Antonio Celso da Silva

Antonio Celso da Silva

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Todas as colunas

A importância do batoque

As embalagens se dividem por famílias, sendo que a mais usada nos cosméticos é a dos plásticos. Encontramos os plásticos em praticamente todo produto cosmético. Se falarmos de shampoos, todas as peças são plásticas: frasco, tampa e rótulo. Em um perfume, o frasco é ...

Controle da qualidade no recebimento

Cada vez mais nos deparamos com a falta de gente e as urgências no dia a dia da fábrica. Como consequência, deixamos de cumprir ou pulamos etapas nos projetos e acabamos fazendo somente o que achamos ser mais importante. É óbvio que isso não é o correto, mas, entre o qu...

Bisnagas rotuladas

A indústria brasileira de embalagens para cosméticos tem dados interessantes. Não me canso de falar das difi culdades das embalagens injetadas, principalmente dos estojos para maquiagens. Em contrapartida, também falo da abundância de boas gráficas e da grande disponibi...

Embalagens airless

Em tempos de crise, devemos questionar mesmo o inquestionável. O nosso setor vive de lançamentos e sobrevive exaltando o bem-estar, a autoestima, a beleza, a sedução. Porém, sejamos “pés no chão”: tudo isso só vale se o produto der lucro, se conseguirmos pagar as n...

Embalagens para cosméticos: carência de legislação

Já abordei esse assunto outras vezes, mas percebo que cada vez mais ele precisa ser discutido para alinhar a linguagem, principalmente no que diz respeito ao controle de qualidade das embalagens. Não se pode admitir que a principal ferramenta de venda de um cosmético, a par...

Teste de compatibilidade

O tema central desta edição é a estabilidade de produtos, o que já me faz começar esse texto com um esclarecimento aqui necessário. O que é na verdade essa estabilidade? É um teste, ou melhor, uma série de testes necessários e exigidos pela Anvisa para a regularizaç...

Embalagens para todos os tipos de desodorantes

Comprar um desodorante em um passado não tão distante era relativamente fácil, considerando-se as poucas marcas que existiam. Bastava entrar em uma farmácia (que era o principal canal de venda) e pedir um Mistral, Van Ness ou talvez o moderno Avanço, superinvestimento da pod...

Maquiagem: segurando as pontas na crise

Mais um ano se vai e, a exemplo do ano passado, pra não deixar saudade. E a gente achava que 2014 tinha sido um ano ruim... Na verdade, foi a famosa “marolinha” se comparado com o tsunami que foi esse 2015. Historicamente, o setor tem um primeiro semestre mais fraco que o...

Quando a embalagem realmente faz a diferença

As etapas do desenvolvimento de um produto são fruto de um bom e necessário briefing, seja em uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. Obviamente, nas pequenas empresas, o briefing é substituído pela presença física de cada um dos envolvidos no projeto, inclusive - e...

Reposicionamento: qual é o papel da embalagem?

O tema central desta edição é o reposicionamento de mercado. Obviamente estamos falando de produto acabado, ponto de venda, etc. Não raras vezes nos deparamos dentro da empresa com essa grande dúvida e, basicamente, quando se quer reposicionar é porque alguma coisa não ...

A importância do conhecimento do comprador

Repetidas vezes temos aqui colocado a importância da embalagem para o sucesso de um produto. Da mesma forma, a participação da embalagem na cadeia de custos do produto também é muito importante. Diante disso, nada mais lógico do que ter na ponta deste processo um profiss...

Rotulagem de Cosméticos

Aproveitando um dos temas dessa edição, que aborda a rotulagem dos produtos cosméticos sob a ótica da Anvisa, é interessante ver o outro lado desse assunto, que será o foco desta coluna: as embalagens. Considerando as embalagens primárias e secundárias, obviamente a pr...

Carência de eventos sobre embalagens

Mais um ano se foi. Outro chega e nele depositamos todas as nossas expectativas e esperanças, mesmo com certo desapontamento e certa desconfiança depois dos resultados das eleições. Para o nosso setor, tínhamos e temos a impressão de que, se o resultado fosse outro, estarí...

Embalagens para produtos hidroalcoólicos

Essa última edição do ano da revista tem como um dos temas de destaque os produtos hidroalcoólicos. Suas fórmulas têm como principais matérias-primas a água desmineralizada e o álcool etílico, que pode ser originário da cana-de-açúcar, de cereais ou de algum outro ve...

Estojos de maquiagem em papel

Não raras vezes tenho abordado as dificuldades que o mercado brasileiro de cosméticos encontra para conseguir suas embalagens de maquiagem, notadamente nos estojos compactados. As grandes empresas do passado conhecidas como especialistas na fabricação dessas embalagens, em su...

Mercado brasileiro de embalagens para cosméticos

O mercado cosmético brasileiro não viveu um bom ano em 2013. A entidade representativa do setor divulgou resultados (ainda não oficiais) que se mostraram bem inferiores aos dos anos anteriores. Por outro lado, vimos uma boa movimentação na indústria de embalagens para co...

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