Lúdico e Democrático

Erica Franquilino

Lúdico e Democrático

Formulações

Lançamentos e tendências

Matérias-Primas

Radar

 

matéria publicada na revista Cosmetics & Toiletries Brasil, Nov/Dez de 2018, Vol. 30 Nº 6 (pág 17 a 20)

 

 

 

Lúdico e Democrático

     A diversificação de cores e as inovações em texturas, efeitos e acabamentos – movimento que se consolidou na última década – elevaram o esmalte ao status de acessório de moda. O Brasil é o segundo maior mercado consumidor na categoria, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados da Abihpec. A entidade informa que o consumo no segmento passou de R$ 1,8 bilhões em 2016 para R$ 2 bilhões no ano passado – um crescimento de 12%. Esmaltes representam, em valor, 24% do mercado de maquiagem no Brasil.

     De acordo com a Euromonitor, Risqué (Coty), Maybelline (L’Oréal) e Impala (Mundial) ocuparam as três primeiras posições no ranking das principais marcas de esmaltes no Brasil em 2017, considerando o faturamento de vendas. A projeção de crescimento (deflacionada) para o mercado de esmaltes no período de 2017 a 2022 é de 22,4% em faturamento e 20,9% em volume.

 

Formulações

     Os principais ingredientes utilizados nas composições de esmaltes são: diluentes e solventes, formadores de filme, plastificantes, agentes de suspensão, aditivos funcionais (como d-pantenol e carbonato de cálcio) e pigmentos. Para conferir atributos diferenciados – como secagem rápida e resistência à abrasão –, os esmaltes são formulados com os mesmos ingredientes das composições básicas, porém com variações no balanceamento ou nos teores das substâncias, em função das características desejadas.

     Cléber Contente da Silva, gerente de P&D na Savoy-Coty, explica que os esmaltes para as unhas podem ser classificados basicamente em seis tipos: esmaltes com base solvente, esmaltes UV (gel), esmaltes híbridos (solvente + UV), esmaltes à base de água, esmaltes em spray e esmaltes adesivos.

     Os esmaltes mais comuns, principalmente no Brasil, são aqueles com base solvente. Eles são compostos por resinas, plastificantes, solventes, aditivos e doadores de cor. “A secagem ao ar acontece em dois tempos distintos: a secagem ao toque, que se dá após alguns minutos, e a secagem total, a cura do filme, que acontece após um período de três a seis horas. No decorrer das horas para a cura total do esmalte, podem ocorrer aqueles ‘amassados’ nas unhas, que alguns consumidores comentam”, aponta.

     A formação do filme sobre as unhas ocorre após a evaporação dos solventes, quando acontece a reticulação das resinas. A formulação dos esmaltes com base solvente contém aproximadamente 30% de substâncias sólidas, “o que significa que, da quantidade aplicada, 70% evapora e apenas 30% fi ca sobre as aponunhas”, comenta. A durabilidade média é de quatro a cinco dias, mas esse período pode variar em razão de fatores como o tipo das unhas, as atividades desempenhadas pelo consumidor e as características da formulação.

     “No que diz respeito ao brilho, esmaltes têm um brilho, em média, de 85 UB, que é a unidade de brilho conferida pelo glossmeter, um medidor de brilho de filmes. Essa medida pode variar dependendo do tipo de esmalte, chegando a 95 UB em algumas cores e 60 UB em outras”, acrescenta. No frasco, o esmalte precisa estar homogêneo e, após a aplicação, não deverá formar bolhas ou manchas nas unhas. “Para isso, o pincel e a aplicação ajudam bastante, assim como manter sempre o frasco bem vedado após o uso”, afirma.

     Os esmaltes híbridos, com efeito gel, são formulados com solventes, resinas, plastificantes, pigmentos e aditivos (oligômeros). Eles apresentam características semelhantes aos esmaltes com base solvente, mas oferecem maior brilho e durabilidade.

     Formulados com monômeros, oligômeros, foto iniciadores, pigmentos e aditivos, os esmaltes em gel proporcionam secagem em apenas alguns segundos (em contato com a luz UV ou LED) e durabilidade superior – de 10 a 15 dias. A formação de filme, que confere cor e brilho às unhas, acontece quando os foto iniciadores iniciam a reação de polimerização nos monômeros e oligômeros depois de absorver a luz UV/LED. O procedimento da manicure é feito em partes e utiliza três camadas de esmalte. Cada camada é fixada na unha usando a luz UV.

     Os esmaltes à base de água são formulados com água, resinas, plastificantes, pigmentos e aditivos, e secam pelo processo de coalescência. “Enquanto as moléculas de água começam a evaporar, há ligação de outras moléculas, incluindo moléculas de água, e ocorre a formação de filme”, aponta um trecho da apresentação “Nail Polish – Types And Characteristics”, feita pelo especialista durante o Painel da revista Cosmetics & Toiletries Brasil na in-cosmetics Latin America, realizada no mês de setembro, em São Paulo. Esmaltes à base de água têm duração limitada, de no máximo quatro dias.

     As variantes em spray são formuladas com solventes e pigmentos metálicos. Não há formação de filme. É preciso aplicar uma camada de esmalte incolor antes da utilização do spray, para a fixação da cor nas unhas. A secagem total leva algumas horas, e o resultado final confere pouco brilho às unhas, sendo necessária a aplicação de uma camada de esmalte extra brilho.

 

Lançamentos e tendências

     Atualmente, o consumidor busca – além de diversidade de cores e efeitos – produtos que não comprometam a saúde das unhas. “Ganhará espaço quem souber equacionar a oferta de benefícios, agregando às suas linhas o maior número de características positivas possível”, ressalta um trecho do Caderno de Tendências #2019-2020, produzido pela Abihpec. Marcas de esmaltes vêm atualizando suas formulações para colorir e tratar as unhas, oferecendo componentes de nutrição e fortalecimento.

     O portfólio da Impala, marca da Mundial, tem mais de 200 cores – entre coleções regulares e outras lançadas recentemente –, além de uma linha completa de cuidados especiais e 12 cores hipoalergênicas para pessoas com maior sensibilidade aos componentes do esmalte. “A Impala está sempre antenada com o que desejam as consumidoras e, ao mesmo tempo, estudando e avaliando todas as tendências – dentro e fora do Brasil”, diz Vivian Silvério, gerente de marketing e produto da Impala.

     De forma geral, desde o início dos anos 2000, as marcas de esmaltes passaram a adotar a mesma estratégia empreendida no mundo da moda, com coleções sazonais, compostas por cores que seguem as tendências do momento e se renovam a cada estação.

     Dentre os lançamentos recentes da Impala, está a coleção primavera/ verão Lollipop, inspirada “no mundo dos doces e doçuras”, com cores em tons pastel. Outro destaque da marca é a coleção Bailarina, com oito tons de nude. “Ela é atemporal e está sempre em evidência, por sua proposta de cores”, comenta Vivian. Para a executiva, a próxima estação trará cores e texturas mais suaves, com as chamadas candy colors e o efeito cremoso. “No entanto, no final do ano apostaremos em uma coleção com muito brilho e aplicação de glitter, efeito que sempre é esperado por nossas consumidoras nos meses de dezembro e janeiro. A tendência de efeitos e metalização continua em alta”, ressalta.

     “O hábito de manicuração da brasileira é bem particular. É um dos públicos femininos que mais se preocupa com a estética e a saúde das unhas no mundo. Em 2013, a profissão de manicure foi finalmente regulamentada no Brasil, o que ajudou a fomentar o mercado e os profissionais que atuam nesta área”, aponta. “No que diz respeito às cores, os mais vendidos no país são os tons clarinhos, como brancos e nudes. Para quem trabalha em áreas formais, o vermelho é um clássico. Na paleta dos coloridos, são destaques o azul e o marsala”, acrescenta.

     A Nati Cosmética comercializa 25 linhas, totalizando 120 cores, entre opções transparentes, cremosas, metálicas, peroladas, com adição de glitters e outros efeitos. São destaques no portfólio as cores: Olho Turco (azul-escuro), Noite (preto), Paz (branco), Pluma (branco transparente), Vinho e Pirulio (vermelho). A marca também investe em tonalidades festivas, como as da coleção Deixa Brilhar, com opções intensas e pigmentos especiais.

     “Para a temporada de verão, as tendências aponunhas tam para muitas direções: desde os tons pastel até nuances diversificadas de lavanda, rosa e orquídea, além de alaranjados, azulados e amarronzados. Os metálicos e esmaltes com acabamentos especiais e que promovem efeitos seguirão em franco crescimento em 2019”, comenta Natalia Akemi, diretora comercial da empresa.

     Natalia ressalta que as consumidoras dão preferência a esmaltes que sejam “free”, livres de componentes na formulação que possam causar reações alérgicas. “Alta cobertura, secagem rápida e durabilidade estão entre os atributos desejados pelas brasileiras. Quanto às cores, a sazonalidade exerce influência sobre as escolhas. No verão, os tons quentes transitam bem. Já no inverno são destaques os tons mais escuros e fechados. Os nudes e vermelhos caem bem em todas as estações do ano e normalmente são os queridinhos de todas”, afirma.

     O portfólio da Colorama, marca da Divisão de Produtos de Grande Público da L’Oréal, é dividido em duas linhas: Longa Duração e Efeito Gel lançada recentemente. “A linha Longa Duração passou por uma total renovação em 2018, com pincel, embalagem e fórmula totalmente novos, nas cores icônicas da marca, que tem mais de 70 anos de tradição. Cores como Chic Pele, Gabriele e 5ª Avenida são marcantes para nossas consumidoras”, destaca Jessica Alves, analista da marca.

     A linha Efeito Gel, lançada neste ano, promete unhas com brilho e cor intensa por dez dias. “Ela é totalmente diferente da linha tradicional da Colorama. Tem nova embalagem, pincel, rótulo e cores sofisticadas, para um efeito de salão”, diz. O procedimento é feito em dois passos: a aplicação do esmalte e do Top Coat Brilho Diamante, que age como uma película protetora da cor. “O pincel profissional com 300 fios cobre perfeitamente as unhas, tornando a aplicação fácil e precisa e garantindo uma cobertura uniforme da cor”, explica.

     A Colorama foi a primeira marca massiva no Brasil a desenvolver uma linha de esmaltes com efeito gel. A L’Oréal informa que as etapas do projeto – entre concepção, desenvolvimento da formulação e embalagem, validação da tecnologia, fabricação e distribuição – totalizaram cerca de 18 meses, “por se tratar de um desafio para os times”. A interação entre o produto e o Top Coat da linha é essencial para oferecer uma performance diferenciada.

     Jessica também destaca a tendência dos tons pastel, bem como novas formas de utilizar a paleta de cores, esmaltando uma unha de cada cor. “Outra novidade foi a reinvenção da nail art, com uma pegada minimalista e geométrica, trazendo uma inovação para as consumidoras e amantes de esmaltes”, salienta.

     A Dote, marca do grupo Rogemar, oferece linhas de esmaltes cremosos, cintilantes, com glitters e itens complementares, como bases, óleo secante e extra brilho. “Trabalhamos coleções diferentes, dividindo os temas e acompanhando as tendências das estações”, diz Juliana Furtado, gerente de marketing da Rogemar. O último lançamento da marca é a linha Hello Kitty by Dote, com 12 cores, “em uma paleta candy colors super fofa e fashion”, comenta Juliana. O lançamento foi realizado em abril, na São Paulo Fashion Week, durante o desfile do estilista Samuel Cirnansck.

     No que diz respeito aos atributos mais valorizados no mercado nacional, ela destaca que consumidores e profissionais “valorizam a secagem rápida, a longa duração, o alto brilho e as cores da estação, incluindo os clássicos branco, preto e vermelho”.

     Com acabamentos cremosos, cintilantes e metálicos, os esmaltes Beauty Joy, marca do grupo Cless, chegaram ao mercado há apenas um ano, com a proposta de oferecer alto brilho, excelente espalhabilidade e longa duração. “Nossa linha tem 15 cores, baseadas nas tonalidades mais usadas pelas brasileiras e nos tons que estão sempre entre as tendências. Nas cores pastel, que estarão em alta no verão, temos as versões Brilho da manhã, Rosa click, Algodão e Juta”, comenta Soledad Scarlet, gerente de produtos da Cless Conceito, área de vendas diretas do grupo Cless. As variantes Galáxia e Mettalic Gold se alinham à demanda pelos esmaltes metálicos.

     “Há também as tendências em finalização. As unhas desenhadas ou minimalistas ganham bastante força, assim como as francesinhas, com todas as variações: tons vibrantes na ponta, cores metálicas, francesinhas invertidas... E se, mesmo com tantas opções, acabamentos e efeitos, ainda restarem dúvidas sobre o que usar, é possível fazer uma composição de cores, montar a paleta em dégradé ou colorir uma unha de cada cor. As brasileiras adoram novidades”, ressalta.

     Para Soledad, além de atributos como durabilidade, brilho e cores vibrantes, um fator decisivo no momento da compra é o preço. “A brasileira tem o hábito de trocar a cor do esmalte toda semana. Portanto, os esmaltes tradicionais ainda são os preferidos”, aponta.

 

Matérias-Primas

     A Cosmotec fornece diversos ingredientes tecnológicos para a fabricação de esmaltes. “De acordo com a Mintel, benefícios como praticidade e rápida secagem são amplamente procurados pelas consumidoras brasileiras, que também têm buscado opções animal-friendly e novos formatos de aplicação”, afirma Mariana Olivato, gerente de Tecnologia & Inovação da empresa.

     Entre as matérias-primas fornecidas pela Cosmotec, ela destaca:

     Linha Intenza (Cosmotec/SunChemical): linha de pigmentos perolados compostos por mica sintética e pigmentos orgânicos. Podem substituir os pigmentos orgânicos, proporcionando cores intensas, vibrantes e brilhantes às formulações, sem a necessidade de moagem.

