Carlos Alberto Trevisan

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Todas as colunas

A frustração da Qualidade

O conteúdo desta coluna, sobre a frustração na implantação de processos de qualidade em empresas, não é inédito, já tive oportunidade de abordá-lo em edições anteriores. Esta versão é uma atualização do que escrevi anteriormente, dirigida especialmente para atende...

Excelência Operacional

O conceito de que a resolução de problemas, o trabalho em equipe e os resultados de liderança são impulsionados pela implementação consistente e exigente da estratégia de negócios da empresa é denominado Excelência Operacional. A Excelência Operacional é uma filoso...

Reflexões

Está claro para os leitores que a má qualidade de um produto ou serviço e a consequente frustação da expectativa do cliente podem provocar danos irreparáveis à empresa. No atual estágio das comunicações, quando os fatos são difundidos quase instantaneamente, é fundame...

Inteligência artificial e Qualidade

Como muitos de nós já sabemos, a utilização da inteligência artificial está cada vez mais sendo aplicada em ampla variedade inimaginável de atividades, de modo a possibilitar melhorias, atualizações, resultados econômicos e ambientais e a valorização do fator humano. ...

Custo da Qualidade

Nesta oportunidade, vou abordar um dos aspectos mais importantes, mas que infelizmente é pouco considerado, quando se aborda o assunto Qualidade. Na maioria dos casos, as empresas consideram que são custos da Qualidade: o retrabalho, as perdas, o recall etc. Igualmente, e o que...

Bases para um Sistema de Gestão da Qualidade

Nesta oportunidade vou mencionar alguns pontos importantes a serem considerados na elaboração de um Sistema de Gestão da Qualidade. Um dos pontos a ser considerado é denominado custo da Qualidade. Para apresentar um tópico para a discussão sobre custo da Qualidade, ...

Atualização da RDC n.o 48/13

Em 2023, a RDC n.o 48/13 completou 10 anos de publicação. Essa resolução introduziu novas considerações sobre a RDC n.o 348/97, que enfatizava a abordagem do sistema da Qualidade. A RDC n.o 48/13 incluiu o conceito da análise de risco nas atividades, conceito este que a...

A IA e a qualidade

A implantação do conceito de Indústria 4.0 foi fundamental para permitir a tendência de automação e de manipulação de informações nas atividades da produção, incluindo sistemas, internet das coisas, tecnologia da informação e comunicação, nuvem e computação, int...

Dia mundial da Qualidade

Introduzido em 1990, o Dia Mundial da Qualidade é comemorado todo ano, na segunda quinta-feira do mês de novembro, e tem por objetivo mostrar a relevância do tema para a produtividade e para a competitividade das organizações, incrementando a conscientização global sobre a...

Para manter clientes satisfeitos

Nós sabemos que cada vez mais a retenção de clientes é um processo contínuo que está relacionado a todos os aspectos de todas as atividades da empresa. Existe um famoso ditado que explicita a relação entre cliente e fornecedor: “É mais econômico manter um cliente do q...

A integração entre os sistemas de gestão

Na atualidade, muitas empresas, pelas mais variadas razões, implantaram pelo menos quatro sistemas de gestão. Essa prática acarretou uma enorme série de procedi- mentos, documentos, treinamentos etc., os quais muitas vezes se sobrepõem às técnicas de implantação e avalia...

Como as práticas ESG impactam as atividades

Dando continuação à coluna anterior, abordarei outro aspecto que consideramos importante para que se alcance, nas organizações, um estágio que contemple os requisitos das práticas ESG. O aspecto ambiental envolve todos os grupos de atividade nas quais os efeitos impacta...

A Qualidade como ferramenta do ESG

Como sabemos, ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, significando utilizar fatores ambientais, sociais e de governança para avaliar empresas e países sobre o quão avançados estão em relação à sustentabilidade. As ações necessárias para ...

Confiança nas relações

Nesta oportunidade vou abordar um tópico que muitas vezes é ignorado na maioria das relações entre empresas: a confiança nas relações. É conhecido o fato de que o relacionamento entre empresas tem por base a confiança recíproca entre elas. Partindo desse pressuposto,...

O universo das normas

Podemos considerar que as normas são diretrizes que, se forem devidamente cumpridas, proporcionarão a garantia de que os objetivos da Qualidade serão atingidos. É bem conhecido o conceito de que para se obter sucesso em quaisquer atividades devem ser aplicadas as melhores ...

Riscos: conceito e efeitos

Retorno aqui à abordagem do tema riscos, tendo em vista a importância que esse assunto tem ganhado diante dos questiona- mentos feitos pelas autoridades sanitárias, notadamente quando das inspeções. Podemos definir risco como a probabilidade da ocorrência de um evento, ...

Novos Produtos