Boas Práticas

A internet das coisas (IoT)

Março/Abril 2019

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

Já falamos numa oportunidade sobre a Qualidade e a indústria 4.0, o assunto desta coluna tem tudo a ver com o foi dito antes.

O termo “internet das coisas”, em inglês, Internet of Things ou IoT, surgiu em 1999 através de Kevin Ashton que idealizou um conjunto de sensores que conectavam equipamentos à internet através de rádio frequência.

A IoT é a resultante de avanços em várias áreas tais como os denominados sistemas embarcados, microeletrônica, comunicação e sensoriamento. Por suas infinitas possibilidades, a IoT tem proporcionado tanto à academia quanto a indústria, estudos para sua aplicação potencial nas mais diversas áreas das atividades humanas.

A adoção de IoT é considerada inevitável por especialistas. Kazuhiro Ikebe, diretor presidente da Hitachi na América do Sul, ressaltou a urgência. “A sociedade já está toda conectada pela internet. Mesmo sem querer, já vivemos a era do IoT.”

Todavia, verifica-se que existe a necessidade de preparar a mente de empresários e de consumidores brasileiros para esta nova geração de tecnologia. Podemos citar como exemplo a necessidade de que seja alterada a simples ideia de armazenamento de dados para a sua efetiva utilização.

O primeiro dispositivo IoT foi desenvolvido por Simon Hackett e John Romkey, os quais conseguiram desenvolver uma torradeira que podia ser ligada através da internet, o desenvolvimento foi um sucesso e, posteriormente, foi completado com um dispositivo mecânico, que controlado pela internet, pegava a fatia de pão e a inseria na torradeira, tornando, assim, o sistema totalmente automatizado.

Chamo a atenção do leitor para que avalie a participação do elemento humano nessa evolução, participação essa que será fundamental e que poderá ser impactada, favorável ou desfavoravelmente, nas atividades industriais (indústria 4.0).

Para fins de exemplificação, apresento a chamada smart home ou, em português, “casa inteligente”, que é uma casa na qual os equipamentos eletrônicos se comunicam por, Wifi ou Bluetooth. Através da integração de sistemas, é possível controlar muitas atividades tanto nas residências quanto na indústria. Exemplo iluminação, temperatura, velocidades de equipamentos, produtividade, etc.

Tudo isso está relacionado com a IoT, objetivando conectar as atividades diárias sejam domésticas sejam industriais, em tempo real, auxiliando na vida e no trabalho das pessoas.

Quando se fala em IoT na indústria, obviamente, vem à mente a tecnologia que a princípio está ligada a computadores. O conceito de IoT é utilizado para indicar os equipamentos, atualmente, não preparados para se conectarem à internet, exigindo consequentemente o trabalho de programadores, de desenvolvedores e de pessoas da área de tecnologia, os quais vão permitir executar algumas novas ações, sem que ocorra a interferência humana.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos