Wallace Magalhães

Wallace Magalhães

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Todas as colunas

Bolo de coco e creme antiaging

Quando eu era garoto, minha mãe fazia bolo, biscoito, roscas e pães em casa. Ela gostava de fazer esses quitutes, o que era comum no interior de Minas. Entre os meus 8 e 11 anos, comecei a ajudá-la. Achava interessante o processo de medir e misturar ingredientes, avaliar o aspect...

Informação no P&D

Ainda hoje, muita gente não percebeu que informação é a essência do P&D. Nenhuma empresa monta um laboratório nem contrata pessoal especializado para preparar e apresentar amostras. Seria muito caro. Obviamente, as amostras são absolutamente imprescindíveis na criação de um novo ...

Questões funcionais do P&D

Tenho abordado assuntos de interesse funcional para o P&D, que nem sempre são tratados com o destaque necessário porque há a natural predominância dos assuntos técnicos. O especialista em P&D precisa entender também o seu papel estratégico. Em uma atividade de base tecnológica, a...

Cosméticos Y: oportunidades

Na coluna da edição março/abril de 2014, apresentei os cosméticos como uma equação, a partir de uma correlação gráfi ca, mostrando o efeito de cosméticos, alimentos e medicamentos na qualidade de vida e na produtividade das pessoas. Para quem não viu a publicação ou não...

O novo desafio das embalagens

É comum ouvir muito sobre ingredientes, formulações, estudos de estabilidade, segurança e eficácia no P&D, mas não se fala das embalagens com o destaque necessário. Mesmo que criadas fora dos domínios dos laboratórios de desenvolvimento, a elaboração do projeto de embalagem...

O desafio da continuidade

Como todas as atividades, o setor de cosméticos sofre grande impacto com a pandemia do novo coronavírus. A abrupta mudança é totalmente inédita e exigirá correções de curso. Mesmo no estado atual das coisas, haverá importante demanda de mercado, que deve ser até maior que o previ...

Desenvolvimento de produtos para a pele

Os produtos para o cuidado da pele não ocupam o topo da lista de consumo no mercado brasileiro, mas há razões para acreditar que esta categoria irá crescer nos próximos anos. O aumento da expectativa de vida e a hostilidade crescente das condições ambientais já seriam motivos ...

Desenvolvimento de formulação: ciência ou arte?

Você já deve ter ouvido falar que desenvolver uma formulação é uma arte. A princípio, você pode até não entender por que abordar este tema em uma revista técnica, mas esta noção não é tão inócua como parece e pode representar um enorme risco de orientação - ou até comprometer a e...

Certo ou errado?

Existem, basicamente, três maneiras, ou seja, três jeitos de realizar uma mesma tarefa. O jeito certo, o errado e o “mais ou menos”. Quando alguém realiza uma tarefa, vai se encaixar em uma destas três classes. Pode parecer simplista, mas só existem estas três. É assim em toda...

Conflitos do P&D

Já vai longe o tempo em que o pessoal de P&D devia saber só preparar formulações, que seu habitat natural era a bancada do laboratório e suas ferramentas eram os ingredientes e as formulações que conhecia. Mais que nunca, o P&D é hoje uma atividade múltipla e de vários e novos de...

A digitalização no P&D

Parece que, defi nitivamente, uma digitalização ampla está chegando à indústria brasileira de cosméticos. Talvez um pouco tardiamente, mas antes tarde do que nunca. Mesmo porque, neste caso, ‘nunca’ não é mais uma possibilidade. A digitalização é uma questão de competitividade, d...

O desafio da originalidade

É um erro perigoso achar que falar sobre originalidade seja um assunto fora da pauta do P&D. Todo especialista em P&D - seja de cosméticos ou não - deve se preocupar em compreender os princípios, os valores e até os riscos da originalidade. A primeira vantagem que se enxerga em u...

O Futuro do P&D

Você já se deu conta dos produtos “essenciais” que nem existem mais? Videocassete, fax, lista telefônica, guias impressos, máquina de escrever, e por aí vai. Lembra das locadoras de vídeo? O futuro é naturalmente fatal para produtos e empresas que ficam obsoletos. Os cosmético...

A saga dos conservantes

Existe hoje um questionamento geral a respeito dos conservantes que atinge também os produtos de cuidados pessoais. Esta discussão chegou até o grande público de maneira muito intensa, marcando tendência, e fez com que os conservantes, que nunca foram muito bem-vistos, ficassem a...

Como aproveitar ao máximo uma palestra

A indústria de cosméticos é caracterizada pelo grande número de lançamentos, o que exige muito da equipe técnica, principalmente do pessoal de P&D. Os novos produtos podem ser de classes totalmente diferentes, abrangendo fundamentos e tecnologias totalmente distintas, como máscar...

O jogo dos sete erros

Quando eu era garoto, gostava muito de fazer os jogos dos sete erros que vinham em jornais e revistas. Mesmo imaginando que todos conheçam, cabe explicar que a brincadeira consiste em comparar dois desenhos aparentemente idênticos, mas que, na verdade, têm diferenças sutis. Falta...

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