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Todo produto cosmético, após ser fabricado, passa por análises físico-química e microbiológica quando requerido. Uma primeira amostra representativa do lote vai para o laboratório químico, que inicia as análises. Essa é uma rotina mandatória para a fabricação de um c...
A pandemia virou esse nosso mercado cosmético de cabeça para baixo, mas uma coisa é inegável: está valendo para comprovar aquela máxima que diz “em tempos de crise, só os fortes sobrevivem”. Mas quem são esses fortes? As grandes empresas? Aqueles que tinham um fôlego...
Sempre costumo escrever nesta coluna sobre temas técnicos e objetivos, mas, desta vez, vamos misturar o subjetivo também e mostrar que as embalagens e seus processos produtivos afetam diretamente o processo criativo e as inspirações dos designers, profi ssionais do mar...
Não dá para falar de embalagem sem mencionar o momento que estamos vivendo. Como todos sabem, é na crise que a gente tem que se reinventar e se superar, mesmo com dificuldades de toda ordem. A história nos conta que os grandes eventos nasceram na difi culd...
Não se assuste! É só para a gente discutir o tema e sanar dúvidas que tenho visto e ouvido no mercado. Para contextualizar, vamos lembrar que, em um passado não muito distante, não tínhamos prazo de validade para nenhum insumo, e o mesmo acontecia para os produtos acab...
Chegou 2020! Com ele, os bons ventos trazendo um forte e agradável cheiro de crescimento desse nosso mercado. Comecei no mercado cosmético em 1978 - está certo que no berçário da Avon, mas nunca vi tamanha euforia num início de ano. Na verdade, não é só euforia. São fat...
Mais um ano chega ao fim. Como diria aquele famoso locutor esportivo do passado, “crepúsculo de jogo, fecham-se as cortinas e termina o espetáculo”. Para algumas empresas, o ano realmente foi um espetáculo, principalmente o quarto trimestre, no fechar das cortinas. Pena...
Quem olha o setor cosmético de fora para dentro, principalmente vendo e ouvindo que não tem crise, imagina que vivemos em uma praia do Caribe, onde as águas são calmas e límpidas, onde o vento é uma brisa constante e o sol brilha o ano inteiro. Nós que estamos do lado d...
Quando falamos de embalagem, vêm logo à cabeça aquelas frases prontas dizendo que a embalagem vende o produto, a embalagem custa mais caro que o produto... Falando das dificuldades com as embalagens de maquiagem, da invasão das asiáticas, da importância do design... Enfim, ...
Como sabemos, nos cosméticos usamos as embalagens primárias, que são aquelas que entram em contato direto com o produto, e as secundárias, que são as demais. Eu sei que o título deve ter causado impacto em um primeiro momento, seguido de curiosidade para entender as raz...
Sempre me pergunto por que muitas empresas não fazem análise das suas embalagens no recebimento, mas não deixam de fazer nas matérias-primas. É sabido que o preço da embalagem na maioria das vezes é maior que o produto (bulk). Os problemas de qualidade nas embalagens s...
E aqui estamos nós novamente, com as esperanças renovadas para esse novo ano. Carnaval só em março e, tirando a catástrofe de Brumadinho, que monopoliza a mídia, parece que o país recomeça acelerado, buscando retomar os níveis de crescimento dos bons tempos em que a pol...
Estamos já praticamente batendo a porta de um novo ano. Esperanças renovadas, otimismo em alta. O filme parece o mesmo, mas sabemos no fundo que dessa vez não é. Ansiedade grande, querendo ver logo esse nosso setor voltar aos bons tempos de falta de insumos, falta de mão ...
No mês passado, aconteceu o segundo Fórum de Embalagens para Cosméticos, organizado pela Associação Brasileira de Cosmetologia e por mim coordenado. A ideia era trazer o que de melhor pudesse ter em se tratando de palestrantes, mas a gente queria mais, queria mudar o formato...
A responsabilidade é de todos, desde o produtor do material e da embalagem até o consumidor final...
oderíamos dar para essa coluna também os títulos “Embalagens com valor agregado”, “Embalagens diferenciadas”, “Embalagens para encantar o consumidor” ou “Embalagens que contam uma história” e até usar o termo da moda “storytelling”. Na verdade, o que m...
A Verdi Natural traz ao mercado o Sérum Facial de Vitamina C. Liv...
A Authentic Beauty Concept apresenta o Hand and Hair Cream, um creme hidratante ...
A Natura traz ao mercado a linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju. A novidade &...
A Shiseido apresenta as bases Synchro Skin Self-Refreshing e Synchro Ski...