Tendências

The new skin care

Julho/Agosto 2019

John Jimenez

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John Jimenez

A indústria anti-idade movimenta mais de 80 bilhões de dólares por ano. O mercado global de cosméticos antienvelhecimento tem um CAGR projetado de 5,8% no período de 2019 a 2024, sendo, portanto, uma das categorias com maior projeção e mais desafios de inovação, pois, globalmente, os números mostram que a população está envelhecendo mais e também estamos experimentando um aumento na prevalência de fotoenvelhecimento da pele. Em seguida, veremos algumas das tendências mais relevantes nesse segmento.

- Advances in stem cells: Um relatório recente de uma universidade de prestígio indica que as células-tronco podem ser geneticamente modificadas no corpo. Nos últimos anos, a ciência conseguiu corrigir certas doenças extraindo essas células, editando seus genomas e sua posterior implantação no paciente, o que leva, no entanto, a alguns efeitos colaterais. A novidade indicada por este artigo é que foi possível editar os genes dessas células enquanto elas estavam no corpo, isto é, in vivo. Essa conquista é muito significativa para os cosméticos antienvelhecimento, porque veremos no futuro novas claims relacionadas aos tratamentos antienvelhecimento.

- Patch care: Tratamentos antirrugas agora vêm em adesivos. Esta é uma tendência que está em grande crescimento. Existem patchs que suavizam fisicamente a pele quando são colocadas. Devido às suas propriedades de liberação controlada, elas oferecem alta eficiência. Estamos até vendo adesivos que melhoram a aparência de sinais ao redor dos olhos, como bolsas e olheiras, feitos com tecnologia de aromaterapia para alcançar o efeito de relaxamento.

- Elderly influencer: Sem dúvida, estamos na era do well-aging. Essa tendência se reflete em formulações, publicidade e conceitos. Recentemente, uma conhecida casa de cosméticos escolheu trabalhar com Baddie Winkle, de 90 anos, que é uma personalidade e influenciadora americana, que se tornou famosa aos 85 anos e tem milhões de seguidores nas redes sociais. Caracteriza-se por usar roupas excêntricas e promover a legalização da cannabis medicinal. Baddie inspirou as pessoas a serem a versão mais vibrante de si mesmas em qualquer idade.

- Minimalism & Multitasking: Tradicionalmente, as rotinas de skin care inspiradas na tendência K-beauty, com o uso de até 10 produtos, inspiraram a indústria em várias geografias. As projeções indicam que a nova tendência é minimalista, ou seja, começamos a ver que essas rotinas são reduzidas para um conceito “menos passos com mais resultados”.

- O3 aging: Está bem documentado que a exposição no curto prazo ao ozônio provoca uma resposta ao estresse oxidativo na pele, embora não esteja claro como a exposição prolongada ao ozônio contribui para o envelhecimento facial. Um recente estudo, de março de 2019, realizado na Alemanha com mais de 2 mil voluntários, relatou que as concentrações de ozônio no meio ambiente podem estar associadas a rugas mais espessas na face, sendo essas descobertas independentes da radiação ultravioleta e de alguns poluentes atmosféricos. Essas conclusões são interessantes porque logo veremos claims relacionadas à proteção do ozônio troposférico.

- Makeup shield: Infelizmente, vimos como ataques com ácido no rosto ocorrem com certa frequência em nossos países. De fato, este já é um tema central em congressos como o AMWC (Congresso Mundial de Medicina Estética e Antienvelhecimento), em que vemos como a estética regenerativa está tendo importantes conquistas para correção e tratamento nesses pacientes. Por outro lado, este ano vimos o lançamento da primeira maquiagem para evitar queimaduras por ácido.

- Agression Care é apresentado como uma grande oportunidade para inovação no cuidado da pele.

- Tweakments (tweak + treatments): Tudo indica que esta é uma tendência que se materializará nos próximos anos. Os consumidores terão à sua disposição combinações de tratamentos não invasivos e minimamente invasivos para melhorar os resultados dos tratamentos faciais.

- Clean beauty: Uma das grandes tendências que vimos na recente In-Cosmetics, em Paris, está abrindo a porta para uma nova gama de ingredientes e conceitos em todas as categorias, incluindo, claro, skin care. De acordo com a Mintel, entre as claims que vemos nas tendências, temos free-from, cruelty-free, recycle, reuse, vegan, sustainable ingredients, ecocertifi cation, biodegradable packaging, ocean friendly, zero waste e carbon neutral, entre outras.

- Healthy glow: O consumidor quer não apenas ter uma boa aparência, mas ter uma pele saudável. Isso implica o desenvolvimento de novas claims e novas metodologias de avaliação relacionadas a como medir e quantificar a aparência saudável da pele por equipes de bioengenharia e testes dermatológicos. Natural glow, water glow e honey glow são conceitos que vêm da Coreia e que certamente veremos na América Latina.

- Athleisure & Facegym: Esta é uma tendência cross que reúne várias propostas. Por um lado, temos a tendência de fitness como ponto de inspiração para os tratamentos faciais e, por outro lado, os novos mecanismos bioquímicos que simulam o efeito do exercício e das rotinas nos níveis dérmico e hipodérmico. Estamos vendo no mercado dispositivos especialmente projetados para o rosto, que permitem fazer rotinas gym-like faciais, e que são aprimorados com os produtos cosméticos projetados para esse fim.



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por stefany valbuena fuentes 22/07/2019 - 15:07

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