Carlos Alberto Pacheco

Carlos Alberto Pacheco

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Um olhar sobre os números dos IDHM

Esses nmeros so uma ferramenta importante para o estrategista de marketing direcionar melhor seus lanamentos...

Um olhar sobre o brilho do segmento de maquiagem

Na mente de muitos consumidores, o mercado de cosmtico se confunde com o de maquiagem. No para tanto, pois, enquanto os segmentos de desodorantes, xampus e sabonetes remetem ideia de higiene pessoal, a maquiagem, ao lado do segmento de perfumaria, aponta para o que talvez s...

O poder de uma marca

Qual a sua marca? Voc j deve ter escutado essa frase. Fora essa conotao popular, no mundo empresarial marca definida pela lei n 9.279 de 14/5/1996, conhecida como Lei da Propriedade Industrial, como todo sinal distintivo, visualmente perceptvel, que identifica e di...

A vantagem competitiva e o papel do substituto

A forma mais evidente de substituio a troca de um produto ou servio por outro com a mesma forma e que desempenhe a mesma funo...

Seja bem-vindo o novo luxo

H poucos dias, li uma matria no jornal DCI (Dirio Comrcio Indstria & Servios) de 6/11/2012, na pgina 8, cujo tema, embora no se trate de uma novidade, ainda impressiona: o crescimento do mercado de luxo no pas. A expectativa de crescimento desse mercado, em cinco anos, d...

Gesto matricial de produto

As organizaes em geral tm se estruturado de forma a garantir a gesto adequada do portflio de produtos e marcas, organizando suas equipes por famlias de produto, de acordo com o porte e a diversidade de suas linhas. De certa forma, o diretor de marketing o lder dessa gest...

Benchmarking: quem é ele?

O profissional de marketing com perfil agressivo sempre est atento a novos benchmarkings...

Decifra-me ou te devoro!

mais do que sabido que os padres de consumo e o significado do ato de comprar variam de pessoa para pessoa, pois, assim como os dedos de uma mo so diferentes, a personalidade e a necessidade de cada um so distintas. Inmeros fatores influem no ato da compra, como o sexo, a ...

O agradvel odor do mercado nacional

A histria do perfume bem antiga. Acredita-se que a primitiva perfumaria teve incio com a queima de substncias viscosas e resinas como incenso, em cerimnias religiosas. Em consequncia disso, a palavra perfume vem do latim per fumum, que significa pelo fumo. Um dos pri...

7 bilhões de pessoas!

Gerenciar a sede de consumo de 7 bilhes de habitantes no algo fcil. Estamos diante de uma transformao que tende a mudar radicalmente a face do planeta...

O porta a porta em nossa vida

A fora do contato pessoal em uma economia madura...

Acompanhando o ciclo de vida do produto

Voc j ouviu falar em matriz BCG? Essa a sigla de um mtodo de anlise de compostos de produtos, tambm conhecido por portflio de produtos ou negcios, desenvolvido pela consultoria Boston Consulting Group, que nos ajuda a entender o grau de atratividade de determinado segm...

Conhecimento extra como diferencial

No existe o manual perfeito para descrever um processo de lanamento de um produto, visto que as especificidades de cada produto, empresa, mercado e circunstncia divergem. Porm, h passos indispensveis que devem ser percorridos no intuito de evitar tropeos, como: a gerao d...

Fotografia do Pas na primeira dcada do sculo 21

assim, como uma fotografia, que podemos definir os dados fresquinhos divulgados pelo IBGE, referentes a abril, sobre a vida do Brasil nos ltimos dez anos. Esses dados mostram a cara desse imenso e complexo Pas, tal como ele . O relatrio mostra um aumento de 12,5% na popu...

Ascensão social e novos hábitos de consumo

J no mais um sonho realizar antigos desejos de consumo: s preciso tir-los da gaveta...

Apreo sobrepe-se a preo!

Comeou, mas no acabou! A mudana do ano, sob o ponto de vista prtico, apenas uma sequncia de dias e, num pas sem um plano diretor slido, no h como esperar que as necessrias reformas fiscais e de atitudes sobre as quais tanto se fala, mas to pouco se realiza - aconte...

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