Temas Dermatológicos

Ressecamento e tonicidade vaginal

Maio/Junho 2017

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

A expectativa de vida vem aumentando significativamente, nos últimos anos, e em 2030 poderemos ter uma mudança radical na pirâmide populacional, com o número de jovens e idosos se igualando.

Muitas mudanças irão ocorrer e, entre elas, a mulher terá muitos anos de vida após a menopausa. Essas mulheres são ativas, trabalham, namoram, têm família e precisam manter a saúde, a autoestima, uma boa aparência, a qualidade de vida e o prazer sexual. Não estamos habituados a pensar nessa última questão, pois ainda há preconceito e vergonha, e até mesmo com o ginecologista a mulher não comenta sobre assuntos relacionados ao sexo. Mas esse tema tem vindo à tona à medida que a população envelhece mais.

Percebe-se atualmente que a mulher, principalmente após a menopausa, tem inúmeros sintomas, como sensação de calor, tendência maior à osteoporose, risco de problemas cardiovasculares e ressecamento vaginal. Nem todas as mulheres apresentarão calores, porém 100% delas irão desenvolver a síndrome urogenital, com ressecamento, dor e desconforto na relação.

Existem tratamentos específicos, como a reposição hormonal, porém, nem todas as mulheres podem usar este recurso, já que existem contraindicações relacionadas ao risco de câncer de mama ou genital. Já começaram a surgir novas tecnologias para o tratamento da síndrome urogenital, como os lasers, que contribuem muito para a saúde íntima da mulher.

Um dos lasers para o tratamento desta síndrome une as duas tecnologias: Erbium Yag + Nd-Yag. A ponteira Erbium Yag é aplicada na mucosa dentro da vagina, por meio de procedimento simples e praticamente indolor, realizado no consultório médico. São necessárias de duas a três sessões, com intervalos de 30 a 40 dias, e não há contraindicações ou restrições, a não ser evitar o contato sexual por cerca de três dias após a realização do procedimento. Outro benefício do laser é que as atividades do dia a dia não precisam ser interrompidas.

Como funciona o laser vaginal? Ele emite um calor que atrai a água, que é a especificidade da tecnologia Erbium Yag com comprimento de onda de 2940. O calor emitido na região vaginal estimula o metabolismo celular, melhorando a hidratação e a formação de colágeno, e diminui os sintomas da incontinência urinária leve.

É uma alternativa muito interessante para mulheres que tiveram câncer de mama e não podem fazer uso sistêmico de hormônios para reposição. Além do tratamento intravaginal com laser, também são utilizados a radiofrequência, o preenchimento dos pequenos e grandes lábios e o clareamento da região com peelings específicos.

Na verdade, estamos em uma nova era em que a mulher deve pensar não somente em tratar os problemas relacionados à fase pós menopausa, mas também em prevenir e evitar sintomas que pioram sua qualidade de vida.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos