Tricologia

Mitos e verdades sobre gestação e tratamentos químicos para cabelos

Julho/Agosto 2014

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

A influência de produtos químicos no corpo humano é muito conhecida pelos estudiosos, e a sua importância em certas fases da vida tem um papel ainda maior.

Da fecundação até o final da gestação, a mulher passa por alterações altamente dependentes dos elementos químicos.

Já foram descritos inúmeros distúrbios reprodutivos associados a solventes, como etanol e diclorometano, encontrados principalmente em sprays de para cabelos.

Várias formulações de corantes, os éteres de glicol de etileno, as nitrosaminas, o formaldeído, o hexaclorofeno e os ésteres de ftalato também não podem ser excluídos desta lista, mas poucos dados referentes à ação dessas substâncias em humanos estão disponíveis.

Distúrbios menstruais podem ser causados por agentes químicos tais como solventes orgânicos.

As cabeleireiras estão expostas a uma variedade de agentes químicos que podem influenciar o eixo hipotálamo-pituitário-ovariano. Um estudo foi conduzido no sentido de investigar o risco de distúrbios menstruais em cabeleireiras. Um grupo de profissionais foi comparado a um grupo de referência, composto por vendedoras de roupas. Após a exclusão de quem usava contraceptivos orais, restaram 194 mulheres para a análise de dados. Foram detectadas associações significativas para ciclos irregulares, oligomenorreia, perda de sangue por muito tempo e dores.

Nenhuma relação estatisticamente significativa foi encontrada para a síndrome pré-menstrual. Concluiu-se que cabeleireiras podem ter um risco aumentado para distúrbios menstruais, mas são necessários estudos adicionais.

Associações com distúrbios menstruais e abortos espontâneos surgiram em estudos epidemiológicos voltados para cabeleireiras. Outras pesquisas mostraram resultados inconsistentes, provavelmente devido a falhas metodológicas (erros de classificação da exposição, amostras de pequenas dimensões etc.). Concluiu-se que há pouca evidência de distúrbios reprodutivos entre cabeleireiras até o presente momento.

O primeiro trimestre da gestação, um período de intenso desenvolvimento dos sistemas fisiológicos, representa a fase de crescimento mais rápida da vida humana.

Qualquer interferência na formação dos órgãos pode resultar em um desenvolvimento anormal, que se manifesta de imediato ou posteriormente.

A exposição a substâncias químicas ambientais pode afetar o desenvolvimento nesses estágios iniciais, e ainda não há uma massa crítica de conhecimento suficiente a respeito das quantidades e identidades dos produtos químicos a que o feto é exposto durante o início da gravidez. O problema é que, os estudos para avaliar a exposição a substâncias químicas no feto são extremamente limitados. Assim, existem meios indiretos para realizar essas avaliações.

Isso pode ser feito por meio da análise de matrizes maternas, como cabelo, unhas, urina, saliva, suor, leite, líquido amniótico e sangue, e matrizes fetais, como sangue e tecido do cordão umbilical, mecônio, placenta e fígado. Já foram publicados mais de 150 artigos com a análise química de tecidos humanos maternos e fluidos fetais. A determinação da exposição a substâncias químicas fetais, no momento do crescimento humano, vai ajudar muito as agências reguladoras nas avaliações de risco e no estabelecimento de normas para a gestão de riscos sobre os produtos químicos ambientais. Mas a pergunta que mais se ouve das grávidas é: ”posso fazer química nos cabelos durante a gestação?”.

Várias das minhas pacientes grávidas, que são cabeleireiras, têm me perguntado se a exposição a produtos que elas usam pode ser prejudicial para os seus bebês. Elas também querem saber se o uso de produtos para cabelos em suas clientes grávidas deve ser motivo de preocupação.

