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Essa última edição do ano da revista tem como um dos temas de destaque os produtos hidroalcoólicos. Suas fórmulas têm como principais matérias-primas a água desmineralizada e o álcool etílico, que pode ser originário da cana-de-açúcar, de cereais ou de algum outro ve...
Não raras vezes tenho abordado as dificuldades que o mercado brasileiro de cosméticos encontra para conseguir suas embalagens de maquiagem, notadamente nos estojos compactados. As grandes empresas do passado conhecidas como especialistas na fabricação dessas embalagens, em su...
O mercado cosmético brasileiro não viveu um bom ano em 2013. A entidade representativa do setor divulgou resultados (ainda não oficiais) que se mostraram bem inferiores aos dos anos anteriores. Por outro lado, vimos uma boa movimentação na indústria de embalagens para co...
Finalmente, 2014! De novo procuramos esquecer, mesmo sendo difícil, tudo o que aconteceu ou não aconteceu no ano anterior. Apesar de todos os indicativos de que 2014 será pior que 2013, somos brasileiros e não desistimos nunca! Para começar bem o ano, vou abordar um assun...
Qual é a importância da embalagem primária e da secundária no processo de desenvolvimento de um produto? Existe tratamento diferenciado para uma ou para outra? Qual é a embalagem mais importante nesse processo? Óbvio que, quando se fala do desenvolvimento do produto, é ...
Na semana passada, ministrei uma palestra na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, a convite da organização do II SIUIN (Simpósio de Integração Universitária à Indústria). Nós ouvimos tanto falar da necessidade de aproximação da universidade com a ind...
A pergunta que mais ouço de pessoas cujas empresas ainda não têm um controle de qualidade de embalagens implantado é: “Quais testes eu preciso fazer nas embalagens?”. A pergunta seguinte, obviamente, que elas fazem é: “Como devo fazer esses testes?”. Para tentar a...
Este texto tem o objetivo de mostrar as vantagens e desvantagens da aquisição de um molde, as facilidades e dificuldades, o melhor caminho e, acima de tudo, quando essa aquisição é necessária. Primeiro, considero que nem todos sabem do que estou falando e, por isso, é n...
Há muito tempo, venho falando das dificuldades que as empresas de cosméticos vêm enfrentando para encontrar boas embalagens para produtos de maquiagem no mercado nacional. Quantos projetos deixaram de caminhar porque não foi encontrada a embalagem que tivesse a “cara” dos...
Primeiro, quero desejar um feliz 2013 a todos, com muito dinheiro e poucas dívidas. Que esse ano seja bem diferente do anterior, obviamente que seja melhor. Só assim vamos esquecer o sufoco de 2012.
Vou começar o ano falando sobre a necessidade ou não de se fazer anális...
O ano está prestes a encerrar-se e seu balanço é bem diferente dos anteriores. Empresas em dificuldades, empresários sem entender o que está acontecendo, vendas que não obedeceram à conhecida regra de “meses fracos” e “meses fortes”, ao longo do ano. Em resumo, ...
Normalmente, quando preparo as colunas tenho uma preocupação maior voltada para as pequenas e médias empresas, considerando que as grandes têm sempre recursos e gente com conhecimento e treinada para as diversas ações e para o trabalho que requer cada área. Elas diferem...
Embora a embalagem seja o item de maior valor na composição de custo do produto, muitas empresas não controlam a qualidade das embalagens que recebem porque simplesmente não sabem como fazê-lo, não têm condições de contratar um técnico ou de terceirizar esse trabalho. ...
Todos os dias, surge uma nova empresa com foco na fabricação para terceiros. Muitas delas são bem estruturadas e têm profissionais que conhecem esse mercado e sabem as carências e os problemas pelos quais passam tanto quem terceiriza como quem procura um terceirista. Outras ...
A maquiagem é, para muitas mulheres, uma “segunda pele” ou como uma “roupa”. Sair sem maquiagem é como sair faltando uma peça de roupa. Sem falar no ritual diário, no qual elas podem levar, às vezes, mais de uma hora fazendo a maquiagem, antes de sair para o trabalho...
Começa um novo ano que, assim como os ante- riores, chega repleto de dúvidas e incertezas. O cenário é de empresas associando-se a outras e de empresas fechando. Isso vem acontecendo notada- mente na área de terceirização, na qual a margem de lucro reduzida é simplesment...
A Verdi Natural traz ao mercado o Sérum Facial de Vitamina C. Liv...
A Authentic Beauty Concept apresenta o Hand and Hair Cream, um creme hidratante ...
A Natura traz ao mercado a linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju. A novidade &...
A Shiseido apresenta as bases Synchro Skin Self-Refreshing e Synchro Ski...