Temas Dermatológicos

Hiperidrose

Setembro/Outubro 2013

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

O suor é um líquido produzido pelas glândulas sudoríparas da pele para manter a temperatura do corpo. Como somos animais de sangue quente, nossa temperatura deve ficar entre 36oC e 42oC. A transpiração regula essa manutenção.

A quantidade de suor produzida por uma pessoa varia segundo a idade, o sexo, a raça e o local de moradia. Os estímulos que influenciam as glândulas sudoríparas são: calor externo, exercício físico, vários tipos de doença e alterações emocionais. Podemos afirmar também que não existe relação direta entre o aumento da transpiração e a ingestão de certos tipos de alimento. Contudo, em alguns casos, o odor de uma pessoa pode ser modificado e ela pode ficar com o cheiro da substância ingerida que, depois, passará a ser eliminado pelo suor. Isso pode ocorrer também quando uma pessoa está tomando algum medicamento que pode facilitar o excesso de transpiração.

Um aspecto interessante, e que deve ser lembrado, é que o suor propriamente dito, assim que é eliminado da glândula sudorípara, não apresenta nenhum odor. Mas, à medida que o suor permanece na pele, a quantidade de bactérias cresce, provocando um cheiro desagradável. Na verdade, quanto maior for a quantidade de suor, mais intenso será o odor, porque as bactérias crescerão com mais facilidade e intensidade.

Eventualmente, há uma disfunção desses mecanismos e ocorre a hiperidrose. Esta acomete cerca de 1% da população, trazendo importante desconforto a essas pessoas, do ponto de vista social. O indivíduo tende a se retrair, pois fica constrangido durante o contato físico com outras pessoas, e um simples aperto de mão torna-se um problema. O aumento excessivo do suor (hiperidrose) pode atrapalhar a autoestima e até diminuir a vida social de uma pessoa. A sudorese excessiva pode ocorrer nas axilas, deixando a roupa manchada, com cheiro mais forte, ou pode acontecer nos pés ou nas mãos. Nesse último caso, as mãos ficam constantemente molhadas, dificultando a realização de determinados tipos de trabalho, como escrever e digitar.

A hiperidrose pode ocorrer como consequência do hipertireoidismo, de distúrbios psiquiátricos, de menopausa ou da obesidade. O início dos sintomas pode ocorrer na infância, na adolescência ou somente na idade adulta, por razões desconhecidas.

Eventualmente, pode estar relacionada ao histórico familiar da pessoa. Mas, em geral, não há doenças associadas à hiperidrose, e ela está ligada a uma tendência pessoal ou a uma situação de estresse associada a uma grande ansiedade.

Contudo, os casos de hiperidrose nas axilas, por exemplo, podem ser revertidos por meio de uma cirurgia específica, que consiste em um corte na pele e na retirada de uma determinada quantidade de glândulas. Trata-se de uma cirurgia relativamente simples, realizada por dermatologistas. O resultado é bastante satisfatório, com significativa diminuição da sudorese.

Também existe o recurso da iontoforese, realizada por meio de um aparelho que transmite uma corrente elétrica capaz de modificar o funcionamento da glândula sudorípara. Outra opção de tratamento da hiperidrose é o uso da toxina botulínica, substância derivada de uma bactéria, que é utilizada como medicação em vários tipos de doença e até para fins estéticos. Essa toxina bloqueia a ação da acetilcolina, que é necessária para que ocorra a sudorese. Ela é aplicada com uma agulha, ponto a ponto, em toda a região das mãos e dos pés, e, se for o caso, nas axilas. Com o bloqueio da ação da acetilcolina, há a suspensão de cerca de 80% da sudorese nos locais onde a toxina é aplicada, sem causar nenhum efeito colateral, uma vez que a pessoa continua suando no restante do corpo. Na realidade, o tratamento inibe o excesso de suor que prejudica a pessoa e dura, em média, 8 meses.

O mais importante é procurar um serviço especializado, que possa diagnosticar cada caso e escolher o melhor tratamento.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos