Temas Dermatológicos

Fotoproteção: proteção em relação ao Sol

Julho/Agosto 2015

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

O sol agride a pele mais do que é possível visualizar. Sorrateiramente, ele vai deixando as células com pequenos defeitos que, se persistirem, poderão se transformar, mais tarde, em manchas e câncer da pele. Assim, é muito importante para a saúde da pele usar protetor solar.

A luz emitida pelo sol, principalmente aquela chamada UVB (ultravioleta B), chega à pele e agride várias estruturas como o DNA (proteína do núcleo celular), os melanócitos (células que fazem a melanina), os vasos (que promovem a irrigação da pele), as fibras de colágeno e a elastina (responsáveis pela firmeza da pele), entre outras. Essa agressão é neutralizada, em parte, pelas defesas naturais da pessoa, mas vai se acumulando até que, com idades mais avançadas (por volta dos 40 anos), começam a aparecer as consequências dessa agressão: aspereza, manchas, rugas e os vários tipos de câncer de pele.

O sol promove bem-estar e também é responsável pela ativação da vitamina D na pele. Essa vitamina é importante para diversas funções do organismo, e, principalmente, para manter a boa saúde dos ossos. Sabemos hoje em dia que não são necessários grandes períodos de exposição solar para a ativação da vitamina D, especialmente em países tropicais como o Brasil. Ao mesmo tempo, são mais que conhecidos os riscos à saúde que a exposição solar em excesso nos traz.

O filtro solar é um produto cuja formulação tem ingredientes capazes de proteger a pele dos raios ultravioletas do sol. Existem dois tipos de filtros solares: o químico e o físico. O primeiro interage quimicamente com a radiação ultravioleta, transformando-a em calor. O segundo protege por meio de uma barreira, promovendo a reflexão dos raios ultravioleta. Os filtros também podem ter outros princípios ativos, como hidratantes, vitaminas antioxidantes e clareadores. O filtro também pode ter vários veículos diferentes, como cremes, géis, loções ou séruns, que vão ser indicados conforme o tipo de pele.

O filtro solar protege a pele dos danos agudos, como a queimadura solar, e dos crônicos, como o envelhecimento da pele e o câncer de pele. Imaginemos que uma pessoa vá à praia sem filtro solar e fique vermelha após 10 minutos. O fator de proteção solar 15 significa que, após passar o produto, esta mesma pessoa poderá ficar um tempo 15 vezes maior antes de ficar vermelha, isto é, 150 minutos (cerca de duas horas). Para a praia, o fator de proteção solar deve ser pelo menos 30, mesmo em pessoas morenas.

Na hora de escolher o fator de proteção solar (FPS) ideal para sua pele, é importante verificar se o produto oferece proteção contra os raios UVA e UVB - essa observação deve estar no rótulo. Opte por marcas conhecidas e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Observe se, entre seus príncipios ativos, há antioxidantes, que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres.

Há uma regrinha básica para saber o número do FPS mais adequado. Tome como base a classificação dos tipos de pele no gráfico abaixo. Você verá que as que têm classificação I e II devem usar FPS 30, no mínimo, as do Tipo III, FPS 20 e as demais (IV, V e VI), FPS 15. Lembre-se de que não é necessário mudar sua rotina para se proteger do sol. Basta evitar os excessos e incluir um bom filtro solar ao cuidado diário com a pele. Habitue-se a usá-lo mesmo em dias nublados.

O filtro solar precisa ser passado todos os dias em quantidade suficiente para deixar uma camada espessa e protetora. Ele deve ser espalhado em toda área exposta ao sol, inclusive orelhas, pés e mãos de 15 a 30 minutos antes da exposição solar. Reaplique o produto 30 minutos após o início da exposição e, depois disso, a cada duas horas, ou sempre que suar muito ou molhar-se.

As pessoas que se expõem de forma intensa por praticar esportes ao ar livre devem usar protetores solares resistentes à água, mas principalmente roupas adequadas para proteger a pele dos danos provocados pelo sol.

As recomendações valem para todas as pessoas, independentemente da cor da pele e da idade. Mas é importante destacar que o uso de filtros solares é apenas um aspecto da fotoproteção. Compreender que a exposição solar em excesso é prejudicial e adotar um comportamento adequado neste sentido é fundamental para quem quer manter a boa vitalidade da pele.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Adorei

por Nilma Duarte Arenhart 17/04/2019 - 20:31

Tenho interesse em comprar a toxina botulínica, como faço?

por Danielle Menezes 11/07/2022 - 06:23

Novos Produtos