Carlos Alberto Pacheco

Carlos Alberto Pacheco

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Todas as colunas

Uma realidade crescente – a consolidação da terceira idade

“Terceira idade” é uma expressão que recentemente e com muita rapidez popularizou-se no vocabulário brasileiro. Ela se originou na França com a implantação, nos anos 1970, da Universités du Troisième Âge, sendo incorporada ao vocabulário anglo-saxão com a criação...

Um olhar sobre os números dos IDHM

Esses números são uma ferramenta importante para o estrategista de marketing direcionar melhor seus lançamentos...

Um olhar sobre o brilho do segmento de maquiagem

Na mente de muitos consumidores, o mercado de cosmético se confunde com o de maquiagem. Não é para tanto, pois, enquanto os segmentos de desodorantes, xampus e sabonetes remetem à ideia de higiene pessoal, a maquiagem, ao lado do segmento de perfumaria, aponta para o que talv...

O poder de uma marca

Qual é a sua “marca”? Você já deve ter escutado essa frase. Fora essa conotação popular, no mundo empresarial “marca” é definida pela lei nº 9.279 de 14/5/1996, conhecida como Lei da Propriedade Industrial, como “todo sinal distintivo, visualmente perceptível, q...

A vantagem competitiva e o papel do substituto

A forma mais evidente de substituição é a troca de um produto ou serviço por outro com a mesma forma e que desempenhe a mesma função...

Seja bem-vindo o novo luxo

Há poucos dias, li uma matéria no jornal DCI (Diário Comércio Indústria & Serviços) de 6/11/2012, na página 8, cujo tema, embora não se trate de uma novidade, ainda impressiona: o crescimento do mercado de luxo no país. A expectativa de crescimento desse mercado, em cinc...

Gestão matricial de produto

As organizações em geral têm se estruturado de forma a garantir a gestão adequada do portfólio de produtos e marcas, organizando suas equipes por famílias de produto, de acordo com o porte e a diversidade de suas linhas. De certa forma, o diretor de marketing é o líder de...

Benchmarking: quem é ele?

O profissional de marketing com perfil agressivo sempre está atento a novos benchmarkings...

Decifra-me ou te devoro!

É mais do que sabido que os padrões de consumo e o significado do ato de comprar variam de pessoa para pessoa, pois, assim como os dedos de uma mão são diferentes, a personalidade e a necessidade de cada um são distintas. Inúmeros fatores influem no ato da compra, como o se...

O agradável odor do mercado nacional

A história do perfume é bem antiga. Acredita-se que a primitiva perfumaria teve início com a queima de substâncias viscosas e resinas como incenso, em cerimônias religiosas. Em consequência disso, a palavra “perfume” vem do latim “per fumum”, que significa “pelo f...

7 bilhões de pessoas!

Gerenciar a sede de consumo de 7 bilhões de habitantes não é algo fácil. Estamos diante de uma transformação que tende a mudar radicalmente a face do planeta...

O porta a porta em nossa vida

A força do contato pessoal em uma economia madura...

Acompanhando o ciclo de vida do produto

Você já ouviu falar em matriz BCG? Essa é a sigla de um método de análise de compostos de produtos, também conhecido por “portfólio de produtos ou negócios”, desenvolvido pela consultoria Boston Consulting Group, que nos ajuda a entender o grau de atratividade de dete...

Conhecimento extra como diferencial

Não existe o manual perfeito para descrever um processo de lançamento de um produto, visto que as especificidades de cada produto, empresa, mercado e circunstância divergem. Porém, há passos indispensáveis que devem ser percorridos no intuito de evitar tropeços, como: a ge...

Fotografia do País na primeira década do século 21

É assim, como uma fotografia, que podemos definir os dados fresquinhos divulgados pelo IBGE, referentes a abril, sobre a vida do Brasil nos últimos dez anos. Esses dados mostram a cara desse imenso e complexo País, tal como ele é. O relatório mostra um aumento de 12,5% na...

Ascensão social e novos hábitos de consumo

Já não é mais “um sonho” realizar antigos desejos de consumo: só é preciso tirá-los da gaveta...

Novos Produtos