Temas Dermatológicos

MD Codes: o preenchimento em 3D

Maio/Junho 2018

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

Cada vez mais, existe a preocupação com o envelhecimento e a aparência, não só para melhorar a autoestima, mas também para viver a velhice com uma pele bonita e saudável. A técnica denominada MD Codes ou Códigos Médicos prioriza um preenchimento com o objetivo de reestruturar o rosto, criando vetores e pontos de sustentação para promover um efeito de levantamento e também de diminuição dos sulcos e das linhas que se formam devido à flacidez cutânea.

O rosto é avaliado em relação ao grau de flacidez, à profundidade dos sulcos e à quantidade de rugas. É necessário perguntar para o paciente o que realmente o incomoda, para haver um alinhamento entre o que existe e o que é possível conseguir com o procedimento.

A técnica MD Codes procura sistematizar e nominar todos os pontos onde será colocado o preenchedor. Neste processo de sistematização, cada parte da face recebe um nome (código) para ser o local da aplicação. Em geral, a injeção do preenchedor começa nos pontos denominados CK1 e CK2, que são pontos onde a presença do produto irá fazer uma projeção, mas também se torna um vetor de resistência ao movimento de queda causado pelo envelhecimento e pela flacidez.

O preenchimento pode ser feito com substâncias aprovadas pela Anvisa que são biocompatíveis e não definitivas, como o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio. A técnica também possibilita o uso de agulhas ou cânulas, dependendo da região da face.

A técnica de MD Codes é usada para o tratamento e também para a prevenção. Muitas vezes, é interessante avaliar mãe e filha para entender o processo de envelhecimento que está relacionado a expressões individuais, tendências, força muscular, qualidade e quantidade de colágeno. Mulheres na faixa dos trinta anos já podem realizar esse procedimento aplicando o produto em menor número de pontos para prevenir a queda acentuada. Na região inferior do rosto, há perda de definição do contorno, e o queixo se movimenta para baixo e para dentro, piorando as proporções e a harmonia facial.

Nesta região, aplicamos o preenchedor nos pontos C1, C2, C3 e C4 e também definimos o contorno da mandíbula. A aplicação nesta região também previne o envelhecimento e a flacidez do pescoço.

A aplicação do preenchedor é segura e eficaz, não havendo necessidade de testes prévios, pois os produtos não causam alergia, e a assepsia é importante para evitar infecções. Lembrando que o MD Codes é uma técnica de preenchimento e não toxina botulínica e, portanto, não afeta diretamente o músculo. A quantidade de preenchimento dependerá do entendimento entre médico e paciente, e a duração será de 1 a 2 anos aproximadamente.

Esta técnica valoriza a individualidade e, portanto, cada um terá o seu próprio MD Codes. Neste procedimento, cada paciente é considerado uma obra de arte única que será restaurada respeitando suas características particulares.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos