Temas Dermatológicos

Cuidados com a pele negra

Julho/Agosto 2009

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

A pele de uma pessoa negra não apresenta grandes diferenças da pele de uma pessoa branca; no entanto, o sistema de pigmentação possui algumas particularidades. A mais importante está relacionada à produção de pigmento, pois o melanócito na pele negra é mais ativo, produzindo maior quantidade de pigmento, apesar de tanto a pele negra quanto a pele branca possuírem quase a mesma quantidade de melanócitos.

O melanócito é uma célula complexa que se origina no sistema nervoso central. Durante a gestação, ela caminha da neuroectoderme para a epiderme onde será responsável pela produção de melanina, proteína responsável por proteger a pele da radiação UV.

O melanócito incorpora as matérias-primas necessárias para a produção de melanina por meio de reações químicas que se desenvolvem após várias etapas. A melanina fica armazenada no grânulo de melanossoma.

Pela razão de dispor de melanócitos mais ativos, que respondem mais intensamente a estímulos variados, a pele negra tende a manchar mais em qualquer circunstância em que for estimulada. As manchas podem ocorrer por machucados, picadas de insetos, inflamações, dermatites, peelings etc.

Todos os procedimentos realizados na pele negra devem ser feitos com muito cuidado e suavidade para que ela não apresente reação inflamatória e se manche. Assim, os peelings realizados em pele negra devem ser superficiais.

A microdermoabrasão ou peeling de cristal é um procedimento que promove uma esfoliação (troca de pele) suave, sendo indicada para tratamento de manchas, acne leve, melasma e sinais de idade.

A microdermoabrasão é promovida por um tipo de aparelho que emite micropartículas; na verdade, microcristais de hidróxido de alumínio, que esfoliam levemente a superfície cutânea. A ação mecânica do arremesso dessas partículas sobre a superfície da pele agride a camada córnea que, em seguida, promove a troca da pele e ligeiro estímulo para produção de colágeno. Este procedimento é indicado para uso em pele negra, pois é delicado e não provoca manchas.

A pele negra pode ser tratada por microdermoabrasão em diversas situações clínicas, desde manchas já existentes, pele grossa, poros abertos, rugas finas e cicatrizes superficiais de acne.

Podem ser realizadas de quatro a seis sessões, com intervalo quinzenal.

A pele pode ser previamente preparada com ácido retinóico, hidratantes e filtros solares e, após o procedimento, devem ser feitas máscaras calmantes e uso de protetor solar.

A pele negra mancha também nas dobras e após procedimentos como, por exemplo, a depilação. O pêlo das pessoas de pele negra é mais fino e enrolado sobre si mesmo, possui cutícula mais frágil e encrava com mais facilidade, causando inflamação e manchas.

A microdermoabrasão pode ser feita antes da sessão de depilação com laser ou cera. É um adjuvante para a pele se tornar mais homogênea e lisa e também pode ser aplicada no corpo, além da face.

O peeling é um procedimento médico; sendo assim, somente o especialista poderá garantir a melhor indicação e resultados para cada situação.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos