Temas Dermatológicos

Dermatite atópica

Novembro/Dezembro 2018

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

A dermatite atópica é uma doença única, inflamatória, que afeta pacientes desde os 4 meses até a idade adulta. A pessoa atópica é muito sensível e pode ter manifestações respiratórias como rinite, bronquite, asma e aquelas de pele como a dermatite atópica.

A dermatite atópica aparece nas crianças após o 4º mês como um avermelhamento e uma descamação e com vesículas e crostas muito pruriginosas no rosto, principalmente na área das bochechas. Dos 2 anos até a adolescência, a dermatite atópica aparece como avermelhamento e coceira nas dobras dos braços e pernas, sempre com muita coceira. Após a adolescência, a dermatite atópica pode aparecer como coceira e engrossamento da pele em qualquer parte do corpo, como rosto, pescoço, braços e pernas. O quadro é crônico e evolui com surtos de melhora e piora.

O diagnóstico da dermatite atópica deve ser feito pelo médico especialista, para evitar tratamentos equivocados. Nos casos agudos, com placas vermelhas e descamativas, são usados corticoides na área afetada durante cerca de 5 a 7 dias.

Em geral, após a melhora inicial, o corticoide vai sendo substituído pelos hidratantes, até ser descontinuado, pois o uso de corticoide não deve ultrapassar 10 dias seguidos. A hidratação constante com hidratantes neutros, calmantes e com grande capacidade de retenção de água é fundamental. O hábito da hidratação deve ser cultivado nos indivíduos atópicos não só para tratar a dermatite como também para prevenir novos surtos.

Além dos corticoides tópicos, também são utilizados os inibidores da calcineurina, como tracolimos e pimecrolimus. A fototerapia com luz ultravioleta UVB (e eventualmente UVA) também pode ser usada no tratamento, por sua característica anti-inflamatória. As sessões podem ser feitas 2 vezes na semana por cerca de 3 meses.

Nos casos graves de dermatite atópica, também são indicados corticoides sistêmicos e imunossupressores, como metotrexato (MTX) e ciclosporina. Hoje, em casos graves, em que já se esgotaram recursos terapêuticos, também está indicado o uso de biológicos como o dupilumabe - um anticorpo monoclonal..

A seguir, algumas dicas importantes para tratar a dermatite atópica:

- Evitar muitos banhos ao dia;
- Tomar banho rápido e com água morna, uma vez ao dia;
- Usar sabonetes neutros com potencial hidratante;
- Hidratar a pele uma vez ao dia no banho e mais uma vez em outro horário;
- Usar roupas de algodão encostadas no corpo;
- Evitar perfumes, cosméticos e produtos além do sabão para lavar as roupas;
- Evitar produtos e alimentos com potencial alergizante.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Maravilhoso artigo, sou fã da Dr Denise.

por Sergio Murilo 02/06/2021 - 10:27

Novos Produtos