Tendncias

Eau de tendances 2020

Janeiro/Fevereiro 2020

John Jimenez

colunistas@tecnopress-editora.com.br

John Jimenez

No reino evanescente dos cheiros, Jean-Baptiste Grenouille conseguiu descobrir e perceber o mundo atravs do olfato. Para ele, tudo tinha um cheiro, e ele passou a vida em busca de novos aromas, mas principalmente em busca de seus prprios... Os cheiros evocam lembranas.

A categoria de fragrncias uma das mais fascinantes em cosmticos. Estas so algumas das tendncias em perfumaria para 2020.

- Perfubiome: A tendncia probitica tambm chega ao mundo das flores, pois h relatos na literatura que indicam que a microbiota das flores pode ter um impacto na composio final nos aromas que produzem. Antibiticos foram usados em algumas espcies de flores para reduzir a populao de fungos e bactrias, constatando que a quantidade e a composio das notas aromticas podem variar bastante em comparao s flores que no foram tratadas. No futuro, veremos novas notas olfativas que podem ser obtidas pela modifi cao da microbiota nas flores.

- Flairfume = Flair + Perfume: Em setembro, esse conceito original foi apresentado no evento Accycosmtica da Accytec Bogot. Nesta criao, participou um perfumista que desenhou um perfume inspirado no gim-tnica, mas que tinha variaes olfativas com flor da Jamaica, rosa macerada, frapp de ma e almscar. Fabian Neva, um renomado barman, foi convidado a participar. Ele campeo de competies de flair na Colmbia e finalista em vrias competies em todo o mundo para criar um coquetel autoral. Ele projetou um show de flair, no qual decomps a fragrncia em seus elementos bsicos para projetar um coquetel apresentado de maneira acrobtica, que foi exposta a mais de 500 pessoas na cerimnia de encerramento. O coquetel autoral tinha a seguinte composio: 11/2 onas de gim macerado com fl ores da Jamaica, 1 ona de xarope de rosa monin, 1 dash de nctar de ma, 1/2 ona de suco de limo, gua tnica e gelo. Um perfume de xarope de rosas foi usado para perfumar as taas, e todos os participantes puderam provar o coquetel, que era muito semelhante em sabores ao cheiro do perfume criado pelo perfumista. o sabor do perfume, apresentado no flair.

- LEau de Bb: Uma empresa criou um perfume genderless que cheira a um beb recm-nascido para promover sua linha sem fragrncias. direito dos bebs cheirar a bebs!

- Scentimental: A ligao entre fragrncias e sade mental. Existe um interesse crescente por sade mental, bem-estar e olfato, e por isso que estamos vendo novas publicaes cientficas sobre o poder dos aromas para melhorar a maneira como nos sentimos.

- Extravaganza: No ano passado, foi lanado o perfume mais caro do mundo, com 3571 diamantes brilhantes, com um total de 38,55 quilates e um custo de US$ 1,3 milho. Contm mbar, sndalo, almscar, agarwood indiano, rosa de Peru, patchouli, ylang-ylang e incenso.

- Rev-oud-lution: A fascinante nota olfativa oud comea a ser trendy na regio.

- Eau de Louvre: Como o cheiro da Vnus de Milo? Bem, cheira a tangerina, jasmim e mbar! H alguns meses, oito perfumistas criaram uma srie de fragrncias inspiradas em oito obras do museu do Louvre. Este ano, a tendncia de traduzir com aromas as sensaes causadas por obras de arte forte. Em sua prxima visita, quando voc estiver na frente da Vitria de Samotrcia (Nik de Samotracia), que uma escultura que representa a deusa da vitria, tente viver uma experincia sinestsica e perceber seu cheiro de tuberosa, magnlia, jasmim e mirra.

- Literature inspiration: Existem marcas que lanaram perfumes inspirados na literatura e que tm uma experincia muito agradvel. Este ano, Loto del Sur lanou na Colmbia um conceito original de perfumes inspirados em livros, como Rayuela e Como gua para chocolate.

- New segmentation: Existem diferentes conceitos de branding que as marcas de fragrncias finas esto adotando para conquistar o mercado: Mainstream perfumes: fragrncias lanadas por marcas bem conhecidas, como casas de designers e celebridades. Para essas empresas, os perfumes so acessrios ou extenses de linha; Niche perfumes: perfumaria de nicho um modelo de negcios que nasceu no incio do sculo XXI na Itlia e na Frana. Seu principal objetivo recuperar os valores perdidos aps a expanso da perfumaria de luxo, como exclusividade, autenticidade, originalidade e independncia;

-Indie perfumes: marcas indie (ou independentes) so um tipo de perfumaria em que o processo de criao prevalece, uma vez que o conceito se afasta dos parmetros ditados pelo marketing e pelas tendncias; Artisan perfumes: fragrncias feitas mo em processos artesanal, portanto, lotes de produo pequenos, com poucas unidades. O fato de serem artesanais garante que essas fragrncias sejam criativas, originais e pessoais; Bespoke perfumes: perfumes personalizados, so as melhores fragrncias de luxo que podem ser encontradas. So interessantes porque levam a perfumaria a um nvel mais alto de personalizao, pois um produto pode custar entre U$ 30,000 e U$ 50,000, e a lista de espera pode ser longa.

A perfumaria nos ajuda a reinventar o mundo atravs das emoes, pois consegue traduzir conceitos, memrias e propostas em produtos e experincias. Certamente, Jean-Baptiste Grenouille neste sculo XXI ficaria surpreso com todas as novas propostas de perfumes e tecnologias, o que certamente o ajudaria a encontrar seu prprio cheiro.



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excelente articulo

por sandra rodriguez 21/02/2020 - 10:23

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