Fragrncias

Do equilíbrio à água de colônia

Janeiro/Fevereiro 2009

Carmita Magalhães

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carmita  Magalhães

Ol, caro leitor!

Se voc j me conhece, estou aqui de novo para mais um ano! Porm, se voc acaba de assinar a revista, seja bem-vindo! Inicio este ano preocupada com o tempo e ciente, cada vez mais, que tudo est ligado: passado, presente e futuro. .

Um ano que fica para trs, um ano que comea, sempre uma deciso a tomar: escolha 1, escolha 2...

Porm, vou escolher um caminho alternativo, que a mistura do passado e do futuro, procurando o equilbrio, pensando no ano novo com esperana, usando os anos anteriores para viver dia-a-dia esse novo ano, da melhor forma possvel, tentando sempre crescer, evoluir e aprender de maneira inteligente.

J que escolhi o equilbrio, vivendo no presente, mas construindo o futuro com ajuda do passado, aplicarei esse lema para esta coluna, comeando por acabar o que comecei o ano passado, a concluso do tema das colnias (Cosm & Toil Brasil 4(20):38, 2008).

Naquela coluna, havia iniciado esse tema, simples, que logo se tornar bastante complexo, apresentando os tpicos: definies de gua de colnia; gua de colnia atravs dos tempos: origens e evoluo.

Fiquei de falar sobre a evoluo da gua de colnia no Brasil e a interpretao de uma Casa de Perfumaria sobre este tema no mundo atual. Na verdade, vou assumir o papel da Casa de Perfumaria, dando uma opinio baseada na minha prpria experincia.

- gua de colnia, ontem, hoje e amanh, no mbito internacional da perfumaria

J vimos o ontem da gua de colnia: um produto com construo (acorde principal) especfico, dominado pelo uso de ctricos, flor de laranjeira e alguns aromticos, com uso familiar, quase considerado como um produto de farmcia com virtudes teraputicas. Sempre usado em abundncia, em baixa concentrao, e de preo acessvel.

No hoje encontramos essas guas de colnia clssicas em diversos mercados. A razo est nos costumes. Seu uso est nos hbitos das pessoas, sobretudo do povo europeu. Na Europa, podemos encontrar em todas as casas um frasco de gua de colnia. O seu uso remete ao passado, s lembranas carinhosas, s boas emoes, e para ns europeus, ao cheiro da infncia querida.

Vale ressaltar que esse tema olfativo, hoje, passou a ser usado em outras categorias, no sendo mais exclusivo das guas de colnia.

Para diferenciar e entender bem a evoluo, antes, a gua de colnia era um produto composto de lcool, gua e fragrncia (com notas caractersticas). Hoje, alm de estar presente nos produtos de higiene pessoal, um tema presente em vrios outros produtos, inclusive de home care. Por exemplo, na Frana, o nosso cheiro de beb o cheiro de gua de colnia. Como estamos muito ligados s nossas emoes, esse tema evoluiu, tornando-se parte de alguns perfumes com altas concentraes.

Recentemente (h dois anos), muitas grandes maisons comearam a explorar o tema das colognes e, assim, hoje no mercado internacional de fine fragrance possvel encontrar diversas Colognes como, por exemplo, a Mugler Cologne, de Thierry Mugler. So perfumes que respeitam a nota olfativa das guas de colnias clssicas, porm mais naturais, mais suaves, mas de alta dosagem.

E o amanh? Se as colnias de hoje se tornarem clssicos, poderemos imaginar que tero novas interpretaes e ser um tema revisitado muitas vezes, pois resgata uma parte da nossa infncia e de boas lembranas do povo europeu.

- gua de colnia na perfumaria brasileira

Podemos ver a complexidade da evoluo das guas de colnia, atravs do tempo, das modas, das necessidades dos consumidores.

Em conjunto com esse grau de complexidade, e transportando o tema para o Brasil, se observa que o mercado local adaptou-o s necessidades e desejos de seus consumidores.

No Brasil, o tema gua de colnia mais genrico, mais amplo. No corresponde nota olfativa clssica citada. um pouco semelhante atual gua de colnia internacional. Tem fragrncia mais diferenciada, tem alma prpria, mas, se tem uma constante, pode-se dizer que sempre fresco e limpo, mas a paleta olfativa muito mais ampla e solta que a europia. Talvez, devido grande demanda do consumidor brasileiro, por causa do clima quente, necessitar de mais opes e de produtos mais adaptados ao seu dia-a-dia. So produtos que fazem parte da histria da perfumaria brasileira. So produtos que tambm inspiram lembranas e carinho pela infncia. E, como internacionalmente so revisitados com freqncia pelas Casas de Perfumaria, tornam-se produtos em constante evoluo e modernizao.

isso. As alternativas so inmeras: s ficar de mente aberta. As escolhas so nossas! O mundo gira sempre e os temas do passado evoluem para satisfazer o consumidor cada vez mais prevenido, exigente ou mesmo nostlgico. Desejo-lhe que 2009 traga mais experincias e emoes olfativas.



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