Boas Práticas

Identificação e rastreabilidade

Março/Abril 2013

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

Com a intensificação das ações de monitoramento do mercado pelos órgãos reguladores, a identificação e a rastreabilidade de produtos tornaram-se atividades de extrema importância. Além disso, deve-se também considerar que, atualmente, o consumidor dispõe de muitos recursos para avaliar os produtos e esta muito consciente de seus direitos.

Sempre que for apropriado, o fornecedor deverá estabelecer e manter procedimentos documentados para a identificação de produtos por meios adequados, a partir do recebimento e durante todas as etapas de produção, entrega e instalação (quando for o caso).

Todas as vezes que a rastreabilidade for um requisito especificado, deverão ser estabelecidos e mantidos procedimentos documentados, de forma que os produtos, individualmente ou em lote, tenham uma identificação única.

Essa identificação deverá ser devidamente detalhada, para evitar possíveis dúvidas quanto às informações.

A documentação técnica a ser estabelecida para a rastreabilidade é composta de:

- desenhos e especificações;
- documentos de inspeção e ensaios;
- materiais, como componentes isolados, elementos e módulos, produtos, aparelhos e sistemas.

Quando for necessário, para melhor compreensão, deverão ser atribuídos termos-chave a produtos, desenhos, especificações e aos documentos. Essas recomendações deverão ser observadas durante todos os estágios da produção, desde a expedição até a instalação.

A rastreabilidade poderá ser necessária quando for feita por item individual ou lote, mas, em todos os casos, os métodos utilizados para esse fim e os respectivos registros deverão ser claramente definidos.

Devemos lembrar que identificação e rastreabilidade são itens distintos.

A identificação necessita de uma sistemática que possibilite o conhecimento visual do item ou material estocado ou em processo de produção. Essa identificação poderá ser feita por meio de marcações, etiquetas ou de documentações.

No que se refere às matérias-primas e aos itens em estoque, poderá ser estabelecido um sistema de códigos e de identificação por meio de etiquetas ou adesivos, conforme o caso, deixando evidentes as informações sobre as especificações do que se encontra no estoque.

No caso dos itens em fabricação, como foi mencionado anteriormente, poderão ser utilizadas marcações em itens ou mesmo por meio de documentos, caso em que deverão ser explicitadas as ordens de fabricação.

Para os produtos acabados, em fase de expedição, a identificação também poderá ser feita por meio de etiquetas.

No que diz respeito à rastreabilidade, deverá ser estabelecida uma sistemática que a qualquer momento possibilite a obtenção de informação sobre a procedência do material utilizado em determinado produto. Esse procedimento é de alto custo, pois necessita de uma série de controles e, portanto, deverá ser aplicado a itens considerados críticos.

Portanto, é preciso inicialmente determinar o que deverá ser rastreado.

Após essa definição de rastreabilidade, a seguinte sistemática deverá ser observada:

- não deverá ocorrer mistura de lotes;
- quando um material for utilizado em alguma aplicação, as características desse deverá ser anotada em uma ficha de controle de rastreabilidade.

Nos documentos de produção de aplicação crítica, deverão ser anotados os materiais utilizados, referenciando a ficha de rastreabilidade. Esse procedimento permite, caso ocorra alguma não conformidade em determinado fornecimento, seguir o processo de maneira inversa e descobrir quais componentes e matérias-primas foram utilizados para a elaboração do produto.

Também possibilita avaliar todos os demais produtos nos quais os itens foram utilizados. A rastreabilidade permite saber:

- quais são os itens;
- qual a sua origem;
- onde eles estão;
- quais são os registros existentes.

Independentemente de quaisquer requisitos legais, a rastreabilidade tem de ser considerada pela empresa como uma poderosa ferramenta de qualidade para a gestão do processo. A rastreabilidade fornece informações preciosas para o monitoramento de produto durante toda a sua validade.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos