Fragrâncias

Detrás do perfume

Maio/Junho 2009

Carmita Magalhães

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carmita  Magalhães

As coisas que parecem simples às vezes se tornam complexas e vice–versa. Foi assim que me despedi de vocês na última coluna (Cosmetics & Toiletries 21(2):36, 2009). Estava meditando sobre este assunto durante um fim-de- semana, pensando no tema para esta nova coluna.

Das diversas maneiras de buscar concentração, tenho mais idéias quando escuto música e assisto TV ao mesmo tempo. E, enquanto assistia a um filme, recém-lançado, apesar de não tão importante, este me prendeu a atenção, pois abordava a diferença entre a função de um repórter e de um colunista.

Eu não sabia desta diferença, mas segundo o filme, o repórter conta os fatos como eles são, sem se deixar envolver por sentimentos, enquanto o colunista relata fatos de maneira mais pessoal, e assim eles ganham emoção. Então pensei, como perfumista, meu trabalho se parece mais com o do repórter ou colunista? Acredito que é uma mistura dos dois. Mas, hoje, estou com vontade de atuar mais como colunista e, por essa razão, não vou continuar o tema da última edição.

Na verdade, gostaria de concluir o assunto abordado na primeira coluna que escrevi, onde estabeleci uma analogia entre o perfumista e o escritor, entre o perfume e o livro (Cosmetics & Toiletries 20(1):34, 2008). Falei do perfumista e, afinal, não falei sobre o mais importante: que hoje o perfumista não trabalha sozinho! O escritor pode escrever um manuscrito, que apenas se tornará um livro se for publicado e divulgado e, para que isso possa se realizar é necessário uma editora e todo um time de suporte, que lá trabalha.

Atualmente, na Perfumaria, ocorre a mesma coisa. Enviar um perfume para um cliente significa muito trabalho. Como muitas pessoas são envolvidas neste processo, gostaria de homenageá-las, apresentando a vocês um relato da atividade desses profissionais, de maneira resumida. Uma Casa de Perfumaria é uma pluralidade fantástica, onde se misturam trabalhos diversos, ligados à criação, vendas, marketing, pesquisa, química, controle de qualidade, compras, RH etc.

Como hoje, muitas vezes, só o perfumista aparece, devemos nos lembrar que criar um perfume é um trabalho complexo e de parceria interna (Casa de Perfumaria) e externa (Cliente).

Vou dividir esses profissionais, que atuam na Casa de Perfumaria, em dois grupos: - Grupo da luz: pessoas cujo trabalho aparece tanto interna quanto externamente; - Grupo detrás da luz: pessoas que exercem funções internas.

Para cada grupo, vamos dar uma pincelada, de maneira simplista, em cada função, listadas por ordem alfabética. Será apenas um pequeno “couvert”, uma introdução, para tomar conhecimento sobre uma Casa de Perfumaria, pois necessitaria de mais uma coluna para explicar detalhadamente a atividade de cada uma.

Do grupo da luz, das pessoas cujo trabalho aparece dentro e fora da Casa da Perfumaria:

Gerentes de Conta: encarregados do relacionamento com o Cliente são os coordenadores de relações e informações entre Casa e Cliente. Dessa forma, trazem e levam os projetos para a Casa de Perfumaria/Cliente. São os coordenadores de relações e informações entre Casa e Cliente.

Gerentes de Projeto (área de Avaliação): são responsáveis pelo andamento dos projetos, coordenando também as relações e informações dentro da casa entre os vários profissionais ligados à criação.

Marketing: são os profissionais responsáveis por colocar uma “imagem” nas criações. Estão encarregados de vários aspectos, de analisar e apresentar tendências, apresentar os perfumes numa forma visual para facilitar a compreensão do Cliente etc.

Perfumista: já descrito anteriormente. Do grupo detrás da luz, no qual estão incluídos os profissionais cujo trabalho é mais interno, mas que não devem ser esquecidos, destaco:

Assistentes de Pesagens: trabalham diretamente com os perfumistas; pesam as fórmulas/matérias-primas dos perfumes e ajudam na rotina diária.

Assistentes de Aplicação: aplicam as fragrâncias em várias bases, como, por exemplo, nos shampoos, desodorantes, leites corporais, entre outros.

Assistente de Vendas: coordenam os pedidos dos Clientes, desde a sua emissão até a entrega.

Controle de Qualidade: o nome fala por si.

Fábrica: pessoas que trabalham no chão-de-fábrica, responsáveis pela pesagem em grande escala das fórmulas.

Pesquisadores: de mercado, de botânica, de formulações etc.

Legislação/Safety: pesquisa as diferentes legislações em vigor.

Compras Internas: responsáveis pelas compras, pois para fazer bons perfumes são necessárias boas matérias-primas.

Observando de fora, poderá parecer assustador, pois trabalhos criativos estão mesclados com trabalhos científicos, mas cada um tem sua parte importante no dia-a-dia da criação de um perfume. Então, hoje, gostaria simplesmente de agradecer a todos estes profissionais do perfume!



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Prezado Diego, Obrigado pelo comentário e pela observação. Talvez não tenha percebido, mas esta matéria foi escrita no ano de 2008 e, realmente, muita coisa mudou.

por Tecnopress Editora 17/05/2018 - 16:46

Boa tarde .. interessante a abordagem, mas ultimamente já existem disponíveis vários métodos in vitro que simulam a atividade medida em animais, uma vez que esse método e ultrapassado e custa a vida dos animais. Procurem se informar mais.

por diego 17/05/2018 - 14:40

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