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Lá se foi 2017 levando consigo toda desesperança. Ficou para o novo ano toda a responsabilidade de um recomeço de esperança, de recuperação e de volta por cima desse nosso país. Por mais que a classe política nos puxe para baixo, o empresariado é essencialmente brasil...
Foi-se o tempo em que a gente comprava aquela colônia preferida e a tampa era a famosa e inseparável tampa cega, que é aquela com rosca em que a vedação se dá por um disco de polexan colocado na parte interior no fundo da tampa. Isso evitava qualquer problema de vazamento d...
Estou coordenando um grande projeto que tem como objetivo terceirizar 100% dos produtos da empresa em que trabalho. Tenho alertado que a terceirização é o futuro da cosmetologia brasileira, considerando que as marcas de cosméticos que têm suas fábricas não querem construir...
As embalagens se dividem por famílias, sendo que a mais usada nos cosméticos é a dos plásticos. Encontramos os plásticos em praticamente todo produto cosmético. Se falarmos de shampoos, todas as peças são plásticas: frasco, tampa e rótulo. Em um perfume, o frasco é ...
Cada vez mais nos deparamos com a falta de gente e as urgências no dia a dia da fábrica. Como consequência, deixamos de cumprir ou pulamos etapas nos projetos e acabamos fazendo somente o que achamos ser mais importante. É óbvio que isso não é o correto, mas, entre o qu...
A indústria brasileira de embalagens para cosméticos tem dados interessantes. Não me canso de falar das difi culdades das embalagens injetadas, principalmente dos estojos para maquiagens. Em contrapartida, também falo da abundância de boas gráficas e da grande disponibi...
Em tempos de crise, devemos questionar mesmo o inquestionável. O nosso setor vive de lançamentos e sobrevive exaltando o bem-estar, a autoestima, a beleza, a sedução. Porém, sejamos “pés no chão”: tudo isso só vale se o produto der lucro, se conseguirmos pagar as n...
Já abordei esse assunto outras vezes, mas percebo que cada vez mais ele precisa ser discutido para alinhar a linguagem, principalmente no que diz respeito ao controle de qualidade das embalagens. Não se pode admitir que a principal ferramenta de venda de um cosmético, a par...
O tema central desta edição é a estabilidade de produtos, o que já me faz começar esse texto com um esclarecimento aqui necessário. O que é na verdade essa estabilidade? É um teste, ou melhor, uma série de testes necessários e exigidos pela Anvisa para a regularizaç...
Comprar um desodorante em um passado não tão distante era relativamente fácil, considerando-se as poucas marcas que existiam. Bastava entrar em uma farmácia (que era o principal canal de venda) e pedir um Mistral, Van Ness ou talvez o moderno Avanço, superinvestimento da pod...
Mais um ano se vai e, a exemplo do ano passado, pra não deixar saudade. E a gente achava que 2014 tinha sido um ano ruim... Na verdade, foi a famosa “marolinha” se comparado com o tsunami que foi esse 2015. Historicamente, o setor tem um primeiro semestre mais fraco que o...
As etapas do desenvolvimento de um produto são fruto de um bom e necessário briefing, seja em uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. Obviamente, nas pequenas empresas, o briefing é substituído pela presença física de cada um dos envolvidos no projeto, inclusive - e...
O tema central desta edição é o reposicionamento de mercado. Obviamente estamos falando de produto acabado, ponto de venda, etc. Não raras vezes nos deparamos dentro da empresa com essa grande dúvida e, basicamente, quando se quer reposicionar é porque alguma coisa não ...
Repetidas vezes temos aqui colocado a importância da embalagem para o sucesso de um produto. Da mesma forma, a participação da embalagem na cadeia de custos do produto também é muito importante. Diante disso, nada mais lógico do que ter na ponta deste processo um profiss...
Aproveitando um dos temas dessa edição, que aborda a rotulagem dos produtos cosméticos sob a ótica da Anvisa, é interessante ver o outro lado desse assunto, que será o foco desta coluna: as embalagens. Considerando as embalagens primárias e secundárias, obviamente a pr...
Mais um ano se foi. Outro chega e nele depositamos todas as nossas expectativas e esperanças, mesmo com certo desapontamento e certa desconfiança depois dos resultados das eleições. Para o nosso setor, tínhamos e temos a impressão de que, se o resultado fosse outro, estarí...
A Verdi Natural traz ao mercado o Sérum Facial de Vitamina C. Liv...
A Authentic Beauty Concept apresenta o Hand and Hair Cream, um creme hidratante ...
A Natura traz ao mercado a linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju. A novidade &...
A Shiseido apresenta as bases Synchro Skin Self-Refreshing e Synchro Ski...