Tricologia

Cabelos e fotoproteção natural

Março/Abril 2019

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

O aumento da incidência de câncer de pele atribuível à exposição excessiva ao sol tornou-se um grande problema de saúde em todo o mundo. Embora numerosos estudos tenham analisado o efeito de protetores solares, roupas e antioxidantes, nenhum mediu o efeito fotoprotetor dos cabelos, apesar das evidências clínicas de que indivíduos com calvície ou queda de cabelo apresentam maior risco de lesões cutâneas que podem evoluir para câncer - daí a recomendação de usar chapéus ou guarda-chuvas.

Um trabalho feito na Faculdade de Medicina de Málaga, na Espanha, analisou o nível de proteção oferecido pelos cabelos de acordo com sua densidade, espessura e cor, utilizando a transmissão espectral e corrigidos para a eficácia relativa do eritema. Os resultados mostram que o cabelo fornece uma barreira contra a radiação UVB e UVA, que é signifi cativamente aumentada em relação à densidade do cabelo, espessura e presença de melanina. Este é o primeiro estudo a quantificar o fator de proteção solar oferecido pelo cabelo, chamado fator de proteção ultravioleta do cabelo (HUPF). Acredita-se que o cabelo deva ser reconhecido como uma importante barreira solar natural na prevenção de câncer de pele induzido por UV.

Para analisar a eficiência fotoprotetora de acordo com a cor e a densidade do cabelo, utilizaram um simulador solar Oriel 300 W (Newport Corporation, Irvine CA, EUA) e um espectrorradiômetro monocromador duplo Macam SR-9910-V7 (Irradian Co., UK) para medir a luz transmitida através do cabelo. O espectrorradiômetro foi equipado com um sensor de esfera de Ulbricht colocado diretamente sob o cabelo, para garantir a medição uniforme da radiação direta e difusa. Tanto o simulador solar quanto a esfera foram fixados para fazer medições comparáveis.

O HUPF foi estimado utilizando a transmitância de cada grupo de cabelo, em diferentes comprimentos de onda entre 290 e 400 nm, corrigidos para a efetividade relativa do eritema, baseado no espectro de ação do eritema proposto pela Comissão Internacional da Iluminação (International Commission on Illumination).

Em resumo, para cada comprimento de onda, a irradiância espectral foi multiplicada pela eficácia espectral relativa do eritema e pelo valor de transmitância do cabelo.

Os valores de transmitância estimados para cada um dos comprimentos de onda UV mostraram que o cabelo analisou a radiação atenuada em todo o espectro de UV, que é diferente dependendo da cor do cabelo. A luz transmitida através do cabelo castanho e vermelho mostrou um aumento ligeiro, mas não estatisticamente signifi cativo, na transmitância ao longo de todo o espectro UV, com diferença de transmitância entre 290 e 400 nm inferior a 5%, assim concluído como transmitância espectral UV homogênea. No entanto, os pelos loiros e brancos produziram uma elevação gradual (mas significativa) de transmitância, especialmente em cabelos brancos, até 60% em 400 nm em comparação com 290 nm.

Podemos inferir deste estudo que a cor dos pelos, seja ela natural ou artificial, tem importância na capacidade de proteção da pele.

Semelhante ao resto da pele, o cabelo é exposto a fatores ambientais nocivos. Enquanto a radiação ultravioleta (UV) e o tabagismo são bem estudados como os principais fatores que contribuem para o envelhecimento extrínseco da pele, seus efeitos sobre a condição do cabelo só recentemente atraíram a atenção da comunidade médica.

Os dois efeitos crônicos mais importantes das radiações UV na pele e no couro cabeludo calvo são a fotocarcinogênese e a elastose solar; no entanto, os efeitos da UV no cabelo foram amplamente ignorados. Como consequência do aumento do tempo de lazer e da crescente popularidade das atividades ao ar livre e das férias ao sol, a consciência da proteção solar da pele tornou-se importante e também deve ser aplicada aos cabelos.

Além de ser a causa mais evitável de significativa morbidade cardiovascular e pulmonar e uma importante causa de morte, a associação do tabagismo com vários efeitos adversos na pele e no cabelo também foi reconhecida.

Finalmente, a quantidade e a qualidade dos cabelos estão intimamente relacionadas ao estado nutricional do indivíduo. Em casos de desnutrição proteica e calórica, bem como deficiências essenciais de aminoácidos, oligoelementos e vitaminas, o crescimento do cabelo e a pigmentação podem ser prejudicados.

O que podemos depreender destes estudos é que, apesar de aparentemente os cabelos não terem uma função fisiológica vital para a vida dos seres humanos, além da aparência, eles devem ser vistos e tratados como agentes protetores e merecem todos os cuidados necessários para executar mais esta tarefa.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos