Carlos Alberto Pacheco

Carlos Alberto Pacheco

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Todas as colunas

A quantas anda o bem-estar?

O IBGE divulgou no início do mês de junho um estudo recente que retrata a percepção do estado de saúde, estilo de vida e doenças crônicas não transmissíveis do Brasil com dados coletados no censo de 2010. O objetivo do estudo era medir a percepção do estado de saúd...

A crise hídrica

Não houve um planejamento hídrico do governo e certamente seremos afetados simultaneamente no bolso e no conforto...

O que a OCDE tem a nos dizer?

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)* vem, há vários anos, ajudando de diversas formas os governos dos Estados Membros a desenvolverem políticas que resultem em vidas melhores para os seus cidadãos. Há mais de 50 anos, produziu estatística...

Hábitos

Chegou a hora de dar adeus para 2014, um ano intenso, sobretudo por causa do cenário político-social (falta de água em São Paulo, crise da Ucrânia/Rússia, eleições, Copa do Mundo...). No entanto, não antes de darmos uma última olhada no que hoje já é passado, mas que ...

Por onde andou a economia no primeiro semestre?

Como um termômetro, a balança comercial ajuda a medir a temperatura do mercado do ponto de vista da importação e exportação de bens. Por isso, é importante dar uma olhada em seus dados periodicamente e cruzá-los com as informações internas da empresa, a fim de verificar...

Construindo cenários

É preciso ter um método de previsão para que possamos construir os cenários sempre com as mesmas ferramentas...

Cinco tendências globais

A descrição de um cenário, como o próprio nome evoca, é a idealização de uma realidade futura, porém não assertiva, baseada em um modelo construído a partir de indicadores históricos, tais como indicadores sociais, econômicos, políticos e ambientais, entre muitos out...

Balança Comercial - um olhar mais distante

O mercado estrangeiro se apresenta como uma das alternativas interessantes para os que objetivam crescimentos robustos no ano de 2014...

Novos produtos: algumas armadilhas a evitar

Os profissionais de marketing têm papel-chave no processo de desenvolvimento de novos produtos, identificando e avaliando novas oportunidades ou, às vezes, revisando antigas ideias esquecidas. Esse processo de preferência deve ser feito com o P&D e com as pessoas de campo. O d...

Uma realidade crescente – a consolidação da terceira idade

“Terceira idade” é uma expressão que recentemente e com muita rapidez popularizou-se no vocabulário brasileiro. Ela se originou na França com a implantação, nos anos 1970, da Universités du Troisième Âge, sendo incorporada ao vocabulário anglo-saxão com a criação...

Um olhar sobre os números dos IDHM

Esses números são uma ferramenta importante para o estrategista de marketing direcionar melhor seus lançamentos...

Um olhar sobre o brilho do segmento de maquiagem

Na mente de muitos consumidores, o mercado de cosmético se confunde com o de maquiagem. Não é para tanto, pois, enquanto os segmentos de desodorantes, xampus e sabonetes remetem à ideia de higiene pessoal, a maquiagem, ao lado do segmento de perfumaria, aponta para o que talv...

O poder de uma marca

Qual é a sua “marca”? Você já deve ter escutado essa frase. Fora essa conotação popular, no mundo empresarial “marca” é definida pela lei nº 9.279 de 14/5/1996, conhecida como Lei da Propriedade Industrial, como “todo sinal distintivo, visualmente perceptível, q...

A vantagem competitiva e o papel do substituto

A forma mais evidente de substituição é a troca de um produto ou serviço por outro com a mesma forma e que desempenhe a mesma função...

Seja bem-vindo o novo luxo

Há poucos dias, li uma matéria no jornal DCI (Diário Comércio Indústria & Serviços) de 6/11/2012, na página 8, cujo tema, embora não se trate de uma novidade, ainda impressiona: o crescimento do mercado de luxo no país. A expectativa de crescimento desse mercado, em cinc...

Gestão matricial de produto

As organizações em geral têm se estruturado de forma a garantir a gestão adequada do portfólio de produtos e marcas, organizando suas equipes por famílias de produto, de acordo com o porte e a diversidade de suas linhas. De certa forma, o diretor de marketing é o líder de...

Novos Produtos