Boas Práticas

Implantação do processo da Qualidade

Novembro/Dezembro 2011

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

Dando continuidade ao assunto da edição anterior, apresento, a seguir, as etapas necessárias para elaborar a documentação necessária para implantação do processo da Qualidade. Essas etapas podem ser descritas brevemente como:

1. Definir os responsáveis pela elaboração: as pessoas responsáveis devem ser treinadas, quando necessário, no processo de redação de documentos.

2. Redigir o texto básico: devem ser considerados alguns princípios para a elaboração do texto. São eles:

a) Formular o texto de modo a atender aos princípios estabelecidos pelo Manual da Qualidade.

b) Avaliar criticamente a forma como a atividade será executada, considerando se todos os pontos foram atendidos e quais faltaram.

c) Descrever a atividade da forma como esta é executada. Devem ser consideradas as sugestões de melhoria para os registros e as formas de identificação, ou seja, etiquetas, código de barras, relatórios etc.

3. Avaliar o texto: essa etapa é executada pelo número necessário de profissionais indireta ou diretamente envolvidos, pois a atividade pode afetar o trabalho de outras pessoas ou setores. Essa interação é conhecida pelo termo “interface”.

No processo da Qualidade, a participação de todos os envolvidos, de alguma forma, na execução das atividades, por meio da análise do conteúdo dos documentos anteriormente à sua emissão, é denominada “consenso”.

Na avaliação não deve ser aceita nenhuma consideração que seja contrária ao que está estabelecido no Manual da Qualidade.

4. Revisar o texto final: a revisão deve ser realizada por profissional com experiência no mínimo igual e, se possível, maior que à da equipe que elaborou o documento.

5. Aprovar o texto: a aprovação do documento deverá ser feita pelo responsável pela área de Qualidade de maior posição, existente na empresa ou, eventualmente, pelo diretor que estiver no nível mais alto da hierarquia da empresa. Essa aprovação significa que o documento cumpre, em sua totalidade, o que foi estabelecido no Manual da Qualidade.

6. Emitir e distribuir as cópias: as atividades de emissão e distribuição devem ser feitas por uma pessoa devidamente designada para realizá-las, e de forma sistemática, com a obtenção de protocolos de recebimento e devolução para a manutenção do histórico documental.

7. Implantar: após a distribuição dos documentos, a implantação do processo deve ser aplicada sempre que a atividade neles descrita for realizada.

A implantação é geralmente efetivada após o prazo necessário para a execução de formulários, etiquetas, código de barras, alterações de distribuição física e layouts.

O prazo para a implantação é sempre previamente acordado entre todas as partes envolvidas.

Com base no que foi anteriormente apresentado, passamos a estabelecer os critérios para o Sistema da Qualidade, referenciados pela competente Norma ISO 9000 e por suas atualizações.

Responsabilidade da Administração Dentre todos os critérios para a efetiva implantação do Sistema da Qualidade, este é o mais importante. Isso porque, como se diz na linguagem comum da Qualidade, “Qualidade vem de cima”. Isso quer dizer que a qualidade como atividade da direção significa estabelecer os seus conceitos na política empresarial, como consequência, estabelecer os objetivos da Qualidade relativos à segurança, à utilidade, à confiabilidade, aos custos da qualidade etc.

Outra consequência é que o processo de gestão da Qualidade pode proporcionar a participação de todos os colaboradores, introduzindo-os na estrutura organizacional.



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