Boas Prticas

Implantação do processo da Qualidade

Novembro/Dezembro 2011

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

Dando continuidade ao assunto da edio anterior, apresento, a seguir, as etapas necessrias para elaborar a documentao necessria para implantao do processo da Qualidade. Essas etapas podem ser descritas brevemente como:

1. Definir os responsveis pela elaborao: as pessoas responsveis devem ser treinadas, quando necessrio, no processo de redao de documentos.

2. Redigir o texto bsico: devem ser considerados alguns princpios para a elaborao do texto. So eles:

a) Formular o texto de modo a atender aos princpios estabelecidos pelo Manual da Qualidade.

b) Avaliar criticamente a forma como a atividade ser executada, considerando se todos os pontos foram atendidos e quais faltaram.

c) Descrever a atividade da forma como esta executada. Devem ser consideradas as sugestes de melhoria para os registros e as formas de identificao, ou seja, etiquetas, cdigo de barras, relatrios etc.

3. Avaliar o texto: essa etapa executada pelo nmero necessrio de profissionais indireta ou diretamente envolvidos, pois a atividade pode afetar o trabalho de outras pessoas ou setores. Essa interao conhecida pelo termo interface.

No processo da Qualidade, a participao de todos os envolvidos, de alguma forma, na execuo das atividades, por meio da anlise do contedo dos documentos anteriormente sua emisso, denominada consenso.

Na avaliao no deve ser aceita nenhuma considerao que seja contrria ao que est estabelecido no Manual da Qualidade.

4. Revisar o texto final: a reviso deve ser realizada por profissional com experincia no mnimo igual e, se possvel, maior que da equipe que elaborou o documento.

5. Aprovar o texto: a aprovao do documento dever ser feita pelo responsvel pela rea de Qualidade de maior posio, existente na empresa ou, eventualmente, pelo diretor que estiver no nvel mais alto da hierarquia da empresa. Essa aprovao significa que o documento cumpre, em sua totalidade, o que foi estabelecido no Manual da Qualidade.

6. Emitir e distribuir as cpias: as atividades de emisso e distribuio devem ser feitas por uma pessoa devidamente designada para realiz-las, e de forma sistemtica, com a obteno de protocolos de recebimento e devoluo para a manuteno do histrico documental.

7. Implantar: aps a distribuio dos documentos, a implantao do processo deve ser aplicada sempre que a atividade neles descrita for realizada.

A implantao geralmente efetivada aps o prazo necessrio para a execuo de formulrios, etiquetas, cdigo de barras, alteraes de distribuio fsica e layouts.

O prazo para a implantao sempre previamente acordado entre todas as partes envolvidas.

Com base no que foi anteriormente apresentado, passamos a estabelecer os critrios para o Sistema da Qualidade, referenciados pela competente Norma ISO 9000 e por suas atualizaes.

Responsabilidade da Administrao Dentre todos os critrios para a efetiva implantao do Sistema da Qualidade, este o mais importante. Isso porque, como se diz na linguagem comum da Qualidade, Qualidade vem de cima. Isso quer dizer que a qualidade como atividade da direo significa estabelecer os seus conceitos na poltica empresarial, como consequncia, estabelecer os objetivos da Qualidade relativos segurana, utilidade, confiabilidade, aos custos da qualidade etc.

Outra consequncia que o processo de gesto da Qualidade pode proporcionar a participao de todos os colaboradores, introduzindo-os na estrutura organizacional.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos