Carlos Alberto Trevisan

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Todas as colunas

Bases para um Sistema de Gestão da Qualidade

Nesta oportunidade vou mencionar alguns pontos importantes a serem considerados na elaboração de um Sistema de Gestão da Qualidade. Um dos pontos a ser considerado é denominado custo da Qualidade. Para apresentar um tópico para a discussão sobre custo da Qualidade, ...

Dia mundial da Qualidade

Introduzido em 1990, o Dia Mundial da Qualidade é comemorado todo ano, na segunda quinta-feira do mês de novembro, e tem por objetivo mostrar a relevância do tema para a produtividade e para a competitividade das organizações, incrementando a conscientização global sobre a...

Para manter clientes satisfeitos

Nós sabemos que cada vez mais a retenção de clientes é um processo contínuo que está relacionado a todos os aspectos de todas as atividades da empresa. Existe um famoso ditado que explicita a relação entre cliente e fornecedor: “É mais econômico manter um cliente do q...

A integração entre os sistemas de gestão

Na atualidade, muitas empresas, pelas mais variadas razões, implantaram pelo menos quatro sistemas de gestão. Essa prática acarretou uma enorme série de procedi- mentos, documentos, treinamentos etc., os quais muitas vezes se sobrepõem às técnicas de implantação e avalia...

Como as práticas ESG impactam as atividades

Dando continuação à coluna anterior, abordarei outro aspecto que consideramos importante para que se alcance, nas organizações, um estágio que contemple os requisitos das práticas ESG. O aspecto ambiental envolve todos os grupos de atividade nas quais os efeitos impacta...

A Qualidade como ferramenta do ESG

Como sabemos, ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, significando utilizar fatores ambientais, sociais e de governança para avaliar empresas e países sobre o quão avançados estão em relação à sustentabilidade. As ações necessárias para ...

Confiança nas relações

Nesta oportunidade vou abordar um tópico que muitas vezes é ignorado na maioria das relações entre empresas: a confiança nas relações. É conhecido o fato de que o relacionamento entre empresas tem por base a confiança recíproca entre elas. Partindo desse pressuposto,...

O universo das normas

Podemos considerar que as normas são diretrizes que, se forem devidamente cumpridas, proporcionarão a garantia de que os objetivos da Qualidade serão atingidos. É bem conhecido o conceito de que para se obter sucesso em quaisquer atividades devem ser aplicadas as melhores ...

Riscos: conceito e efeitos

Retorno aqui à abordagem do tema riscos, tendo em vista a importância que esse assunto tem ganhado diante dos questiona- mentos feitos pelas autoridades sanitárias, notadamente quando das inspeções. Podemos definir risco como a probabilidade da ocorrência de um evento, ...

Treinamento

Nesta oportunidade, vou abordar aspectos do treinamento de colaboradores, um tema de fundamental importância para qualquer atividade, especialmente aquela relativa à Qualidade. Iniciando, vamos considerar a observação de William James (1842-1910), filósofo e psicólogo no...

Comunicação e Qualidade – Parte 2

Ao entender a mensagem de um comu- nicado, o ouvinte, automaticamente, amplia sua capacidade de ouvir e, consequentemente, de compreender o conteúdo do que está sendo transmiti- do. Assim ele estará apto a receber as mensagens sem distorções ou ruídos. Quando o ouvinte e...

Comunicação e Qualidade Parte 1

Para iniciar, mas uma vez quero lembrar a expressão popularizada pelo saudoso comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha, que diz: “Quem não se comunica se trumbica”. Essa expressão é uma premissa válida para todas as atividades, pois não é muito difícil supor que ...

Não conformidade

Na maioria das organizações, as não conformidades têm aspecto de terror, acarretando punições e acusações entre os departamentos e entre os colaboradores. Como sabemos, “não conformidade” significa o não atendimento de um requisito. Essa definição claramente...

Cultura organizacional e sistema da qualidade

Como é do conhecimento, uma das grandes dificuldades para introduzir uma inovação, como os princípios da qualidade por meio do sistema da qualidade, nas empresas é a chamada cultura da organização. Considera-se cultura da organização o conjunto de comportamentos, at...

Volta às origens

Nesta oportunidade, vou fazer uma breve reflexão sobre a verdadeira importância das Resoluções de Diretoria Colegiada (RDCs) que são emitidas pela Anvisa para o comprometimento das empresas. Em princípio, pode parecer estranha essa minha proposta, mas a seguir o leitor v...

Risco da Qualidade

Alguns poderão considerar que o título da presente coluna é controverso, pois quando existe a Qualidade não existe risco Recentemente participei de forma remota, por razões óbvias, do Congresso Anual da ASQ – American Quality Society, quando me chamou a atenção uma apre...

Novos Produtos