Tendências

De amor e outros cosméticos

Março/Abril 2016

John Jimenez

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John Jimenez

Assim como acontece na literatura, a cosmética está cheia de metáforas, experiências agradáveis que surpreendem e gratificam a pele e os sentidos. As tendências são essenciais para inspirar todos os envolvidos no fantástico universo da criação cosmética. Neste ano, veremos, com maior frequência, que as tendências geradas pelos nichos de mercado servem de inspiração às grandes marcas.

O que caracteriza um nicho de mercado como rentável?
• Deve ser suficientemente amplo para poder gerar um negócio.
• A demanda deve estar em crescimento.
• É melhor que exista alguma concorrência.

A gastronomia é o estudo da relação do ser humano com a alimentação e seu ambiente. No Renascimento, chegou ao auge do refinamento e sofisticação graças ao comércio com o Oriente, que permitiu a importação de todo tipo de espécies, como pimenta, mostarda, açafrão, noz-moscada, cravo e canela, entre outras. Neste ano, a Food Therapy está em seu apogeu e, na China, estamos vendo o lançamento de novos sucos com benefícios anti-idade, que usam ingredientes locais. Nesse contexto, um recente estudo feito nos Estados Unidos indica que 13% das mulheres preferem fazer seus próprios produtos de cuidado da pele com vegetais e frutas que compram no supermercado. Além disso, 21% dos consumidores preferem produtos que contenham poucos ingredientes, o que também refletirá em claims relacionados com cosmetic diet.

Skin care chef: Será uma nova profissão em voga, e os consumidores se beneficiarão dela porque poderão preparar em suas casas produtos anti-idade desenhados por chefs especializados, que, em parceria com químicos cosméticos, encontrarão novas e deliciosas formas de tratar os sinais da idade na pele. Também veremos o lançamento de novas bases e auxiliares de formulação com características especiais, como altíssima tolerância iônica e alta estabilidade ante extratos vegetais, por exemplo, que permitirão a criação em casa de fórmulas naturais, máscaras leave-on e todo tipo de texturas com ingredientes comumente empregados na cozinha vegetariana ou vegana. Veremos claims no auge, tais como cosméticos 100% vegetarianos e 100% veganos – em alguns casos com ingredientes cultivados nas próprias casas dos consumidores.

Fermented beauty: Outra das tendências nesta categoria. Veremos um crescimento da oferta de enzimas extraídas dos processos de fermentação de vegetais e frutas que melhorarão o metabolismo e acelerarão processos de clareamento, hidratação e benefícios anti-idade na pele.

Yummetics (Yummy + cosmetics): A ação anti-idade agora é prazerosa, doce e saborosa. É a nova era das sobremesas com benefícios anti-idade. Divertidas propostas de chocolates, sorvetes, milk-shakes, cheese-cakes, pizzas, vinhos, bolachas, donuts, brownies, bolos e guloseimas em geral – tudo especialmente desenhados para ativar mecanismos de hidratação, clareamento, nutrição, firmeza e alisamento, incluindo protocolos de eficácia clínica especialmente projetados. O uso de alternativas ao açúcar e aos adoçantes naturais será a regra para desestimular o processo de glicação na pele.

Lickable perfumes: A tendência Yummy também estará refletida em novos lançamentos de perfumes comestíveis, que mudarão a forma como interagimos com as fragrâncias, por exemplo, nas em festas, eventos e cerimônias. Eau de Piña Colada, Eau de Martini, Eau de Manhattan, Eau de Margarita, Eau de Tequila e Eau de Daiquiri serão notas comuns. As possibilidades serão diversas, já que também veremos diferentes perfumes de famílias olfativas, como ozônico, fougère, oriental, especiado, frutal e cítrico em sua versão comestível.

Skin fitness: Neste ano, veremos como as marcas de beleza começarão a desenvolver programas de condicionamento físico para o rosto e o corpo, criando uma sinergia entre rotina e produto que potencializa os benefícios. Energising claims serão tendência graças a conceitos derivados de alimentos como o café e o chá. Esta também será uma estratégia para atender o segmento senior com produtos e terapias energizantes. Novas texturas vincularão o perfil sensorial a propriedades energéticas. Essa tendência também estará refletida no interesse de algumas marcas por aumentar o uso de energias renováveis e alternativas sustentáveis, como a diminuição de água utilizada nos processos de fabricação e da quantidade de água que um produto exige na hora de ser usado. Um recente estudo indica que 57% dos consumidores do nosso continente desejam produtos que demandem menos água, para um enxague rápido.

Tatteeth = Tattoos teeth: Interessante tendência que faz pensar que algumas pessoas têm ficado sem lugares para tatuar. As possibilidades de tatuagens para os dentes são infinitas: de Homer Simpson a figuras de animais. Estamos vendo produtos de cosmética oral produzidos especialmente para o cuidado e a manutenção dessas tatuagens.

Furry Nails: É o último grito da moda em unhas. Tendência peluda que foi apresentada na coleção de outono-inverno 2016 em Nova York. Diferentes aplicações de fibras tipo pelo em unhas, que permitem diferentes acabamentos em fibras e fios e que podem ser combinadas com os sobretudos da temporada. As tendências capilares serão ressaltadas nessas aplicações, com produtos que melhoram o brilho, condicionam, alisam, desembaraçam, dão volume e protegem os novos acabamentos em unhas.

Exotic skin care: Em algumas regiões, as marcas estão lançando produtos com ingredientes exóticos que conseguem conceitos surpreendentes. Entre eles, estão o óleo de crocodilo, que tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas; o veneno de serpente e de abelhas; o carvão ativado com alto poder purificante e desintoxicante; a batata selvagem africana; cosméticos com bactérias vivas, que têm ação comprovada em acne, pele diabética e rosácea; máscaras faciais com placenta animal; cremes com 50% de colágeno de porco; cremes reafirmantes com queijo muçarela; produtos feitos com ninho de andorinha, já que sua saliva tem incríveis propriedades e o material é rico em antioxidantes, proteínas e aminoácidos; e, finalmente, cremes hidratantes com leite de burra, com alta concentração de vitamina C, como se fossem inspiradas em Cleópatra.

Hangover Makeup: Maquiagem com efeito de ressaca é tendência no Japão. Em alguns casos, as mulheres procuram trazer a sensação de que tiveram uma noite louca e divertida. A técnica consiste em criar, com a ajuda da maquiagem, uma aparência marcada por olheiras e olhos cansados, avermelhados e inchados. Algumas usuárias comentam que esse recurso faz com que pareçam mais jovens e divertidas. Há tutoriais no YouTube sobre a forma de conseguir esse efeito.

Face-bra: Os novos grampos do rosto têm eficácia reafirmante comprovada, que consegue diminuir as linhas de expressão e flacidez.

Solar Paranoia: Novas medidas contra a radiação solar estão sendo refletidas em soluções externas que vão além do FPS, como o chapéu-bloqueador solar, que cobre a cabeça e o rosto, deixando uma pequena abertura para os olhos, a sombrinha blue-jean, desenhada para bloquear a água e a radiação ultravioleta, e as sombrinhas UV-sensíveis, que mudam de cor para avisar o portador que ele deve reaplicar o protetor solar.

De amor e outros cosméticos... Gastronomia e tendências bizarras que inspiram a inovação!



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