Direito do Consumidor

Dicas de consumo: cartão de crédito

Janeiro/Fevereiro 2010

Cristiane M Santos

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Cristiane M Santos

A primeira verso de carto de crdito surgiu nos Estados Unidos, na dcada de 20, quando este era dado pelo dono de um estabelecimento aos seus clientes mais fiis e que pagavam suas contas em dia.

Foi na dcada de 50 que o carto de crdito assumiu a verso que conhecemos hoje. Durante um jantar com executivos na cidade de Nova Iorque, Frank MacNamara percebeu que tinha esquecido seu dinheiro e seu talo de cheques para pagar a conta. Naquele momento, ele teve a ideia de criar um carto que contivesse o nome do dono e que este pudesse pagar suas contas algum tempo depois.

Assim, naquela mesma poca, MacNamara criou o Diners Club Card feito em papel carto que era usado apenas por pessoas ilustres (cerca de 200 pessoas) e aceito em alguns restaurantes.

No Brasil, o carto de crdito foi introduzido pelo empresrio tcheco Hanus Tauber, que comprou uma franquia da Diners, em 1954.

Sem dvida, o carto de crdito representa a evoluo do mercado de consumo e, quando bem utilizado, facilita muito a vida do consumidor: poupa tempo, evita a compra em dinheiro, permite o saque de dinheiro em caixas eletrnicos, entre outros benefcios.

Entretanto, quando o consumidor perde o controle do uso do carto de crdito, este pequeno documento de plstico pode gerar uma tremenda bola de neve.

Como muitos consumidores aproveitam o incio de ano para planejar melhor seus oramentos e evitar os erros cometidos no ano anterior e um erro muito comum que prejudica a sade econmica dos consumidores o mau uso do carto a seguir so sugeridas algumas dicas que voc deve ter em mente quando usar o carto de crdito:

- Ler atentamente todas as clusulas na contratao do carto de crdito (limite, juros, data de vencimento, taxa de anuidade, entre outras).

- Controlar todos os gastos executados pelo carto.

- Marcar, por exemplo, em uma agenda a data de vencimento do carto, mensalmente.

- Entrar em contato com a administradora, caso a fatura no seja recebida.

- Conferir os lanamentos da fatura.

- Pagar a fatura integralmente, pois as taxas de juros praticadas no Brasil so absurdas!

- Comunicar imediatamente a administradora em casos de perda, furto ou roubo do carto.

- Conferir sempre o valor da compra antes de assinar a fatura ou digitar a senha.

- Memorizar a senha.

- Verificar frequentemente se o carto est em seu poder.

- Guardar os recibos de compras feitas com o carto.

Caso voc tenha algum problema com seu carto de crdito, inicialmente entre em contato com a administradora e documente tudo o que for tratado com esta. Se o problema no for resolvido, procure um rgo de defesa do consumidor ou a justia.

Como funciona o carto de crdito?

Nesse sistema, geralmente, so quatro os participantes envolvidos: o usurio (o consumidor), a administradora (que muitas vezes pode ser o prprio banco), o fornecedor do produto/servio e o financiador (o banco, quando este a administradora).

O consumidor faz a compra no estabelecimento (fornecedor) e usa o carto assim, o pagamento ser efetuado no vencimento da fatura.

O fornecedor envia a informao de venda para a administradora, que depois de um determinado tempo pagar o valor da compra, cobrando uma taxa pelo servio.

Com a informao de venda recebida pelo fornecedor, a administradora ir lanar a cobrana na fatura do consumidor.

Como nem sempre a data de pagamento da fatura do consumidor coincide com a data de pagamento da administradora ao fornecedor, esta toma dinheiro emprestado de um banco ou o prprio capital (quando esta for um banco).

E como a administradora ganha seu rico dinheirinho?

Com as taxas (anuidades, juros, entre outras) cobradas dos fornecedores e dos consumidores.



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