Carlos Alberto Pacheco

Carlos Alberto Pacheco

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Todas as colunas

Gestão matricial de produto

As organizações em geral têm se estruturado de forma a garantir a gestão adequada do portfólio de produtos e marcas, organizando suas equipes por famílias de produto, de acordo com o porte e a diversidade de suas linhas. De certa forma, o diretor de marketing é o líder de...

Benchmarking: quem é ele?

O profissional de marketing com perfil agressivo sempre está atento a novos benchmarkings...

Decifra-me ou te devoro!

É mais do que sabido que os padrões de consumo e o significado do ato de comprar variam de pessoa para pessoa, pois, assim como os dedos de uma mão são diferentes, a personalidade e a necessidade de cada um são distintas. Inúmeros fatores influem no ato da compra, como o se...

O agradável odor do mercado nacional

A história do perfume é bem antiga. Acredita-se que a primitiva perfumaria teve início com a queima de substâncias viscosas e resinas como incenso, em cerimônias religiosas. Em consequência disso, a palavra “perfume” vem do latim “per fumum”, que significa “pelo f...

7 bilhões de pessoas!

Gerenciar a sede de consumo de 7 bilhões de habitantes não é algo fácil. Estamos diante de uma transformação que tende a mudar radicalmente a face do planeta...

O porta a porta em nossa vida

A força do contato pessoal em uma economia madura...

Acompanhando o ciclo de vida do produto

Você já ouviu falar em matriz BCG? Essa é a sigla de um método de análise de compostos de produtos, também conhecido por “portfólio de produtos ou negócios”, desenvolvido pela consultoria Boston Consulting Group, que nos ajuda a entender o grau de atratividade de dete...

Conhecimento extra como diferencial

Não existe o manual perfeito para descrever um processo de lançamento de um produto, visto que as especificidades de cada produto, empresa, mercado e circunstância divergem. Porém, há passos indispensáveis que devem ser percorridos no intuito de evitar tropeços, como: a ge...

Fotografia do País na primeira década do século 21

É assim, como uma fotografia, que podemos definir os dados fresquinhos divulgados pelo IBGE, referentes a abril, sobre a vida do Brasil nos últimos dez anos. Esses dados mostram a cara desse imenso e complexo País, tal como ele é. O relatório mostra um aumento de 12,5% na...

Ascensão social e novos hábitos de consumo

Já não é mais “um sonho” realizar antigos desejos de consumo: só é preciso tirá-los da gaveta...

Apreço sobrepõe-se a preço!

Começou, mas não acabou! A mudança do ano, sob o ponto de vista prático, é apenas uma sequência de dias e, num país sem um plano diretor sólido, não há como esperar que as necessárias reformas fiscais e de atitudes – sobre as quais tanto se fala, mas tão pouco se re...

O grande dilema da nanotecnologia

O Ministério da Saúde afirmou que não é sua responsabilidade formular uma política industrial para a produção de matérias-primas nanoparticuladas...

Ferramentas de pesquisa para análise de marketing

Instrumentos para facilitar a vida do homem de marketing no lançamento de produtos...

Competência coletiva, o que é isto?

Em vez de definirmos esse conceito, vamos construí-lo. Há não muito tempo, vem sendo dito que a Competência Coletiva é o principal ativo de uma empresa. Eu fico me perguntando por que levamos tanto tempo para enxergar essa realidade. Foi preciso o conhecimento ganhar a veloc...

O mundo está menor ou apenas desproporcional?

A solução dos problemas de desequilíbrio mundial não passa, necessariamente, pelo segmento cosmético, mas com certeza ajudará a promover o bem-estar daqueles que estão buscando soluções para o mundo em que vivemos...

Biodiversidade no mapa de risco global de 2010

Em janeiro, foi divulgado o Relatório do World Economic Forum (WEF), que destacou os principais riscos que envolverão os negócios mundiais, no curto prazo. O WEF é uma respeitada organização não governamental e internacional, que reúne diversos expoentes da sociedade c...

Novos Produtos