Direito do Consumidor

Dicas de consumo: cartão de crédito

Janeiro/Fevereiro 2010

Cristiane M Santos

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Cristiane M Santos

A primeira versão de cartão de crédito surgiu nos Estados Unidos, na década de 20, quando este era dado pelo dono de um estabelecimento aos seus clientes mais fiéis e que pagavam suas contas em dia.

Foi na década de 50 que o cartão de crédito assumiu a versão que conhecemos hoje. Durante um jantar com executivos na cidade de Nova Iorque, Frank MacNamara percebeu que tinha esquecido seu dinheiro e seu talão de cheques para pagar a conta. Naquele momento, ele teve a ideia de criar um cartão que contivesse o nome do dono e que este pudesse pagar suas contas algum tempo depois.

Assim, naquela mesma época, MacNamara criou o Diners Club Card – feito em papel cartão – que era usado apenas por pessoas ilustres (cerca de 200 pessoas) e aceito em alguns restaurantes.

No Brasil, o cartão de crédito foi introduzido pelo empresário tcheco Hanus Tauber, que comprou uma franquia da Diners, em 1954.

Sem dúvida, o cartão de crédito representa a evolução do mercado de consumo e, quando é bem utilizado, facilita muito a vida do consumidor: poupa tempo, evita a compra em dinheiro, permite o saque de dinheiro em caixas eletrônicos, entre outros benefícios.

Entretanto, quando o consumidor perde o controle do uso do cartão de crédito, este pequeno documento de plástico pode gerar uma tremenda “bola de neve”.

Como muitos consumidores aproveitam o início de ano para planejar melhor seus orçamentos e evitar os erros cometidos no ano anterior – e um erro muito comum que prejudica a “saúde econômica” dos consumidores é o mau uso do cartão – a seguir são sugeridas algumas dicas que você deve ter em mente quando usar o cartão de crédito:

- Ler atentamente todas as cláusulas na contratação do cartão de crédito (limite, juros, data de vencimento, taxa de anuidade, entre outras).

- Controlar todos os gastos executados pelo cartão.

- Marcar, por exemplo, em uma agenda a data de vencimento do cartão, mensalmente.

- Entrar em contato com a administradora, caso a fatura não seja recebida.

- Conferir os lançamentos da fatura.

- Pagar a fatura integralmente, pois as taxas de juros praticadas no Brasil são absurdas!

- Comunicar imediatamente a administradora em casos de perda, furto ou roubo do cartão.

- Conferir sempre o valor da compra antes de assinar a fatura ou digitar a senha.

- Memorizar a senha.

- Verificar frequentemente se o cartão está em seu poder.

- Guardar os recibos de compras feitas com o cartão.

Caso você tenha algum problema com seu cartão de crédito, inicialmente entre em contato com a administradora e documente tudo o que for tratado com esta. Se o problema não for resolvido, procure um órgão de defesa do consumidor ou a justiça.

Como funciona o cartão de crédito?

Nesse sistema, geralmente, são quatro os participantes envolvidos: o usuário (o consumidor), a administradora (que muitas vezes pode ser o próprio banco), o fornecedor do produto/serviço e o financiador (o banco, quando este é a administradora).

O consumidor faz a compra no estabelecimento (fornecedor) e usa o cartão – assim, o pagamento será efetuado no vencimento da fatura.

O fornecedor envia a informação de venda para a administradora, que depois de um determinado tempo pagará o valor da compra, cobrando uma taxa pelo serviço.

Com a informação de venda recebida pelo fornecedor, a administradora irá lançar a cobrança na fatura do consumidor.

Como nem sempre a data de pagamento da fatura do consumidor coincide com a data de pagamento da administradora ao fornecedor, esta toma dinheiro emprestado de um banco ou o próprio capital (quando esta for um banco).

E como a administradora ganha seu rico dinheirinho?

Com as taxas (anuidades, juros, entre outras) cobradas dos fornecedores e dos consumidores.



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