Temas Dermatológicos

Sol e pele

Março/Abril 2019

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

O sol promove bem-estar e também é responsável pela ativação da vitamina D na pele. Essa vitamina é importante para diversas funções do organismo e, principalmente, para manter a boa saúde dos ossos. Sabemos hoje que não são necessários grandes períodos de exposição solar para a ativação da vitamina D, principalmente em países tropicais como o Brasil. Ao mesmo tempo, são mais que conhecidos os riscos à saúde que a exposição solar em excesso nos traz, principalmente em relação ao câncer de pele. Por esse motivo, enumeramos orientações para tomar sol na medida certa:

- Evitar o excesso de sol, exposições prolongadas e repetidas. Queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer de pele mais grave, que é o melanoma.

- Não é aconselhável se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 14 horas tem grande incidência de raios ultravioleta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele, não melanoma, como carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular.

- O bronzeamento ocorre gradativamente, após os primeiros dias de exposição. A pele leva 48 a 72 horas para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá cor à pele. Portanto, não adianta querer se bronzear em um só dia. Ficar muito no sol não acelera este processo, só provoca queimaduras. Não usar bronzeadores sem filtro solar.

- É essencial proteger os lábios, as orelhas e os pés, entre outros.

- Aplicar generosamente o filtro solar, 20 a 30 minutos antes de sair ao sol. Este é o tempo necessário para a estabilização do protetor solar na pele, de modo que sua ação ocorra com maior eficácia. Faça isso de preferência em casa, sem pressa e espalhando bem.

- Peles claras e pessoas ruivas exigem maiores cuidados, pois são mais propensas ao câncer da pele. Pessoas de pele muito clara raramente se bronzeiam. Portanto, elas não devem insistir no bronzeamento, o que poderia provocar queimaduras e danos à pele.

- Mormaço também queima. Em dias nublados, cerca de 40% a 60% da radiação solar atravessa as nuvens e chega à Terra. Assim, devem ser usados filtros solares também nestes dias.

- Filtro solar deve ser usado diariamente. Mesmo quando não se vai à praia, mas se expõe ao sol no dia a dia, é preciso aplicar o filtro solar nas áreas expostas, evitando o dano solar que se acumula durante anos, provocando câncer de pele e o fotoenvelhecimento.

- A proteção das crianças é responsabilidade dos pais. É necessário estimular o uso de protetor solar desde cedo. Desta forma, evitamos o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

- Deve-se utilizar somente protetores solares hipoalergênicos, formulados em base dermatológica ou prescritos por um dermatologista. Não usar fórmulas caseiras e não manipular o limão quando for se expor ao sol.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos