Máscaras Faciais

Érica Franquilino

Beleza Express

Múltiplos benefícios

Novos hábitos e tendências

Opções diversificadas


 
Edição Temática Digital - Janeiro de 2019 - Nº 40 - Ano 14
Beleza Express

Valorizadas pelas asiáticas, elas estão cada vez mais populares em outros mercados do mundo. Influencers, modelos e celebridades ajudaram a fortalecer a onda das máscaras faciais, que chegam ao mercado em versões diversificadas e ganham espaço na rotina de beleza das brasileiras. Especialistas apontam que os principais diferenciais desses produtos em relação aos cremes faciais são a praticidade e o rápido poder de ação. 

“As máscaras são feitas com concentrações maiores de ativos e mecanismos que aumentam a penetração. Muitas propiciam um efeito imediato muito bom. Mas é importante salientar que as máscaras vieram para complementar a rotina de cuidados e não para substituir os cremes. Elas são ótimas aliadas para uma pele bem cuidada, mas não devemos apostar unicamente nelas”, diz a dermatologista Jaciara Hunnicutt, de São Paulo. 
 
Existem vários tipos de máscaras comercializadas no mercado, elaboradas para diferentes tipos de pele, idades e funções, como higienização profunda, redução da oleosidade, remoção de cravos, detox e rejuvenescimento. “Também há diversos formatos e embalagens, incluindo máscaras em creme, geleia, tecido e a peel off, que seca na consistência de filme plástico e deve ser puxada após a secagem. Essa última é bastante popular, pela praticidade e pelo resultado imediatamente perceptível”, comenta Mariana Saldanha, diretora de marketing da Pharmapele. 
 
Para Jaciara, todas as variações que chegam aos consumidores são boas opções para o cuidado da pele. “Máscaras em creme, por exemplo, são mais densas, e com um poder de hidratação aumentado; já as máscaras de tecido são mais práticas e podem aumentar a penetração de determinados ativos. Há uma máscara mais indicada para cada tipo de pele e objetivo”, explica. 
 
No artigo “Novidades em Máscaras faciais”, publicado na revista Cosmetics & Toiletries Brasil em janeiro de 2018, o autor Luigi Rigano ressalta que a função das máscaras faciais é ser um recurso seco, não aquoso, para liberar ingredientes ativos delicados, evitando sua desestabilização. As máscaras também controlam e retardam a liberação de princípios ativos, que vão sendo progressivamente transferidos para a pele. “Embora as máscaras faciais tradicionais já sejam conhecidas há tempos, neste momento, o foco está em máscaras faciais em películas que apresentem múltiplos benefícios”, aponta Rigano. Ele destaca o desenvolvimento de novos materiais voltado ao segmento, “que deverão funcionar não apenas para servir de suporte à formulação, mas também devem ser, em si mesmos, tratamentos funcionais da pele. Atualmente, essa categoria está segmentada em não tecido, hidrogel, biocelulose e algodão. Entretanto, além destes, estão sendo desenvolvidos polímeros naturais”, menciona. 
 
No que diz respeito à frequência de uso, Jaciara informa que ela varia de acordo com o tipo de máscara e a concentração de ativos. “Para a maioria das pessoas, o uso pode ser semanal. Mas também pode variar de duas a três vezes por semana ou, ainda, ser quinzenal. É importante que a pele esteja limpa antes da aplicação. Dependendo do caso, a pessoa pode usar um esfoliante previamente. É fundamental que todas as instruções do fabricante sejam seguidas, principalmente sobre o tempo que ela deve permanecer na pele”, afirma. 
 
Na formulação desse tipo de produto, são comumente utilizadas substâncias calmantes, como camomila, calêndula e Aloe vera, “além de substâncias rejuvenescedoras, como o retinol; ativos hidratantes, como o ácido hialurônico; e adstringentes com ação antioleosidade e antiacne, como a argila e o ácido salicílico. A vitamina C, que tem ação antioxidante e clareada, também é muito usada”, diz a dermatologista.
 
 
Múltiplos benefícios
A Shiseido comercializa várias linhas de skincare no mercado brasileiro, inluindo cinco máscaras faciais: Pure Retinol Intensive Revitalizing Face Mask, da linha Benefiance; WrinkleResist24 Pure Retinol Express Smoothing Eye Mask, da linha Benefiance; Firming Massage Mask, da linha Essentials; Purifying Mask, da linha Essentials e Beauty Sleeping Mask, da linha Ibuki. 

“A Pure Retinol Intensive Revitalizing é formulada com uma rica concentração de ingredientes para suavizar e hidratar instantaneamente a pele, proporcionando efeito antirrugas, antiopacidade e antiflacidez. No longo prazo, ela oferece um efeito antiaging, por conter puro retinol líquido, extrato de clorella, de ginseng, e super ácido bio-hialurônico”, comenta a farmacêutica Silvia Rangel, coordenadora de treinamentos da Shiseido Brasil. Indicada para todos os tipos de pele, a máscara é apresentada em fibras de algodão embebidas na solução concentrada, recortadas em duas partes (correspondentes às partes superior e inferior do rosto) para melhor encaixe na face e deve ser deixada sobre a pele por 15 minutos.
 
A WrinkleResist24 Pure Retinol Express Smoothing Eye Mask é feita em fibra de algodão embebida em uma solução concentrada que suaviza rugas, círculos escuros e o ressecamento da região dos olhos. “Ela hidrata e reduz o aparecimento de rugas, melhorando a aparência da área dos olhos graças à ação de componentes como extrato de clorella, extrato de gambir, super ácido bio-hialurônico, hidroxiprolina e vitaminas C e E”, descreve. 

Desenvolvida para ser usada por meio de uma massagem facial, a Firming Massage Mask proporciona firmeza, efeito antiaging, hidratação e retexturização. Os grânulos de vitami¬nas presentes na formulação se desfazem durante a massagem para remover células superficiais, refinando a textura da pele. A proposta da Purifying Mask é deixar a pele limpa, descansada e ma-cia. A máscara facial cremosa é refrescante e formulada com argila mineral mari¬nha branca, xilitol e óleo de eucalipto. 
 
A formulação em gel da Beauty Sleeping Mask simula os efeitos de sono profundo e tem cápsulas de vitaminas C e E, que se dissolvem rapidamente durante a aplicação, fornecendo nutrientes fortalecedores à pele durante a noite. Ela deve ser aplicada após a limpeza da pele e não precisa de enxague. 
 
Para Silvia, as máscaras preferidas pelas brasileiras ainda são as de argila, pois têm efeito purificante e calmante “e são indicadas também para a pele acneica e oleosa, uma das principais reclamações desse público”. Ela também menciona as máscaras firmadoras e anti-idade, com efeito de estimulação do colágeno natural da pele e combate aos sinais de envelhecimento, seguidas das que proporcionam efeito detox e antipoluição, além de hidratação e luminosidade. 
 
Segundo a executiva, o segmento das máscaras faciais tem aumentado globalmente em taxas maiores que as do consumo de skincare como um todo nos últimos anos. Ela menciona números da consultoria Persistence Market Research, segundo a qual o mercado global de máscaras faciais “registrará uma expansão impressionante no período de 2017 a 2026. Estima-se que as vendas de máscaras faciais em todo o mundo cheguem perto dos US$ 10,5 milhões até 2026, com um crescimento acumulado de 6,4% de 2017 a 2026”, aponta. 
 
“As marcas têm desenvolvido e lançado versões com diferentes benefícios, como estímulo de colágeno, efeito antioxidante, de carvão ativado, com partículas brilhantes... Ou seja, uma verdadeira customização dessa tendência, baseada na procura do público”, afirma. Silvia acredita que as máscaras peel-off, em forma de creme e de argila, continuarão sendo os produtos mais vendidos no mercado nacional, que tende a continuar em crescimento. 
“O target são consumidores que querem manter os cuidados com a pele de uma maneira simples, sem muitos passos de rotina, além daqueles que buscam a melhoria da condição da pele rapidamente. Em sua maioria, os consumidores são millennials e upper millennials”, observa.
 

 
Novos hábitos e tendências
Fabiana Kim, analista da Kiss New York Professional, ressalta o avanço da presença desses produtos nas perfumarias, drogarias e lojas de departamento brasileiras. “Diferentemente de países asiáticos, nos quais a categoria de skin care é líder dentro do segmento de beleza, entre os brasileiros ela ainda não é priorizada. Podemos indicar como um dos maiores motivos o fato de os consumidores priorizarem os produtos que fornecem resultados imediatos, o que não se alinha diretamente ao propósito do skin care, que é basicamente prevenir potenciais problemas de pele”, argumenta. 
 
Colaboram para a crescente adesão às máscaras faciais o investimento das marcas em diversificação e a força de influenciadoras digitais – que, em selfies divertidas, demonstram a praticidade e acessibilidade desses produtos. Fabiana destaca o aumento da procura por máscaras e outros produtos para o cuidado da pele em todos os pontos de venda da marca. “Isso nos faz perceber que há, sim, público para esse segmento e que só há crescimento à medida que os brasileiros vão sendo inteirados de que a beleza como um todo vai muito além de esconder e remediar ‘defeitos’ pontuais e que técnicas de maquiagem e produtos cosméticos são muito mais eficientes quando aplicados sobre uma pele saudável e bem cuidada”, comenta.
 
As máscaras faciais de tecido da Kiss New York Professional chegaram ao Brasil em julho do ano passado. Todas são de fibra natural: as máscaras de tecido branco são 100% de algodão e as pretas, de bambu. “As máscaras são imersas em um sérum especial, e cada tipo possui um ingrediente ativo para promover uma pele mais saudável e nutrida, agindo de modo mais pontual, de acordo com as propriedades de cada ingrediente”, explica. 
 
Atualmente, há oito opções da marca disponíveis no mercado brasileiro. São elas: Carvão Minimizador de Poros, que absorve a oleosidade e as impurezas da pele; Sabão Africano Purificante, para a remoção de células mortas e purificação da pele; Mel Nutritivo, para nutrir e conferir maciez à pele; Pepino Calmante e Antioxidante, que ajuda a desintoxicar a pele; Chá Verde Efeito Matte, para diminuir a oleosidade; Limão Iluminador, para os momentos em que a pele estiver opaca; Água de Coco Hidratante, para hidratação; e a máscara Aloe Vera Calmante e Hidratante. 
 
As máscaras faciais da Klasm? foram lançadas no Brasil em dezembro de 2017, “após constatarmos que existia um gap entre máscaras faciais de qualidade e o mercado de skincare na América Latina”, diz Kelvin Chen, CEO da empresa. A Klasm? pertence à Monkyi, empresa exportadora e importadora asiática, presente no Brasil há cinco anos. Chen informa que os produtos são desenvolvidos e adaptados às necessidades do clima e da pele das mulheres brasileiras. 

Ele destaca a concentração de sérum de cada máscara, responsável pelo resultado de alta performance dos produtos. “As máscaras Klasm? são feitas de celulose, material biodegradável, e têm um formato que se adapta facilmente ao rosto, reforçando o contato do produto com a pele e potencializando sua eficiência”, reforça.

Com pouco mais de um ano no mercado nacional, a marca constatou que as versões mais procuradas pelas brasileiras são as que prometem hidratação da pele, controle de oleosidade, redução de poros e efeito detox. 

“As mulheres brasileiras e latino-americanas, em geral, ainda não têm acesso a uma gama completa de produtos voltados para o cuidado da pele. Enquanto algumas ainda se preocupam apenas em maquiá-la, muitas já perceberam a importância dos tratamentos e cuidados de skincare. A Klasm? está buscando fazer parte dessa conscientização”, afirma o executivo. Ele acredita num forte crescimento das máscaras e de outros produtos para completar a rotina de cuidados com a pele no Brasil.
 

As opções da marca no país são a Black Pearl, a Intense Care e a Moisture Recovery. A primeira traz pérola negra, ativo que regulariza o aspecto da pele e auxilia no rejuvenescimento. A formulação também inclui extrato de kiwi, minerais, óleos essenciais e avelã, que alivia machucados e irritações. A Intense Care promove a renovação das células e age como calmante para peles sensíveis, além de conter ingredientes que ajudam a prevenir a desidratação e auxiliar na prevenção de rugas. A Moisture Recovery deixa a pele macia e altamente hidratada, devido ao hialuronato de sódio presente em sua composição. 
 
A Máscara de Nutrição Profunda Ouro e Ácido Hialurônico da Pharmapele é enriquecida com ácido hialurônico de baixo peso molecular e vetorizado, promovendo absorção nas camadas mais profundas da pele, aumento da produção de colágeno e hidratação profunda, além de aumento da firmeza e da elasticidade. “Em 20 minutos, a pele está totalmente renovada. Seu efeito peel off facilita a remoção e dispensa o enxágue, o que torna o uso ainda mais prático”, comenta Lariza Alves, gerente de desenvolvimento da Pharmapele. 
 
A marca também oferece ao mercado a Máscara de limpeza profunda com carvão ativado e silício e a Máscara detox secativa com argila e minerais vulcânicos. A primeira é enriquecida com carvão ativado 100% vegetal e sustentável, que age como um ímã na pele, absorvendo toxinas, impurezas e outras substâncias poluentes. O silício orgânico promove alta hidratação e combate os sinais do envelhecimento, devolvendo a vitalidade e o aspecto radiante à pele. Os principais benefícios da máscara são a ação antipoluição, a revitalização, a desobstrução dos poros e a remoção de impurezas e células mortas. 
 