     Megatran 5620 (Cosmotec/Interpolymer): polímero formador de filme altamente adesivo, indicado para o desenvolvimento de esmaltes de base aquosa. É seguro e não apresenta odor de solvente volátil, sendo altamente recomendado para produtos infantis e hipoalergênicos. Apresenta secagem rápida e confere brilho intenso e duradouro, além de resistência à água e longa duração.

     Megatran 5610 (Cosmotec/Interpolymer): polímero formador de filme altamente coeso e flexível, indicado para o desenvolvimento de esmaltes de base aquosa com efeito peel-off . Apresenta secagem rápida e remoção sem esforço.

     Megatran KL219CG (Cosmotec/Interpolymer): dispersante de pigmentos e de plastificantes de esmaltes base água. Atua como regulador de viscosidade e melhora a estabilidade do produto, além de aumentar o brilho. Proporciona um ótimo balanço entre longa duração e facilidade de remoção.

     Fernanda Soros, gerente de marketing Latam da Sensient, informa que a empresa oferece uma linha exclusiva de dispersões, em pasta e sólidas, para suprir inovações em cores no mercado de esmaltes. “Para bases solventes, as linhas Covachip (dispersões sólidas em chips de etilcelulose) e a linha Covanail (dispersões de pigmento em solvente, prontas para uso direto) são as mais indicadas e oferecem muitas opções em cores, que atendem tendências de moda e tonalidades tradicionais”, comenta.

     Ela também destaca uma linha de dispersões para esmaltes base água, a linha Aquasens, com pigmentos dispersos em polímero de alta adesão às unhas. “Todos os pigmentos presentes nas dispersões são de alta pureza e obedecem às regras globais sobre limites de metais pesados. A reprodutibilidade de cor é garantida lote a lote”, afirma.

     Para Fernanda, a ascensão de uma abordagem “verde”, adotada por muitos consumidores em relação aos cosméticos, favorece o desenvolvimento de esmaltes à base de água. “Acredita-se que o uso do esmalte deixa as unhas amareladas e ressecadas, dentre outros danos. Os esmaltes à base de água, que antes eram usados apenas por crianças, gestantes, lactantes ou pessoas alérgicas aos esmaltes tradicionais, estão ganhando cada vez mais espaço, por serem de origem natural e livres de produtos químicos agressivos. Os esmaltes à base de água são considerados ecológicos, veganos e hipoalergênicos. Eles não têm cheiro forte, secam rapidamente e não desidratam as unhas”, argumenta.

     Ela ressalta que claims como “natural” e “secagem rápida” são cada vez mais valorizados no mercado nacional. “A brasileira tem o ritual de fazer a unha toda semana. Por essa razão, algumas tendências que são sucesso no exterior acabaram não pegando por aqui, como as unhas em gel. No tocante às cores, já faz alguns anos que o esmalte ganhou o status de acessório de moda, sendo muitas vezes combinad com o look da usuária. Por essa razão, a paleta de cores oferecida é de extrema importância, devendo seguir sempre as movimentações do universo fashion”, conclui.

 

Radar

     O Caderno de Tendências #2019- 2020, publicação da Abihpec, traz informações sobre movimentos importantes do setor, no Brasil e no mundo. Confira algumas das tendências para o segmento de esmaltes:

* Ganham espaço no mercado as formulações que oferecem vários dos benefícios da manicure em gel tradicional – mais brilho, maior resistência e durabilidade –, mas que não demandam finalização com o auxílio de uma fonte de luz. A tendência deve se consolidar nos próximos anos

* Lojas e e-commerces internacionais oferecem top coats que prometem proteção contra os raios solares e, como consequência, o prolongamento da beleza e da vida útil do esmalte

* Com perfil mais conservador, a consumidora brasileira tem se mostrado resistente à nail art. Em países asiáticos e nos Estados Unidos, por exemplo, proliferam os lançamentos voltados à técnica. Kits de esmaltes vendidos especificamente para esse propósito incluem duas ou mais cores, glitters e pigmentos, além de acessórios comumente associados à produção de moda, como minipérolas, filetes metalizados e cristais. “Pensar em produtos que ofereçam efeitos customizados – como texturas inovadoras, acabamentos inusitados e alterações no reflexo – pode aumentar a chance de agradar a uma parcela do público que vê como valor arrumar-se com personalidade”, aponta a publicação

* Ultra Violet, eleita a cor do ano pela Pantone em 2018, deve reverberar por mais algumas temporadas. Associado ao bem-estar, ao autoconhecimento e à expressão da individualidade, o roxo pode ser desmembrado em subtons, que agradam tanto às personalidades mais extravagantes como às mais discretas.

 

Matérias relacionadas:

Proteção Solar

Erica Franquilino

Produtos para Unhas

Erica Franquilino

Produtos Masculinos

Erica Franquilino

Novos Produtos