Olivier Fabre

Olivier Fabre

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Fragrâncias e produtos cosméticos

Um reflexo, quando uma consumidora depara com um novo produto cosmético, é cheirá-lo. E, quando a consumidora gosta do cheiro e a promessa do produto atende às suas expectativas, isso pode induzi-la a comprá-lo e, posteriormente, a renovar sua compra. O prazer que isso traz...

Clean label: de quem é a demanda?

Há poucos anos, um novo conceito surgiu na indústria de produtos alimentares. Ultimamente, esse conceito tem se estendido a outras indústrias, como a de produtos cosméticos e a perfumaria. Trata-se do chamado clean label ou rótulo limpo. Já faz um bom tempo que os consumidore...

Mercado brasileiro: maior do mundo

Na última década o mercado de fragrâncias no Brasil ficou entre os cinco primeiros do ranking mundial, chegou a ser o primeiro nos anos de 2013 e 2014, à frente dos Estados Unidos. Mas se olharmos em consumo por habitante, tendo em conta a perfumaria fina e de produtos funcionais...

Requisitos para o metiê de avaliação de fragrâncias

Na última edição de 2019, desta revista, contei a curta história do metiê de avaliação em perfumaria, que é um metiê relativamente novo nessa indústria e pouco conhecido. Na edição de março/abril deste ano, reportei algumas lembranças desse maravilhoso metiê que exerci durante qu...

Briefing: para desenvolver fragrâncias

Na última edição, apresentei um relato da minha experiência como avaliador em uma casa de perfumaria, quando tive a oportunidade de comentar alguns briefi ngs que recebi durante minha carreira profissional. Hoje vou abordar a importância do briefing para o desen...

Memórias de um avaliador de fragrâncias

Na edição anterior da Cosmetics & Toiletries Brasil, contei a curta história do metiê de avaliador em fragrâncias. Hoje, vou relatar algumas lembranças após exercer esse metiê durante quase 40 anos. Primeiro, farei algumas considerações de ordem geral. Uma pergunta recorrente...

História do metiê de avaliação em perfumaria

O metiê de perfumista é fascinante e existe há mais de cinco séculos, tendo surgido no século XVI. Mas na indústria da perfumaria existe outro metiê tão interessante quanto o de perfumista, que surgiu mais recentemente, há menos de meio século, na década de 1970: o avaliador e re...

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