Tricologia

Cabelos e adolescência

Janeiro/Fevereiro 2012

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

Sob o ponto de vista legal, a adolescência é um período da vida do ser humano que vai dos 12 aos 22 anos. Começa na puberdade e termina na fase que se chama de adulto jovem. Esse período é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.

No couro cabeludo e nos cabelos propriamente ditos aparece uma oleosidade maior do que em qualquer outra fase da vida, devido ao estímulo dos andrógenos sobre as glândulas sebáceas. Isso faz com que os cuidados com os cabelos nesse período tenham suas peculiaridades, dependendo do tipo, do estilo de vida e do estilo do cabelo. Pessoas com cabelos secos e encaracolados têm necessidades diferentes das pessoas com cabelos lisos e finos. Mas todo cabelo precisa ser tratado com cuidado, especialmente quando está molhado. Cabelo molhado pode esticar, tornando-se mais vulnerável a danos de quebra ou de cutícula. É por isso que usar um secador quente sobre o cabelo muito molhado pode danificá-lo. O calor provoca bolhas dentro dos fios, fazendo com que eles se quebrem facilmente.

Durante a adolescência, as glândulas sebáceas tornam-se hiperativas devido às alterações hormonais, produzindo mais óleo do que o necessário. Assim como a acne, o cabelo oleoso é geralmente uma parte temporária da puberdade. Quando um adolescente tem acne, é uma boa ideia manter o cabelo em torno de seu rosto limpo, para que os óleos do cabelo não obstruam os poros da face.

Pessoas que costumam lavar o cabelo todos os dias devem escolher um shampoo suave em vez de um shampoo para cabelos oleosos. Para algumas pessoas - especialmente aquelas com cabelos finos, frágeis ou mistos (oleosos na coroa e secos nas pontas) – shampoos para cabelos oleosos podem ser muito agressivos. Quando se tem cabelo oleoso e se quer usar um condicionador, deve-se escolher um que seja feito para cabelos oleosos.

Quando se tem cabelo seco, é uma boa ideia lavá-lo com menos frequência. Muitas pessoas que têm cabelos crespos também têm cabelos secos. Cabelos crespos e secos são geralmente mais frágeis do que cabelos lisos, então é preciso ter um cuidado especial no que se refere ao uso de produtos para “styling” e de calor. Shampoos e condicionadores feitos para cabelos secos podem ajudar.

Relaxantes - Eles trabalham por quebra de ligações químicas nos cabelos crespos. Relaxantes contendo soda cáustica podem causar irritação na pele e quebra de cabelo. Embora relaxantes sem soda possam causar menos irritação, ambos os tipos podem causar problemas se forem usados de forma errada (por exemplo, se forem misturados de forma incorreta ou deixados no cabelo por muito tempo). Arranhar o couro cabeludo, escovar ou pentear exageradamente o cabelo antes de um tratamento químico relaxante pode aumentar esses riscos. E não se deve usar relaxantes - ou qualquer tratamento de cabelo - se o couro cabeludo estiver irritado.

Cor - Alguns tratamentos de coloração semi-permanente, como a henna, são bastante seguros e fáceis de usar em casa. Algumas pessoas têm uma condição chamada dermatite de contato (reação alérgica com uma erupção) a henna e a outros produtos "naturais". Por isso é preciso testar uma pequena área. Nunca se deve usar tinturas de cabelo em cílios ou sobrancelhas.

Adolescentes querem que seu cabelo seja sempre comprido e brilhante, e muitas vezes lutam contra qualquer tipo de corte. O importante é informar que o corte, especialmente das pontas, vai manter o fio mais saudável, pois evita a “ponta dupla” que acaba por fraturar o cabelo, deixando-o mais curto e com menos beleza.

Algumas condições não são específicas da adolescência mas são mais comuns nesta época, como a caspa e a quebra de cabelo. Caspa - Ninguém sabe realmente o que causa a caspa, embora estudos recentes indiquem que ela pode ser piorada por um tipo de fungo ou de uma inflamação. Shampoos que contenham ácido salicílico, zinco, alcatrão ou sulfeto de selênio podem reduzir o problema.

Quebra de cabelo - Uma das principais causas é o uso indevido de tratamentos químicos, como os tratamentos descritos acima. Mas escovar ou pentear o cabelo com muita frequência ou de forma errada (como usar um pente de dentes finos em cabelos muito grossos ou crespos) pode levar à ruptura. Às vezes, a ruptura em cabelos secos e quebradiços sinaliza um problema médico, como hipotireoidismo ou um distúrbio alimentar.

Perda de cabelo (alopecia) - Perdemos cerca de 100 fios a cada dia. A queda de cabelo pode ser temporária ou permanente, dependendo da causa. O início da alopecia androgenética se dá na adolescência. Portanto, é muito importante que se procure ajuda médica logo no começo do processo. Em suma, assim como no restante do nosso corpo, o cabelo é mais saudável quando comemos direito, praticamos exercícios físicos regularmente e o protegemos do excesso de sol.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos