Carlos Alberto Trevisan

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Todas as colunas

Treinamento

Nesta oportunidade, vou abordar aspectos do treinamento de colaboradores, um tema de fundamental importância para qualquer atividade, especialmente aquela relativa à Qualidade. Iniciando, vamos considerar a observação de William James (1842-1910), filósofo e psicólogo no...

Comunicação e Qualidade – Parte 2

Ao entender a mensagem de um comu- nicado, o ouvinte, automaticamente, amplia sua capacidade de ouvir e, consequentemente, de compreender o conteúdo do que está sendo transmiti- do. Assim ele estará apto a receber as mensagens sem distorções ou ruídos. Quando o ouvinte e...

Comunicação e Qualidade Parte 1

Para iniciar, mas uma vez quero lembrar a expressão popularizada pelo saudoso comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha, que diz: “Quem não se comunica se trumbica”. Essa expressão é uma premissa válida para todas as atividades, pois não é muito difícil supor que ...

Não conformidade

Na maioria das organizações, as não conformidades têm aspecto de terror, acarretando punições e acusações entre os departamentos e entre os colaboradores. Como sabemos, “não conformidade” significa o não atendimento de um requisito. Essa definição claramente...

Cultura organizacional e sistema da qualidade

Como é do conhecimento, uma das grandes dificuldades para introduzir uma inovação, como os princípios da qualidade por meio do sistema da qualidade, nas empresas é a chamada cultura da organização. Considera-se cultura da organização o conjunto de comportamentos, at...

Volta às origens

Nesta oportunidade, vou fazer uma breve reflexão sobre a verdadeira importância das Resoluções de Diretoria Colegiada (RDCs) que são emitidas pela Anvisa para o comprometimento das empresas. Em princípio, pode parecer estranha essa minha proposta, mas a seguir o leitor v...

Risco da Qualidade

Alguns poderão considerar que o título da presente coluna é controverso, pois quando existe a Qualidade não existe risco Recentemente participei de forma remota, por razões óbvias, do Congresso Anual da ASQ – American Quality Society, quando me chamou a atenção uma apre...

Vigilância contínua

A atual pandemia exige das organizações que cumpram e façam cumprir as determinações sanitárias de segurança, que envolvem o distanciamento, a proteção individual, o trabalho remoto, etc. Algumas empresas, negligentemente, não proporcionam aos seus colaboradores mei...

Motivação e pandemia

No Brasil estamos presenciando uma situação caótica por causa de indefi nições nas áreas da saúde e da economia diante da pandemia da Covid-19. Nas empresas, as restrições e as limitações introduzidas com a finalidade de prevenir a propagação do vírus acarr...

A importância da participação

Vou aproveitar esta oportunidade para recordar alguns princípios que acredito serem relevantes para o processo da Qualidade. O princípio mais importante para esse processo é o da responsabilidade da administração quanto ao estabelecimento dos parâmetros da Qualidade que vã...

Retorno às origens

Vou falar das origens da Qualidade sem, entretanto, retornar aos primórdios da humanidade, onde tudo começou. Pode-se dizer que a Qualidade surgiu com a Revolução Industrial e a disseminação da produção em série. Contudo, na forma como é conhecida hoje, a Qualidade ...

Pandemia e comportamento

Inicio esta coluna fazendo uma pergunta: Qual é a efetiva utilidade, a médio e longo prazo, para as ações da Qualidade, de algumas das imposições que foram feitas à população para evitar a proliferação dos casos de coronavírus? Pode parecer estranho, mas, se observarm...

A neurociência na Qualidade

O leitor poderá considerar estranho abordar a importância da neurociência em uma coluna sobre Qualidade. Entretanto, uma vez mais, eu gostaria de lembrar que um dos princípios adotados pela Qualidade diz: “Quem faz Qualidade são pessoas”. Nos cursos, nas palestras, no...

Semelhança e coincidência

Sem a intenção de utilizar a atual pandemia causada pelo novo coronavírus como parâmetro, nesta oportunidade vou fazer uma reflexão com o objetivo de apontar, de modo inquestionável, as consequências da ausência de ações preventivas contra não conformidades, pode...

Planejamento da qualidade

O planejamento da qualidade é a atividade de criar metas e estabelecer os meios necessários para atingi-las...

A ISO 22716 e suas implicações nas exportações

Várias empresas terceiristas de fabricação de cosméticos têm me consultado sobre os seus clientes que pretendem exportar seus produtos e que, para isso, necessitam se adequar à norma ISO 22716-207. Esta é uma norma internacional não internalizada no Brasil, porém aceita,...

Novos Produtos