Boas Prticas

Comunicação na Qualidade

Novembro/Dezembro 2014

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

Ao longo de minhas atividades para implantao de processos de qualidade em empresas, tenho me deparado com algumas dificuldades cuja base o desconhecimento, por parte dos envolvidos, do propsito do processo e dos objetivos a serem alcanados.

Ao realizar uma pesquisa para tentar obter as possveis causas desse problema, sempre chego concluso de que a ausncia de comunicao a maior de todas elas.

Em outras palavras, se os princpios da comunicao no forem considerados de forma adequada e se os colaboradores no compreenderem o que faz parte do seu trabalho, a prtica e o objetivo do que foi comunicado no tero resultado positivo.

Atualmente, a comunicao considerada a rea do conhecimento que pode responder aos problemas advindos da comunicao de massas.

Devemos considerar que, na atualidade, o universo do trabalho o campo que mais sofreu alteraes estruturais.

A comunicao foi incorporada cadeia produtiva resultando em melhorias e no acmulo de valor. Em todas as atividades est comprovado que o sucesso ou o insucesso dependem intrinsecamente da comunicao.

A grande barreira para a efetiva implantao de um processo de qualidade, em qualquer atividade, sua conceituao, pois cada um de ns tem seu prprio conceito de qualidade.

Os processos da qualidade tm de fundamentalmente sensibilizar os parceiros, para difundir as informaes. O processo da qualidade demonstra a efetiva importncia da comunicao para obter os resultados desejados e os indesejados. O processo da qualidade objetiva, de forma fundamental, a motivao das pessoas por meio da partilha de conhecimentos, pois nunca devemos deixar de considerar a mxima: Quem faz qualidade so pessoas.

O descuido com a comunicao ou sua utilizao sem o devido conhecimento dos seus princpios so as maiores causas de maus resultados na implantao dos processos da qualidade.

A formao tcnica dos profissionais da qualidade na indstria, na maioria dos casos, dificulta o entendimento e a administrao dos princpios da comunicao entre os colaboradores (parceiros).

O processo de comunicao exige a participao de todos os envolvidos, e a repetio da informao fundamenta e solidifica o conhecimento. Opes quanto ao sistema de comunicao implicam na sorte de todo o processo da qualidade da empresa. Se a escolha da forma de comunicao for no for adequada, a chance de xito ser bem pequena.

O sucesso do processo da qualidade est diretamente relacionado qualidade das decises tomadas na rea da comunicao. Por outro lado, a qualidade da informao que circula na empresa indica o estgio de desenvolvimento do processo da qualidade.

Implantar, administrar a comunicao e mant-la sintonizada com a misso da empresa e com suas metas operacionais so condies fundamentais para o xito, em especial, das empresas que almejam ter tranquilidade e forte participao no mercado.

O grande diferencial a valorizao do trabalho em equipe, e, consequentemente, da comunicao. Fazer qualidade deixa de ser responsabilidade da rea tcnica e passa a ser responsabilidade coletiva. A linguagem do sistema da qualidade passa das cincias exatastecnologias para a linguagem das cincias sociais: psicologia, sociologia e antropologia.

A qualidade de uma empresa no pode ser melhor que a qualidade do seu sistema de comunicao. A informao um produto altamente perecvel, voltil e precisa ser oportuna.

Para que a comunicao efetivamente seja atingida, deve ser considerado o envolvimento de todos os colaboradores (parceiros), sem excees, que devem aceitar a corresponsabilidade, criando o esprito de equipe e estabelecendo uma unidade de propsitos.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Estou muito preocupada, sou mulher,estou fazendo um check up, fiz diversos exames de sangue pra saber se estou bem de sade e me deparei Com resultados aterrorizantes,tipo ,minha dehidrotestosterona (DHT) est 195,9 ,nunca tomei nenhum anabolizante e nunca fiz exerccios fsicos. Isso normal?

por LUCIENE 16/12/2014 - 18:07

Novos Produtos