Temas Dermatológicos

Autoestima

Março/Abril 2015

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

O stress físico ou emocional tem repercussões em inúmeras dermatoses, e estas, indiscutivelmente, também são geradoras de baixa autoestima. Para o dermatologista, é fundamental ter presente esta relação que ocorre em grande número de doenças de pele e sempre procurar avaliar a integração entre sentimentos, conflitos e stress em cada paciente que o procura.

Podemos citar algumas doenças que têm relação com o stress. O prurido, que é sintoma de diversas dermatoses, sem dúvida sofre grande influência do stress. Há dermatoses que não possuem como características o prurido, mas em situações de stress, este passa a fazer parte do quadro. Em outras doenças das quais o prurido é uma característica, percebe-se ampla variação da sua intensidade em função de fatores emocionais, podendo ser este desde discreto até incontrolável ou desesperador. É importante lembrar que o prurido geralmente ocorre em função de uma dermatose ou doença sistêmica, porém seu aparecimento, sua manutenção ou o agravamento sofrem nítida repercussão emocional. Além disso, quando não se elucida a causa desencadeante do prurido, pode-se classificá-lo como psicogênico.

No caso da acne, é importante ressaltar o stress ocasionado pela doença em si. Tendo-se em conta que a acne acomete principalmente adolescentes, os quais já vivem um período de stress representado pelas alterações fisiológicas da puberdade, conviver com as lesões acaba sendo traumatizante. Muitos sentem-se constrangidos pela aparência do quadro e vivem conflitos emocionais que repercutem por longo tempo ou até por toda a vida. Mesmo quando a acne não está ativa, as cicatrizes, que em muitos permanecem, são queixa frequente no consultório dermatológico, e motivo de preocupação para muitos adultos que tiveram acne na adolescência.

A acne vulgar, dermatose extremamente comum entre os adolescentes, representada por quadros de intensidade variável, que vão desde comedões e pápulas até pústulas, cistos e trajetos fistulosos (acne comedoniana), sofre também influência de stress. A maioria dos pacientes com acne referem agravamento do quadro com stress. É importante lembrar os casos de acne escoriada, em que há manipulação das lesões pelo paciente, promovendo a formação de escoriações crostas e cicatrizes. Este é fundamentalmente um quadro neurótico ou psicótico, sofrendo influência de stress emocional, sendo necessário em certos casos o uso de antidepressivos.

A dermatite atópica ocorre normalmente associada à asma, rinite alérgica ou urticária. Manifesta-se por surtos de eczema pruriginoso em locais característicos. É uma doença crônica com períodos de crise e acalmaria. Há relação com stress, e este pode inclusive desencadear uma crise e piorar o prurido. Na dermatite atópica, o próprio eczema e o prurido são também fatores que geram stress. Em alguns casos, torna-se necessária a psicoterapia comportamental para controle do hábito de coçar.

A disidrose ou eczema disidrótico é um quadro com lesões vesiculosas nas palmas e plantas, de caráter recidivante, que pode ser causado por infecções fúngicas, bacterianas, ingestão de certos medicamentos e contato com substâncias irritantes, e pode também estar associado à atopia e a fatores emocionais. Na disidrose, sabe-se que fatores estressantes podem desencadear a dermatose por si só, sem que nenhuma das outras causas citadas esteja presente.

A dermatite seborreica é uma afecção crônica, recorrente, que acontece em regiões cutâneas ricas em glândulas sebáceas e em alguns casos em áreas intertriginosas. As lesões são eritimato-descamativas que, no adulto, atingem o couro cabeludo e a face, principalmente sulcos nasogenianos e glabela, podendo também afetar áreas centrais do tórax e da região pubiana axilar e retroauricular. A participação de fatores emocionais nas recidivas e o agravamento do quadro é bem estabelecida. Stress emocional pode também desencadear ou agravar o prurido, principalmente no couro cabeludo.

Estas são algumas das dermatoses relacionada ou pioradas com a baixa autoestima. O tratamento das mesmas depende também da melhora do aspecto emocional envolvido.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

É sempre bom aprender mais um pouco,sobre dermatite

por lourival nogueira 23/09/2020 - 19:41

Novos Produtos