colunistas@tecnopress-editora.com.br
O estabelecimento das Centrais de Relacionamento nas empresas surgiu como imposição legal proveniente do Código de Defesa do Consumidor, trazendo diversas conseqüências na postura do consumidor, na cultura empresarial e na aparição de um novo modelo de mercado, naquele mo...
Em decorrência do crescimento do comércio eletrônico e de suas perspectivas, e com o objetivo de bem informar a sociedade sobre como se fazer bons negócios por meio da Internet, o Comitê Jurídico da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, através de seu Sub-Comitê de...
Na década de 1990, com a promulgação do Código de Defesa do Consumidor, as empresas brasileiras começaram a instalar suas “centrais de atendimento ao cliente”, inicialmente para se defender contra o “ataque” de seus consumidores. Segundo o Ministro da Justiça da ...
No dia 15 de março foi comemorado o Dia Internacional do Consumidor. Como as comemorações sempre acabam suscitando reflexões, visitei diversos sites de organizações não-governamentais de defesa do consumidor e constatei o investimento destas entidades para a educação dos...
Diversas vezes ouvi amigos que trabalham com marketing falarem mal do departamento jurídico de suas empresas – reclamações do tipo: “tudo o que gente faz aqui, o jurídico barra ali!”. Definitivamente, consumeristas e marqueteiros extremistas devem se “estranhar” ...
Você já fez compras online? Se ainda não fez... com certeza vai fazer! De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa especializada no estudo de comércio eletrônico, e- bit, houve um crescimento de quase 100% do faturamento das vendas pelas Internet no primeiro semestr...
Quem nunca assinou um contrato para abrir uma conta no banco ou para adquirir um seguro? Certamente, nestas oportunidades, e em tantas outras, você, na qualidade de consumidor, não chegou a discutir as cláusulas que iriam compor este contrato com a outra parte, o fornecedor...
No último dia 15 de março comemorou-se o “Dia Internacional do Consumidor”. Aproveitando esta comemoração, vale a pena analisar as grandes conquistas que já foram alcançadas por estes consumidores, os brilhantes exemplos de empresas que aderiram ao respeito a esses, ...
Prezar pela eficiência dos serviços é o objetivo de qualquer fornecedor da esfera privada, seja este uma empresa ou simplesmente um prestador de serviços, que tem por finalidade a manutenção e maior captação de clientes. Por outro lado, o consumidor de serviços tem pl...
A busca pela fidelização na relação entre consumidor e fornecedor é muito antiga... Muito antes da promulgação do Código de Defesa do Consumidor, já era possível identificar princípios que propiciavam a fidelidade desta relação, e que se tornaram a base de todas a...
Recentemente a revista Veja (Edição 1826; ano 36 – nº76, 29 de outubro de 2003) publicou uma reportagem sobre os transgênicos ... Como consumerista devo confessar que esta matéria me causou certa preocupação, pois a impressão que tive foi de que os ambientalistas, os...
Um dos principais princípios estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor - CDC é a proteção à vida, saúde e segurança do consumidor contra os riscos de produtos e/ou serviços colocados no mercado de consumo, exceto os riscos considerados normais e previsíveis em r...
Cada vez mais os consumidores de todo o mundo tem demonstrado grande preocupação em preservar o meio ambiente. Esta preocupação é um princípio expresso em nossa Constituição Federal: Desenvolvimento Sustentável. O princípio do Desenvolvimento Sustentável pressupõe ...
A Constituição Federal,especificamente em seu artigo 225, contempla a preservação da diversidade e do patrimônio genético, visando a proteção ao meio ambiente e a preservação do planeta contra possíveis extinções de espécies, como conseqüência da degradação ambi...
No dia 15 de março comemora-se o Dia Internacional do Consumidor. De acordo com as organizações internacionais que defendem os direitos dos consumidores, este dia é a ocasião para se comemorar e se solidarizar ao movimento internacional pelos direitos dos consumidores. Po...
Já estamos no final do ano, o que para muitos significa aquelas merecidas férias ... e viagens! Independentemente das férias e do lazer, viajar a trabalho é cada vez mais comum em qualquer setor que se atue. Pois bem, para que a sua viagem seja o mais agradável possív...
A Verdi Natural traz ao mercado o Sérum Facial de Vitamina C. Liv...
A Authentic Beauty Concept apresenta o Hand and Hair Cream, um creme hidratante ...
A Natura traz ao mercado a linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju. A novidade &...
A Shiseido apresenta as bases Synchro Skin Self-Refreshing e Synchro Ski...