Tricologia

Hair care

Janeiro/Fevereiro 2010

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

O termo inglês hair care envolve algo mais do que diz sua tradução literal – cuidados com o cabelo –, pois abrange a dimensão do que se pode fazer em se tratando desta parte do nosso corpo. Listamos algumas queixas cosméticas que as pessoas têm em relação aos seus cabelos no dia a dia e sugerimos algumas soluções.

- Cabelos arrepiados

Cabelo arrepiado é aquele cabelo que não consegue ficar penteado. Não tem uma das propriedades dos cabelos: a penteabilidade, a qual se deve à integridade das cutículas dos fios. Dessa forma, cutículas danificadas levam à baixa penteabilidade. Para mantê-las íntegras, pode-se utilizar aparelhos que contenham a tecnologia dos íons negativos (secadores e chapinhas), os quais fazem que as cutículas fiquem mais amolecidas e coladas à haste capilar. Para evitar que o cabelo fique arrepiado, o ideal é usar só aparelhos com íons e, de preferência, feitos com cerâmica. O custo desses aparelhos é um pouco mais alto que os convencionais, mas o investimento vale a pena.

- Cabelos armados

Cabelo armado é aquele que criou um campo eletromagnético por causa do atrito entre os fios, o que gera a eletricidade estática. O clima e a umidade relativa do ar têm grande influência nessa situação. Ar quente e umidade baixa levam o cabelo a ficar mais armado. Queratinização, cauterização química e o uso de produtos com silicone do tipo leave on ajudam a evitar que o cabelo fique armado.

- Cabelos desbotados

A cor natural dos cabelos pode desbotar, devido a dois fatores: à desnaturação proteica, causada pelos raios ultravioleta, ou à cor da tintura que tenha sido aplicada, que oxidação ou destruição do pigmento. Para evitar que o cabelo desbote, é necessário protegê-lo com filtro solar. Este tem de ser especial, quaternizado, pois assim irá aderir aos fios. Pode ser adicionado ao shampoo ou aos cremes condicionadores.

- Cabelos oleosos

A oleosidade é causada pela superprodução das glândulas sebáceas do couro cabeludo, a qual pode fazer parte da constituição do cabelo ou ser causada por alguma disfunção hormonal ou metabólica. O uso de shampoos especiais para esse tipo de cabelo pode ajudá-lo a ficar menos oleoso. Se a oleosidade for muito intensa, alguns medicamentos por via oral podem ser necessários. No dia a dia, a água fria é melhor do que a água quente para a lavagem dos cabelos oleosos.

- Cabelos ressecados

Cabelo ressecado é sinônimo de cabelo sem hidratação, o que pode ter sido causado por perda natural da água ou por excesso de tratamentos químicos agressivos. Se o ressecamento ocorrer sem causa aparente, será importante pesquisar se o organismo está com alguma doença, como as relacionadas à tireoide. Banhos de óleos e de queratina podem ajudar a hidratar os cabelos. Produtos com silicones também ajudam, pois impedem a água de sair dos fios.

- Cabelos queimados

O que queima os cabelos são as temperaturas extremas (fria ou quente). Portanto, deve-se evitar tanto uma quanto a outra. Quando não se puder evitá-las, deve-se usar produtos que protejam os fios, isto é, que formem uma película protetora nestes. Esses produtos têm queratina, silicones e seus derivados.

- Cabelos quebradiços

Quando os cabelos se tornam frágeis e quebradiços, a primeira pesquisa a ser feita está relacionada à nutrição. A pessoa está fazendo uma dieta muito restritiva? Ela faz parte de algum grupo vegetariano radical? O segundo questionamento se refere ao funcionamento hormonal, implicando disfunções que podem ocorrer, por exemplo, na hipófise ou nas gônadas (ovários e testículos). Caso isso não esteja ocorrendo, pode-se atribuir a causa da quebra dos cabelos a processos químicos locais, que devem ser evitados, pelo menos temporariamente, e neste intervalo, deve-se fazer uma reestruturação capilar com queratina, nanoqueratina ou silicones.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos