Tendências

Eau de tendances 2020

Janeiro/Fevereiro 2020

John Jimenez

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John Jimenez

No “reino evanescente dos cheiros”, Jean-Baptiste Grenouille conseguiu descobrir e perceber o mundo através do olfato. Para ele, tudo tinha um cheiro, e ele passou a vida em busca de novos aromas, mas principalmente em busca de seus próprios... Os cheiros evocam lembranças.

A categoria de fragrâncias é uma das mais fascinantes em cosméticos. Estas são algumas das tendências em perfumaria para 2020.

- Perfubiome: A tendência probiótica também chega ao mundo das flores, pois há relatos na literatura que indicam que a microbiota das flores pode ter um impacto na composição final nos aromas que produzem. Antibióticos foram usados em algumas espécies de flores para reduzir a população de fungos e bactérias, constatando que a quantidade e a composição das notas aromáticas podem variar bastante em comparação às flores que não foram tratadas. No futuro, veremos novas notas olfativas que podem ser obtidas pela modifi cação da microbiota nas flores.

- Flairfume = Flair + Perfume: Em setembro, esse conceito original foi apresentado no evento Accycosmética da Accytec Bogotá. Nesta criação, participou um perfumista que desenhou um perfume inspirado no gim-tônica, mas que tinha variações olfativas com flor da Jamaica, rosa macerada, frappé de maçã e almíscar. Fabian Neva, um renomado barman, foi convidado a participar. Ele é campeão de competições de flair na Colômbia e finalista em várias competições em todo o mundo para criar um coquetel autoral. Ele projetou um show de flair, no qual decompôs a fragrância em seus elementos básicos para projetar um coquetel apresentado de maneira acrobática, que foi exposta a mais de 500 pessoas na cerimônia de encerramento. O coquetel autoral tinha a seguinte composição: 11/2 onças de gim macerado com fl ores da Jamaica, 1 onça de xarope de rosa monin, 1 dash de néctar de maçã, 1/2 onça de suco de limão, água tônica e gelo. Um perfume de xarope de rosas foi usado para perfumar as taças, e todos os participantes puderam provar o coquetel, que era muito semelhante em sabores ao cheiro do perfume criado pelo perfumista. É o sabor do perfume, apresentado no flair.

- L’Eau de Bébé: Uma empresa criou um perfume genderless que cheira a um bebê recém-nascido para promover sua linha sem fragrâncias. É direito dos bebês cheirar a bebês!

- Scentimental: A ligação entre fragrâncias e saúde mental. Existe um interesse crescente por saúde mental, bem-estar e olfato, e é por isso que estamos vendo novas publicações científicas sobre o poder dos aromas para melhorar a maneira como nos sentimos.

- Extravaganza: No ano passado, foi lançado o perfume mais caro do mundo, com 3571 diamantes brilhantes, com um total de 38,55 quilates e um custo de US$ 1,3 milhão. Contém âmbar, sândalo, almíscar, agarwood indiano, rosa de Peru, patchouli, ylang-ylang e incenso.

- Rev-oud-lution: A fascinante nota olfativa oud começa a ser trendy na região.

- Eau de Louvre: Como é o cheiro da Vênus de Milo? Bem, cheira a tangerina, jasmim e âmbar! Há alguns meses, oito perfumistas criaram uma série de fragrâncias inspiradas em oito obras do museu do Louvre. Este ano, a tendência de traduzir com aromas as sensações causadas por obras de arte é forte. Em sua próxima visita, quando você estiver na frente da Vitória de Samotrácia (Niké de Samotracia), que é uma escultura que representa a deusa da vitória, tente viver uma experiência sinestésica e perceberá seu cheiro de tuberosa, magnólia, jasmim e mirra.

- Literature inspiration: Existem marcas que lançaram perfumes inspirados na literatura e que têm uma experiência muito agradável. Este ano, Loto del Sur lançou na Colômbia um conceito original de perfumes inspirados em livros, como “Rayuela” e “Como água para chocolate”.

- New segmentation: Existem diferentes conceitos de branding que as marcas de fragrâncias finas estão adotando para conquistar o mercado: Mainstream perfumes: fragrâncias lançadas por marcas bem conhecidas, como casas de designers e celebridades. Para essas empresas, os perfumes são acessórios ou extensões de linha; Niche perfumes: perfumaria de nicho é um modelo de negócios que nasceu no início do século XXI na Itália e na França. Seu principal objetivo é recuperar os valores perdidos após a expansão da perfumaria de luxo, como exclusividade, autenticidade, originalidade e independência;

-Indie perfumes: marcas indie (ou independentes) são um tipo de perfumaria em que o processo de criação prevalece, uma vez que o conceito se afasta dos parâmetros ditados pelo marketing e pelas tendências; Artisan perfumes: fragrâncias feitas à mão em processos artesanal, portanto, lotes de produção pequenos, com poucas unidades. O fato de serem artesanais garante que essas fragrâncias sejam criativas, originais e pessoais; Bespoke perfumes: perfumes “personalizados”, são as melhores fragrâncias de luxo que podem ser encontradas. São interessantes porque levam a perfumaria a um nível mais alto de personalização, pois um produto pode custar entre U$ 30,000 e U$ 50,000, e a lista de espera pode ser longa.

A perfumaria nos ajuda a reinventar o mundo através das emoções, pois consegue traduzir conceitos, memórias e propostas em produtos e experiências. Certamente, Jean-Baptiste Grenouille neste século XXI ficaria surpreso com todas as novas propostas de perfumes e tecnologias, o que certamente o ajudaria a encontrar seu próprio cheiro.



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excelente articulo

por sandra rodriguez 21/02/2020 - 10:23

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