Tendncias

Crossmetics

Maio/Junho 2014

John Jimenez

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John Jimenez

A multifuncionalidade em produtos cosmticos uma das grandes tendncias da atualidade, j que alguns consumidores esto procurando facilidade de uso, convenincia e simplicidade, ou seja, desejam vrios benefcios num s produto. Um relatrio do Datamonitor de 2013 indica que 48% dos consumidores gostariam de diminuir o nmero de produtos que usam habitualmente; 82% gostariam de minimizar o tempo que gastam na rotina de beleza e 70% das mulheres expressam grande interesse por produtos multifuncionais. O auge das BB cream originou uma tendncia alfabtica que est sendo visvel em muitas categorias. BB e CC agora fazem parte do portflio de muitas marcas.

As tendncias On the go lifestyle e Lack of time explicam o comportamento desse consumidor. So pessoas que esto cada vez mais ocupadas e se consideram carentes de tempo. A oportunidade, ento, oferecer a esse segmento convenincia, flexibilidade e solues que se adaptem a seu estilo de vida, o qual inclui economia de tempo, aplicao rpida, novos claims, multibenefcios e produtos all-in-one. Essa tendncia se v refletida em inovaes que abrangem alimentos, cosmticos e lazer, entre outros.

Mixologiste outra das tendncias identificadas pela Mintel que contemplam esse consumidor. Nela, podemos ver a combinao de diferentes tecnologias de mais de uma categoria, o que resulta em novos produtos, conceitos, embalagens e estratgias de marketing. Em 2012, os BB foram alvo de 670 mil buscas no Google e 5 mil tweets por ms no mundo. Os produtos multifuncionais esto se tornando cada vez mais comuns. Essa tendncia aponta para a probabilidade de que os limites desapaream e, portanto, apresentam-se fuses entre o cuidado da pele e do cabelo e cosmticos de cor. Novas combinaes continuaro evoluindo e dando lugar a novos produtos e ideias.

Os BB nasceram h mais de 50 anos na Alemanha. O primeiro foi desenvolvido pela dermatologista Christine Schrammek e tinha como objetivo proteger a pele depois de procedimentos estticos como o peeling. Em seguida, fizeram parte de um nicho de mercado na sia na dcada de 1980, principalmente na Coreia do Sul e no Japo, at se popularizarem no Oriente em 2004. Em 2010, aparece o primeiro CC na sia e, em 2011, lanado o primeiro BB no Ocidente. Os BB podem ser considerados como um dos fenmenos mais relevantes em cosmtica nos ltimos anos.

H diversas definies no mercado para esses produtos. Enquanto os BB so interpretados como Beauty Balm ou Blemish Balm, entre outras definies, os CC so conhecidos como Color Control, Color Correcting ou Complete Correction. Os DD tambm esto presentes no mercado e so conhecidas como Daily Defence, Dynamic Do-All ou Dermatologically Defining, dependendo da rea do corpo qual so dirigidos.

Inicialmente, nasceram como produtos para o cuidado dos ps, mas logo migraram para outras partes do corpo, como o rosto, alm de proporcionar benefcios de autobronzeamento.

So muitos os benefcios abrangidos por essa tendncia, como hidratao, disfarce de imperfeies, proteo solar, correo do tom da pele, cobertura, ao despigmentante, ao antirrugas, preveno dos sinais de envelhecimento, ao contra o avermelhamento da pele, entre outros. Estamos vendo no mercado que a criatividade no tem limites na nova gerao de produtos multifuncionais, os quais unem as categorias skin care e cor.

Crossmetics = crosscategory + cosmetics. A combinao de categorias que oferece muitos benefcios em um s produto. So elementos que compem essa tendncia e que aproveitam as vantagens dos cosmticos multifuncionais. a era da cosmtica hbrida!



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