A máscara detox secativa com argila e minerais vulcânicos é desenvolvida com argila naturalmente 
ionizada, que elimina a oleosidade, controla o brilho e auxilia na remoção de cravos. Com ação clareadora, o produto uniformiza a tonalidade da pele, deixando-a revigorada e com aspecto saudável. Lariza ressalta como diferencial a concentração de argila (mais de 25%), além da presença de um ativo mineral vulcânico, “que traz um benefício extra de esfoliação”. 
 
No que diz respeito às tendências nesse segmento, a diretora de marketing Mariana Saldanha destaca que as máscaras para limpar e retirar impurezas que ficam incrustradas na pele são as “queridinhas” do momento, o que inclui as máscaras que têm como base a argila ou o carvão, ingredientes eficientes na purificação da pele. “As máscaras de argila também têm ação adstringente, sendo ideais para peles oleosas, mistas e com tendência à acne, pois têm ação reguladora da oleosidade e ação cicatrizante”, aponta. 
 
As máscaras relacionadas a pedras preciosas também estão em alta. Elas prometem hidratação profunda, revitalização e rejuvenescimento e têm cores que remetem às tonalidades das pedras que as nomeiam – como ouro, safira e rubi. “Elas podem ser enriquecidas com diferentes ativos, como o ácido hialurônico, que promove preenchimento e redução de rugas, além de outros benefícios”, comenta. “Outra grande tendência são as multimasks.

A ideia é aplicar um produto em cada parte do rosto, com a função específica para ela. Por exemplo, você pode utilizar uma máscara de argila na região T do rosto (mais oleosa) e outra de ouro nas demais partes”, acrescenta.


 
 
Opções diversificadas
Para Lariza Alves, da Pharmapele, os principais atrativos das máscaras em relação aos cremes tradicionais são os resultados rápidos e – em boa parte das opções disponíveis ao consumidor – o baixo custo. Ela menciona diferentes marcas do mercado, como a Océane Máscara de Carvão Vegetal, produto em pó, peel off, para ser preparada com adição de água, que remove impurezas e tem efeito desintoxicante; e a Máscara de Ouro com textura cremosa da Adcos, que melhora a elasticidade e tem ação antiglicante. 
 
Em agosto do ano passado, a The Body Shop ampliou sua linha de máscaras faciais, com as versões Máscara Antipoluição de Chá de Matcha do Japão e Máscara de Ginseng e Arroz da China, que repara as manchas e uniformiza o tom da pele. A formu¬lação combina ingredientes naturais, presentes na Ásia e na América do Sul. O extrato de ginseng é conhecido por suas propriedades tonificantes e estimulantes, que ajudam a revitalizar a pele, enquanto o arroz hidrata e ilumina a derme. A composição também traz óleo orgânico de semente de gergelim. 
A Máscara Antipoluição de Chá de Matcha do Japão é enriquecida com matcha proveniente de Kakegawa e Aloe vera oriundo do comércio com comunidades do México. A formulação cremosa purifica profundamente e esfolia suavemente. 
 
A francesa Nuxe tem em sua linha Crème Fraîche de Beauté a Máscara SOS 
Hidratante 48HR, formulada com ácido hialurônico e voltada a todos os tipos de pele. A indicação de uso é de uma ou duas vezes por semana. A linha Crème Fraîche de Beauté traz na composição leites botânicos de acácia, chá-verde, amêndoa, ervilha amarela, aveia, coco e soja, associados ao extrato da alga vermelha do Mar Báltico (Furcellaria lumbricalis). A empresa informa que os ingredientes agem em todas as camadas da pele, proporcionando reidratação, restruturação e fortalecimento das barreiras naturais de proteção. 
 
A Ricca, marca da Belliz Company, lançou uma linha de máscaras faciais, em maio de 2018, composta por 11 produtos. As embalagens apresentam nomes divertidos, ilustrações inspiradas no universo digital e cores impactantes. “Pode-se dizer que a categoria de máscaras faciais foi alavancada pelo digital, já que postar faz parte da experiência de usar o produto, e quanto mais inusitado for o post, melhor!” afirmou Daniella Brilha, diretora de marketing da Ricca, à época do lançamento. 
 
São cinco opções em tecido (Ricca Detox Total, Ricca Up Real!, Ricca Iluminou Geral!, Ricca Bubble Help e Ricca Keep Calm e Xô Canseira), duas em creme (Ricca Dá-lhe Lama e Ricca BFF Best Face Forever), uma em geleia (Ricca Bom Dia Diva!), além de duas máscaras adesivas (Ricca Faixa Preta Contra os Cravos! e Ricca Cadê a espinha que tava aqui?) e uma máscara peel off (Ricca 1,2,3 Adeus Cravos!).
 
 

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