A resposta é que não há evidência de efeitos teratogênicos para mulheres grávidas expostas a esses produtos de uso profissional; no entanto, recomenda-se que cabeleireiras grávidas usem luvas para minimizar a exposição, não trabalhem mais que 35 horas por semana, evitem ficar em pé por longos períodos e certifiquem-se de que os salões onde trabalham tenham ventilação adequada. As pesquisas sugerem que há absorção sistêmica mínima de produtos para o cabelo. Por isso, o uso pessoal por mulheres grávidas de três a quatro vezes durante a gravidez não é considerado preocupante.

Onde estamos hoje em dia?

Vários estudos sugerem que substâncias químicas tóxicas usadas na fabricação de produtos para cabelos podem ser absorvidas através do couro cabeludo em quantidades suficientes para aumentar os riscos de efeitos adversos na saúde de mulheres e seus bebês. Num estudo com 525 mulheres negras de três condados da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, pesquisadores verificaram se a exposição a produtos químicos para alisamento e curling aumentariam as chances de que o bebê fosse prematuro ou de baixo peso ao nascer. Como resultado, tivemos a feliz constatação de que não há associação direta entre esses eventos.

Outro estudo, realizado no Brasil, investigou a associação entre a exposição materna a tinturas para cabelos e alisamentos cosméticos durante a gravidez e leucemia em idade precoce (até os 2 anos).

Um estudo tipo caso-controle de base hospitalar multicêntrico foi realizado em 13 estados do Brasil, entre 1999 e 2007. Mães de 176 casos de ALL (leucemia linfocítica aguda) e de 55 casos de LMA (leucemia mieloide aguda) e 419 controles foram inscritas e entrevistadas. Foram obtidos dados sobre a exposição materna ao alisante até três meses antes da gravidez, ao longo da gestação e durante a amamentação.

Não ficou comprovada a relação entre a exposição materna às tinturas e as doenças, mas novos estudos são necessários para se afastar todas as possibilidades. Portanto, a recomendação é que se evite este tipo de procedimento enquanto se espera o bebê.

De um modo geral, costuma-se afirmar que a gestação não é uma “doença” e sim um processo fisiológico normal da vida das mulheres e que deve assim ser encarada. Mas a parcimônia deve ser a companheira do profissional que trabalha com esta fase da vida, lembrando que muitas vezes menos é mais. Na dúvida, devemos pedir que a grávida espere até o parto para se submeter a tratamentos químicos mais agressivos.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Olá, eu sou Marcelo Paes Costa Junior, e eu sou do Rio, no Brasil. Deixe-me dar este testemunho ao público sobre um grande médico herbário que me ajudou com minha própria doença. Eu tinha HIV / AIDS há mais de 5 anos e eu estava quase no fim da minha vida devido à maneira como minha pele parecia. Tudo o que tenho em mente é desistir, porque a vida não é mais interessante para mim. Uma noite, minha irmã me disse que encontrou um médico na internet que pode curar o HIV / AIDS, e nem me interessava porque nunca acreditei. Ela me ajuda em tudo o que o médico pediu, preencheu o formulário de tratamento para mim e até usou seu próprio dinheiro para obter o remédio para mim. Durante uma semana de uso do medicamento, comecei a ficar mais forte, meu sangue começou a fluir normalmente 4 a 5 dias depois, comecei a ganhar peso, antes da 3ª semana, meu corpo começou a se desenvolver, minha pele começou a subir. Depois de um mês, fiz o teste de HIV e fui testado como negativo. Estou tão feliz que posso dizer que não sou um paciente HIV / AID novamente. Se você tem HIV / Aids ou Hepatite, ou Herpes ou HPV ou doença arterial coronariana ou qualquer doença por favor entre em contato com Dr.O.Water. Seu e-mail é: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM e seu número de whatsapp é: +2349050205019. Desejo-lhe boa sorte, Deus abençoe a todos. Eu tenho um grupo de saúde no twitter, por favor, siga-me @ Marcelocostapa2 e junte-se ao meu grupo de saúde para que possamos compartilhar informações, criar conscientização e ajudar os outros. Você também pode me enviar um email em marcelocostajunior1967@gmail.com

por Marcelo Costa 25/03/2019 - 08:10

Novos Produtos