Boas Práticas

A mudança de cultura

Novembro/Dezembro 2018

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

É fato: em qualquer processo de melhoria, na área da qualidade, na de sistemas e na de processos, para ficar no nosso campo de trabalho, a conclusão a que se chega é que há absoluta necessidade de alterar a cultura da organização.

Note, leitor, que, como uma estratégia de abordagem, estou evitando usar a expressão “mudança”, que substitui por “melhoria”.

A cultura da organização trata dos valores, dos estilos e da seleção das pessoas, das informações e do conjunto desses valores, adquiridos no tempo de sua existência.

Mudar a cultura da organização implica, basicamente, a administração conflitos, excelente administração dos recursos humanos, a introdução de novas formas de comunicação, ou seja, requer conhecimento e humildade para que o objetivo seja atingido.

Um dos maiores gurus da qualidade, o estadunidense William Edwards Deming, no segundo dos seus 14 princípios, explicita: “Adote a nova filosofia”.

A primeira ação a ser tomada para adotar uma nova filosofia é denominar o ambiente cultural da organização, pois a melhoria só ocorre quando a cultura interna é propícia à mudanças. Além disso, devem-se conhecer os elementos culturais que agem no dia a dia da organização.

Há a necessidade de que os membros da organização se tornem conscientes e se comprometam em relação às estratégias e aos objetivos da organização.

Deve ser evitado o choque cultural, que pode ser verificado pela avaliação das interferências internas e externas na organização. Essas interferências podem ocorrer devido a fatores econômicos, políticos ou demográficos.

A melhoria da cultura sustentará todas as outras melhorias que forem propostas para a organização, considerando fatores como: estrutura social; importância do fator humano; impacto dos diversos tipos de crença religiosa; além dos fatores de socialização existentes entre os diversos setores.

Podemos recorrer a estes outros princípios de Deming para auxiliar na implantação da melhoria da cultura da empresa:

6º princípio: Institua treinamento no local de trabalho;
7º princípio: Institua liderança;
8º princípio: Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa;
9º princípio: Elimine as barreiras entre os departamentos;
13º princípio: Institua um forte programa de educação e auto aprimoramento.

Para concluir, considero que, se não existir o comprometimento das pessoas para que possam ocorrer as melhorias na cultura da organização, de nada adiantarão os investimentos, os esforços e as demais atividades que visem à transformação, pois, como diz o 14º princípio de Deming: “A transformação é da competência de todo mundo”.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos