Boas Práticas

Os fornecedores e o processo da qualidade

Setembro/Outubro 2017

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

Muitas vezes é negligenciada a importância que os fornecedores têm para o Sistema da Qualidade.

Faço essa consideração, pois é muito grande o número de empresas que, ao se proporem implantar os processos da Qualidade, não consideram seus fornecedores como participantes desses processos.

Apenas com o intuito de rememorar conceitos, a Qualidade não existe de modo parcial, ou seja, não pode ser praticada apenas em um departamento e não em outro departamento de uma mesma empresa.

A Qualificação de Fornecedores é a ferramenta que deve ser utilizada para verificar se um fornecedor está em perfeita harmonia com os conceitos da Qualidade da empresa para a qual entrega os seus insumos ou serviços.

A grande maioria das empresas entende que o fornecedor, ao entregar os produtos ou serviços acordados, está automaticamente qualificado para tal.

Devemos considerar que a ausência, na empresa, de um processo eficiente de Controle de Qualidade resulta em que os fornecedores, em grande parte, não se preocupam em efetivamente possuir critérios de qualidade.

Essa afirmação pode ser facilmente confirmada quando uma empresa que recebia, há vários anos, insumos de determinado fornecedor, utilizando parâmetros organolépticos e com base em Certificados de Análise, um dia passa a adotar uma tecnologia de Controle de Qualidade que revela parâmetros diversos anteriormente não avaliados, ou mal avaliados, e rejeita o insumo daquele tradicional fornecedor. A pronta resposta do fornecedor à empresa adquirente foi: eu entrego esse insumo há tantos anos e nunca foi rejeitado.

A Qualificação de Fornecedores, além de requisito constante em todas as Boas Práticas de Fabricação e Controle, possibilita que a empresa possa efetivamente assegurar a qualidade de seus produtos.

O processo de Qualificação de Fornecedores é realizado por meio de etapas devidamente caracterizadas, como as seguintes:

1. Conceito de Qualificação.
2. Requisitos para a Qualificação.
3. Tipos de Qualificação.
4. Documentação para Qualificação.
5. Execução da Qualificação.
6. Avaliação da Qualificação.
7. Relatório da Qualificação.
8. Resultado da Qualificação.

Quanto ao conceito de Qualificação de Fornecedores, devemos considerar, de início, que a avaliação de um fornecedor passa pelo conhecimento/avaliação da empresa, por completo, ou seja, não se deve exigir do fornecedor aquilo que a própria empresa não cumpre.

Outra grande dificuldade é estabelecer quais os parâmetros (requisitos) que serão avaliados para a Qualificação, ou seja, o que efetivamente é relevante nas atividades do fornecedor para assegurar a qualidade do produto ou serviço que ele fornece.

Apenas para exemplificar, é fundamental a existência de especificações de produtos e serviços a serem atendidas pelo fornecedor para que o cumprimento delas possa ser considerado como requisito.

Outro ponto que deve ser considerado é qual a metodologia que será empregada para a obtenção das informações que possibilitarão avaliar a condição do fornecedor para a qualificação.

Muitas empresas enviam, aos seus fornecedores, questionários para serem preenchidos e devolvidos. Quando os questionários preenchidos são recebidos, as informações são tabuladas e, mediante o resultado, o fornecedor será ou não qualificado.

Como se diz, rotineiramente, “o papel aceita qualquer coisa”, portanto o processo adequado de Qualificação passa obrigatoriamente pela avaliação físico-documental in loco do fornecedor.



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