Fragrâncias

Homenagem a uma família olfativa

Setembro/Outubro 2009

Carmita Magalhães

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carmita  Magalhães

Hoje, gostaria de homenagear uma família olfativa. Uma simples palavra do dia a dia, de 6 letras, 4 consoantes e 2 vogais...

Hoje, gostaria de homenagear uma família olfativa. Uma simples palavra do dia a dia, de 6 letras, 4 consoantes e 2 vogais... Uma palavra que quase passa despercebida, por causa de sua presença quase cotidiana em nossas vidas. Para alguns, sua presença é constante; para outros, um pouco mais discreta; e, para poucos, quase imperceptível. Mas, na Perfumaria, devido a sua grandeza olfativa, é grandiosa!

Pensando bem, não é uma família principal da Perfumaria, não é das mais glamourosas, não é a que tem mais histórias nem é uma das mais citadas ou “festejadas”.

Na semana passada, uma vez mais tive uma demonstração da importância dessa palavra nas nossas vidas e, depois pensei, também no mundo da Perfumaria.

No mercado municipal, no quiosque do Gonzalez, encontrei um contador de histórias sobre um tema que vai nos interessar agora: as frutas. Vivi um momento sensorial, quando exercitei o paladar, o olfato, o tato e a visão, porque esse senhor a cada uma das frutas associou uma emoção, atitude que também é o motor do nosso trabalho.

Vou falar da família frutal! E, para começar, será bom falar das frutas que estão presentes no nosso dia a dia, e posteriormente falarei das frutas do mundo da Perfumaria.

Frutas no dia a dia. Pensando numa definição literal, olhei no dicionário, mas o que encontrei é pouco representativo. O que precisamos saber é que as frutas são alimentos diários, algumas, porém, estão disponíveis durante o ano todo, já outras, por dependerem de safras, ocorrem em épocas bem definidas.

Existem frutas muito caras e outras que são muito acessíveis. Pode-se comer as frutas verdes, maduras, secas ou processadas, em compotas. Pesquisei um pouco ao meu redor, escutei bastante e pensei muito... Fruta é nutrição, saúde, natureza, prazer, vitaminas, cores, suculentas, energia, sol, bem-estar, alegria...

O interessante é que as frutas podem ser um alimento normal para uns e exótico para outros, pois hoje elas nos convidam a uma viagem a países desconhecidos!

O que no Brasil é exótico, como framboesa, cereja e damasco, é normal na Europa.

Já algumas frutas maduras, como manga, mamão e abacaxi, que aqui temos em abundância, lá são consideradas exóticas.

O que é exótico na Ásia? Boa pergunta, né?

Não sei, mas se alguém puder ajudar-me, com sua experiência... Frutas, um símbolo global! Onde houver possibilidade de cultivo, certamente se encontrará seus cheiros na Perfumaria.

No dia a dia do perfumista, costumo classificar minhas matérias-primas frutais por subfamílias. Na verdade cada um deve classificá-las segundo suas próprias referências.

A classificação pode parecer um pouco estranha para vocês:

- Frutas vermelhas: morango, cereja, framboesa, cassis e mirtilo

- Frutas verdes do pomar: maça, pera e marmelo

- Frutas amarelas do pomar: pêssego, ameixa e damasco

- Frutas aquosas: melão e melancia

- Frutas cítricas: laranja, limão-siciliano, limão-taiti, limette, mandarina, mexerica e tangerina

- Frutas exóticas: abacaxi, coco, mamão, manga, carambola e graviola

- Frutas “florais” (classificação própria): uva, notas de flor de laranjeira, lichia e notas rosa

Nos perfumes, apesar de não ser a família principal, a frutal sempre a acompanha. As notas frutais começaram tímidas nos perfumes, mas foram ganhando destaque ao longo dos anos.

Estão presentes tanto na perfumaria feminina quanto na masculina, mas de forma diferente. Na perfumaria feminina, a nota frutal é mais destacada e mais lúdica, sobretudo na perfumaria jovem. Já na masculina aparece de forma mais discreta.

Em termos olfativos, nas outras bases, ou seja, nos shampoos e produtos, para o lar, por exemplo, as notas frutais são muito mais evidentes e dominantes. Nos shampoos a maça é dominante e já virou um clássico. Nos produtos infantis elas também marcam sua presença.

Família nova... Será mesmo? Não. É uma família antiga, mas não estava sendo explorado o máximo do seu potencial. Antes, só existiam os óleos essências cítricos, provenientes da casca das frutas; depois vieram óleos, como o de broto de cassis, mas, mesmo assim, estes não se pareciam muito com a fragrância da fruta natural.

Extrair um cheiro “frutal” semelhante ao que sentimos quando estamos em contato com a fruta depende de muita tecnologia.

Hoje, graças à química e às tecnologias cujo avanço é crescente, podemos reconstituir o cheiro de quase todas as frutas, o que aumentou significativamente a palheta do perfumista e multiplicou seu horizonte criativo.

E, como já falei, no nosso dia a dia as frutas lembram energia, alegria, bom humor, vitalidade... E com muito otimismo, pouco a pouco, espero que tenham a mesma importância no mundo da Perfumaria que têm no meu!



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos