Olivier Fabre

Olivier Fabre

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Todas as colunas

Fragrâncias e etnias

Durante minha carreira profissional de avaliador olfativo, tive a chance de tra- balhar em quatros continentes e de visitar “olfativamente” mais de 75 países. Sendo o tema desta edição cosméticos e etnia, vou relatar meus aprendizados e minhas experiências sobre a relaç...

Como você se torna um perfumista ou avaliador em perfumaria?

Hoje, o tema dessa edição é fragrâncias, e vou falar de como nasce a vocação para esses maravilhosos metiês. Uma primeira constatação é que tanto o metiê de perfumista como o de avaliador são ainda relativamente desconhecidos. Aliás, o número total de perfumistas ou...

A contribuição do Brasil para a perfumaria mundial

Muitas vezes, durante palestras, cursos e conversas sobre perfumaria, há uma pergunta recorrente. Por que será que os perfumes brasileiros não são tão bons quando comparados aos perfumes importados? Sempre fico surpreso com essa pergunta e, se pergunto a essas pessoas po...

Adaptando as fragrâncias às crises

Embora eu gostaria de iniciar esta coluna com uma nota otimista, só posso dizer que hoje o mundo está em crise. Uma guerra está assolando a Europa. Historicamente, épocas de guerras não são compatíveis com o desenvolvimento de fragrâncias. Esse foi o caso do períod...

A reformulação de fragrâncias

Vocês nunca ouviram o comentário pronun- ciado, em geral com um toque de nostalgia: “A fragrância que uso mudou, já não é a mesma que no passado”. Sim, acontece de as características olfativas de fragrâncias mudarem ao longo do tempo. Logicamente, isso não deveria ac...

Fragrâncias sem álcool: uma nova tendência?

A base dos perfumes evoluiu ao longo do tempo. No Egito antigo, as fragrâncias ti- nham bases variadas, como resinas, óleos, unguentos, licores e até leite de jumenta, com o qual Cleópatra se banhava. Na Idade Média foi a vez das águas aromáticas. A primeira fragrância co...

O lança-perfume marcou a história do Brasil

Em uma das edições do ano passado (mar/ abr 2021), nesta revista, abordei os temas patrimônio olfativo do Brasil e as características dos cheiros dos produtos perfumados mais populares no país. Hoje vou falar de um dos produtos perfumados icônico do Brasil: o lança-perfume...

Ingredientes sintéticos da perfumaria

Nas recentes colunas, tenho abordado em várias circunstâncias o tema ingredientes naturais em perfumaria. Aliás, esses ingre- dientes, mais especificamente os óleos es- senciais e as essências naturais brasileiras, serão tema das palestras no Seminário de Atualização em ...

Olfato, idade e gêneros

O envelhecimento é um dos temas desta edição da Cosmetics & Toiletries Brasil, assim vou abordar o efeito da idade sobre o olfato e a relação desse sentido com o gênero. Contrariamente ao tema envelhecimento da pele, extensivamente estudado pela indústria cosmética, os...

Óleos essenciais no Brasil

O Brasil é o maior exportador do mundo de óleos essenciais em volume e o terceiro em valor. Por que o país é só o terceiro ator mundial em valor Essencialmente por ser exportador quase que exclusivamente de essência de laranja, um “subproduto” da indústria de sucos ...

Fragrâncias no mundo de amanhã

Em primeiro lugar, vou relatar um evento que me aconteceu bem no começo da epidemia de covid, por volta do dia 15 de março de 2020. Aquele era o momento no qual a polêmica do uso da máscara estava no auge. Aliás, essa polêmica ainda continua no auge, mas isso é outra hi...

Água de colônia: um produto universal

A água da rainha da Hungria é considerada a primeira água de colônia da história. Esse alcoolato de alecrim foi criado em 1380 para a esposa do rei da Hungria, Elizabeth da Polônia. Diz a lenda que essa aqua mirabilis ajudou a preservar sua beleza e que com 72 anos ela sedu...

Patrimônio olfativo e cheiro de bebê

Será que existe um patrimônio olfativo em um país? Pode-se dizer que cada país tem seu próprio patrimônio olfativo? Ou dizer que em um país existem cheiros tão apreciados que passam a fazer parte de seu patrimônio cultura? No Brasil, existem dois cheiros que fazem par...

Fragrâncias e produtos cosméticos

Um reflexo, quando uma consumidora depara com um novo produto cosmético, é cheirá-lo. E, quando a consumidora gosta do cheiro e a promessa do produto atende às suas expectativas, isso pode induzi-la a comprá-lo e, posteriormente, a renovar sua compra. O prazer que isso...

Clean label: de quem é a demanda?

Há poucos anos, um novo conceito surgiu na indústria de produtos alimentares. Ultimamente, esse conceito tem se estendido a outras indústrias, como a de produtos cosméticos e a perfumaria. Trata-se do chamado clean label ou rótulo limpo. Já faz um bom tempo que os consu...

Mercado brasileiro: maior do mundo

Na última década o mercado de fragrâncias no Brasil ficou entre os cinco primeiros do ranking mundial, chegou a ser o primeiro nos anos de 2013 e 2014, à frente dos Estados Unidos. Mas se olharmos em consumo por habitante, tendo em conta a perfumaria fina e de produtos funcio...

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