafios de inovao, pois, globalmente, os nmeros mostram que a populao est envelhecendo mais e tambm estamos experimentando um aumento na prevalncia de fotoenvelhecimento da pele. Em seguida, veremos algumas das tendncias mais relevantes nesse segmento.

- Advances in stem cells: Um relatrio recente de uma universidade de prestgio indica que as clulas-tronco podem ser geneticamente modificadas no corpo. Nos ltimos anos, a cincia conseguiu corrigir certas doenas extraindo essas clulas, editando seus genomas e sua posterior implantao no paciente, o que leva, no entanto, a alguns efeitos colaterais. A novidade indicada por este artigo que foi possvel editar os genes dessas clulas enquanto elas estavam no corpo, isto , in vivo. Essa conquista muito significativa para os cosmticos antienvelhecimento, porque veremos no futuro novas claims relacionadas aos tratamentos antienvelhecimento.

- Patch care: Tratamentos antirrugas agora vm em adesivos. Esta uma tendncia que est em grande crescimento. Existem patchs que suavizam fisicamente a pele quando so colocadas. Devido s suas propriedades de liberao controlada, elas oferecem alta eficincia. Estamos at vendo adesivos que melhoram a aparncia de sinais ao redor dos olhos, como bolsas e olheiras, feitos com tecnologia de aromaterapia para alcanar o efeito de relaxamento.

- Elderly influencer: Sem dvida, estamos na era do well-aging. Essa tendncia se reflete em formulaes, publicidade e conceitos. Recentemente, uma conhecida casa de cosmticos escolheu trabalhar com Baddie Winkle, de 90 anos, que uma personalidade e influenciadora americana, que se tornou famosa aos 85 anos e tem milhes de seguidores nas redes sociais. Caracteriza-se por usar roupas excntricas e promover a legalizao da cannabis medicinal. Baddie inspirou as pessoas a serem a verso mais vibrante de si mesmas em qualquer idade.

- Minimalism & Multitasking: Tradicionalmente, as rotinas de skin care inspiradas na tendncia K-beauty, com o uso de at 10 produtos, inspiraram a indstria em vrias geografias. As projees indicam que a nova tendncia minimalista, ou seja, comeamos a ver que essas rotinas so reduzidas para um conceito menos passos com mais resultados.

- O3 aging: Est bem documentado que a exposio no curto prazo ao oznio provoca uma resposta ao estresse oxidativo na pele, embora no esteja claro como a exposio prolongada ao oznio contribui para o envelhecimento facial. Um recente estudo, de maro de 2019, realizado na Alemanha com mais de 2 mil voluntrios, relatou que as concentraes de oznio no meio ambiente podem estar associadas a rugas mais espessas na face, sendo essas descobertas independentes da radiao ultravioleta e de alguns poluentes atmosfricos. Essas concluses so interessantes porque logo veremos claims relacionadas proteo do oznio troposfrico.

- Makeup shield: Infelizmente, vimos como ataques com cido no rosto ocorrem com certa frequncia em nossos pases. De fato, este j um tema central em congressos como o AMWC (Congresso Mundial de Medicina Esttica e Antienvelhecimento), em que vemos como a esttica regenerativa est tendo importantes conquistas para correo e tratamento nesses pacientes. Por outro lado, este ano vimos o lanamento da primeira maquiagem para evitar queimaduras por cido.

- Agression Care apresentado como uma grande oportunidade para inovao no cuidado da pele.

- Tweakments (tweak + treatments): Tudo indica que esta uma tendncia que se materializar nos prximos anos. Os consumidores tero sua disposio combinaes de tratamentos no invasivos e minimamente invasivos para melhorar os resultados dos tratamentos faciais.

- Clean beauty: Uma das grandes tendncias que vimos na recente In-Cosmetics, em Paris, est abrindo a porta para uma nova gama de ingredientes e conceitos em todas as categorias, incluindo, claro, skin care. De acordo com a Mintel, entre as claims que vemos nas tendncias, temos free-from, cruelty-free, recycle, reuse, vegan, sustainable ingredients, ecocertifi cation, biodegradable packaging, ocean friendly, zero waste e carbon neutral, entre outras.

- Healthy glow: O consumidor quer no apenas ter uma boa aparncia, mas ter uma pele saudvel. Isso implica o desenvolvimento de novas claims e novas metodologias de avaliao relacionadas a como medir e quantificar a aparncia saudvel da pele por equipes de bioengenharia e testes dermatolgicos. Natural glow, water glow e honey glow so conceitos que vm da Coreia e que certamente veremos na Amrica Latina.

- Athleisure & Facegym: Esta uma tendncia cross que rene vrias propostas. Por um lado, temos a tendncia de fitness como ponto de inspirao para os tratamentos faciais e, por outro lado, os novos mecanismos bioqumicos que simulam o efeito do exerccio e das rotinas nos nveis drmico e hipodrmico. Estamos vendo no mercado dispositivos especialmente projetados para o rosto, que permitem fazer rotinas gym-like faciais, e que so aprimorados com os produtos cosmticos projetados para esse fim.



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