Temas Dermatológicos

Fatores de crescimento na reversão do fotoenvelhecimento

Março/Abril 2012

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

Os fatores de crescimento (por exemplo, TGF-β, EGF, PDGF etc.) têm demonstrado acelerar a cicatrização de feridas agudas e crônicas. O fotoenvelhecimento cutâneo pode ser considerado como similar a uma ferida crônica que não pôde progredir para a completa remodelação tecidual. É pouco provável que se produza a cura total da pele fotoenvelhecida, pois a superfície da área de injúria é demasiadamente larga para ser completamente reparada e os danos cumulativos em curso continuam a ocorrer diariamente. É estimado que, com apenas 15 minutos de exposição solar, ocorrem danos à elastina e ao colágeno suficientes para que haja a necessidade de remodelação.
O uso de fatores de crescimento e citocinas para o rejuvenescimento e a reversão do fotoenvelhecimento estão emergindo como um novo tratamento antienvelhecimento. Uma maior compreensão do papel dos fatores de crescimento e das citocinas na cicatrização de feridas tem suscitado grande interesse, resultando-se a avaliação do seu papel de reparação e remodelação na infraestrutura da derme. Fornecendo alguns desses agentes para as células responsáveis pela produção de matriz extracelular e remodelação, pode-se atuar de forma benéfica no rejuvenescimento.
Vários produtos cosmecêuticos contendo um único fator de crescimento humano ou uma combinação de múltiplos fatores de crescimento humano e citocinas estão sendo comercializados para o rejuvenescimento da pele. Os resultados clínicos estão disponíveis para alguns desses produtos e mostram que a aplicação tópica de fatores de crescimento proporciona efeitos benéficos na redução dos sinais de envelhecimento cutâneo. Em um estudo-piloto, utilizou-se uma mistura de múltiplos fatores de crescimento derivados de um cultivo tissular de fibroblastos humanos, para avaliar os efeitos dos fatores de crescimento aplicados topicamente no tratamento da pele fotoenvelhecida. O objetivo de utilizar múltiplos fatores de crescimento foi o de estimular a fase de remodelação da cicatrização de feridas, na qual muitos fatores de crescimento atuam sinergicamente. A seleção dos fatores de crescimento utilizados nesse estudo-piloto baseou-se em dados preliminares, que demonstraram a eficácia dessa combinação em estimular a proliferação de fibroblastos e queratinócitos e aumentar a secreção de colágeno.
O estudo incluiu 14 pacientes com pele fotodanificada (Fitzpatrick classe II). Cada paciente aplicou a mistura dos fatores de crescimento duas vezes ao dia, por 60 dias. Os dados basais e os resultados após 60 dias foram avaliados por meio de biópsias feitas com punch de 3 mm e profilometria óptica. No total, 11 dos 14 participantes (78,6%) apresentaram melhora clínica após 60 dias de tratamento. A formação de colágeno novo na zona de Grenz aumentou 37% e o espessamento epidérmico, 27%.
Em um estudo maior, que englobou 250 pacientes com pele fotoenvelhecida, analisou-se a eficácia dessa combinação de fatores de crescimento em um tratamento de 3 meses, demonstrando-se melhora da hidratação da pele e diminuição de rugosidades, despigmentação e rugas. Estudos do uso por maior tempo mostraram melhora significativa nos sinais visíveis do envelhecimento. Estudo com pacientes que utilizaram mistura tópica de fatores de crescimento, citocinas e proteínas solúveis 2 vezes ao dia durante seis meses, redução visível das rugas periorbitais em 3 meses, e a continuidade das melhorias em 6 meses.
Fibroblastos fetais têm sido utilizados para a construção de enxertos de pele com colágeno de cavalo e clinicamente mostraram produzir fechamento completo de queimaduras em pacientes pediátricos. Os fibroblastos fetais expressam quantidade de TGF-β1 transitória e menor em comparação com fibroblastos adultos, o que pode resultar em cura com cicatriz reduzida durante o primeiro trimestre da gravidez.
Em um estudo clínico, 18 pacientes com fotoenvelhecimento facial moderado a severo aplicaram creme com fatores de crescimento duas vezes ao dia, durante 60 dias. Os pacientes foram avaliados clinicamente em relação ao fotodano, de acordo com uma escala de 5 pontos e por meio de fotografias da face. Os resultados mostraram melhora na pontuação média nas rugas periorbitais e na área perioral. Diminuição de 17% das rugas na região periorbital e de 13% na região perioral foi observada após 60 dias, em comparação com as condições pré-tratamento.
Melhorias também foram observadas na textura da pele das regiões malares e no mento.
Estudos clínicos com TGF-β3 monstraram taxa de cicatrização aumentada nos tratamentos de úlceras de pressão. Em outro estudo clínico, 12 pacientes com rugas faciais aplicaram creme contendo TGF-β1 encapsulado em lipossomas e ácido L-ascórbico na metade da face, e um creme sem TGF- β1 na outra metade, duas vezes ao dia, durante 3 meses. Os pacientes foram avaliados pela classificação clínica de fotodano em uma escala de 5 pontos e por meio de fotografias da face. Os resultados mostraram uma diferença estatisticamente significativa (P < 0,05) na melhora da pontuação no lado em que foi usado o creme contendo TGF-β1, em comparação com a metade em que foi usado creme apenas com ácido L-ascórbico. Estudo envolvendo 12 mulheres, com idades entre 35 e 65 anos, relatou as alterações clínicas, histológicas e ultraestruturais observadas após a aplicação na pele da face, 2 vezes ao dia, durante 6 meses, de um creme contendo uma mistura de fatores de crescimento humano e citocinas.
Biópsias com punch de 3 mm foram realizadas na área pré-auricular antes e após o período de tratamento. Outras avaliações incluíram registro fotográfico e análise clínica das rugas. Foi demonstrada melhora da aparência clínica das rugas periorbitais e periorais em 33% e 25%, respectivamente. A avaliação histológica indicou moderadas alterações na espessura da epiderme, bem como aumento da densidade de fibroblastos na derme superficial, no final dos 6 meses de tratamento. Alterações ultraestruturais compatíveis com a formação de novo colágeno foram mostradas pela microscopia eletrônica. Este estudo, juntamente com os estudos anteriores, corrobora a hipótese de que a aplicação tópica de fatores de crescimento e citocinas é benéfica, reduzindo os sinais de envelhecimento da pele facial.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos