Cosméticos para pele tatuada

Erica Franquilino

O procedimento

Novidades no segmento

 

 

artigo publicado na versão impressa da edição setembro/outubro 2017 da revista Cosmetics & Toiletries Brasi

Quantas pessoas tatuadas você conhece? A despeitodos números que surgiram em sua mente, nesse exato momento, a conta pode estar aumentando. De acordo com o sindicato que representa as empresas de tatuagem no Brasil, esse mercado cresce cerca de 20% ao ano e ignora momentos de crise. De olho nesse filão, fabricantes de cosméticos investem na criação de linhas específicas – para a fase de cicatrização e para o uso diário – e contabilizam bons resultados.

    Dados do Sebrae, divulgados em junho de 2016, revelam que, no período de 2009 a 2012, as áreas dedicadas aos serviços de tatuagens e piercings no Brasil aumentaram 413%. Um censo promovido pela revista Superinteressante em 2013, com o objetivo de traçar um perfil dos brasileiros tatuados, mostrou que a maioria é mulher (59,9%), tem entre 19 e 25 anos (48,2%) e está cursando ou já concluiu o ensino superior (61,2%). A pesquisa foi feita nas redes sociais, com mais de 80 mil entrevistados e 150 mil tatuagens mapeadas.

   A tatuagem é uma experiência que demanda atenção especial antes e depois do procedimento, o que abrange desde a escolha
do estabelecimento onde ela será feita até os cuidados no período de cicatrização. As opções de produtos cosméticos para hidratar e proteger a pele tatuada começam a despontar no mercado, com espaço tanto para a consolidação de lançamentos recentes como para a diversifi cação de linhas.

 

O procedimento

 

   Antes da tatuagem, é feita a preparação da região escolhida. Os pelos são raspados com um aparelho de barbear descartável, e a área é desinfetada com água e sabão antibacteriano. O profissional, então, aplica vaselina sobre a pele, que receberá o  stêncil com o desenho escolhido pelo cliente.
 
   O tatuador pressiona o estêncil, para que o desenho seja transferido do papel para a pele. Esse é o momento de conferir se o projeto está de acordo com o desejado. Em seguida, o profissional dá início ao contorno dos traços com a máquina de tatuagem, que recebe uma agulha de ponta única, aberta na frente do cliente. Na etapa seguinte, dependendo do tipo de desenho escolhido, o tatuador terá de mudar a agulha, para sombreamento e coloração. Há vários tipos de agulhas que podem ser usadas. Nos casos em que o desenho é muito extenso ou muito colorido, é preciso agendar mais de uma sessão para concluir a tatuagem.
 
  "A tatuagem é feita com a aplicação de tintas, por meio de agulhas na derme, que é a segunda camada da pele. Ao penetrar na derme, a tinta é reconhecida pelas células do nosso sistema imunológico como um invasor. Logo que ela é depositada, milhares de células que fazem o primeiro combate contra patógenos (bactérias e vírus), os macrófagos, são recrutadas e englobam as  otículas da tinta”, descreve a dermatologista Livia Pino, do Rio de Janeiro.
   Ela explica que a tatuagem é um trauma que causa uma ferida na pele e cuja cicatrização pode demorar até dois meses. “Geralmente, a parte externa cicatriza quando se forma aquela casquinha que recobre toda a tatuagem. O plástico filme, que deve ser usado nos três primeiros dias, é uma espécie de oclusão para evitar o contato com o ambiente externo e a possibilidade de contaminação”, aponta. Ele deve ser trocado a cada 24 horas.
 
   Nesse momento pós-tatuagem, ela recomenda o uso de sabão antisséptico ou neutro, para a limpeza da pele, e de pomadas cicatrizantes, que também ajudam a manter a hidratação. “Pomadas com antibióticos só devem ser utilizadas caso o médico avalie a necessidade. É importante evitar a exposição ao sol depois de se tatuar, pois isso pode acelerar o processo de despigmentação da tatuagem”, afirma.
 
   Dentre as contraindicações ao procedimento, estão a predisposição à formação de queloides, “o uso do medicamento Roacutan (utilizado no tratamento contra a acne e que dificulta a cicatrização) e a realização de tatuagens para encobrir sinais, o que pode esconder um câncer de pele”, diz. A dermatologista alerta para o cuidado na escolha do profissional que fará o procedimento. “É preciso procurar bons profissionais, que usem materiais esterilizados e descartáveis, além de boas tintas. Existe o risco de alergias e de contaminação com hepatites e HIV. Durante a gravidez, também se deve evitar qualquer procedimento invasivo”, completa.
 
   Paulo Sérgio Affonso, o Paulão Tattoo, exerce a profi ssão há 34 anos. “Sou considerado um dos primeiros tatuadores do país”, afirma. Há oito anos, ele criou o Soul Tattoo, estúdio localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo. O estabelecimento atende
mais de 120 pessoas por mês. Em média, uma tatuagem no Soul Tattoo custa R$ 400. “O tempo [da sessão] variamuito, em função da complexidade de cada desenho, sobretudo no caso das tatuagens artísticas. Uma mais simples pode ser feitaem até meia hora”, comenta.
 
   Ele ressalta que uma tatuagem demanda os mesmos cuidados de uma microcirurgia. “É necessário um cuidado muito especialcom a higienização da pele, feita com água e sabão, antes da sessão. Mas não é somente a pele que merece esse cuidado. Olocal onde é feita a tatuagem também deve ter uma higienização hospitalar. A sala deve ser fechada, com ar-condicionado emperfeito estado, não deve ter cantos com poeira acumulada, e o local deve ser muito limpo. Todo e qualquer material utilizado e colocado em contato com a pele deve ser descartável”, destaca. O tatuador recomenda evitar a exposição ao sol nos primeirosquatro dias. “Após esse período, os cuidados com a pele são exatamente os mesmos que a pessoa deve ter no seu dia a dia,independentemente de ter tatuagem ou não, que são manter a pele limpa, hidratada e protegida dos raios do sol”, diz.
 
   No que diz respeito à descoloração da tatuagem, ele afirma que isso só acontece quando o procedimento foi feito com umatinta inadequada ou de baixa qualidade. “O mais importante é fazer a tatuagem apenas com profi ssionais bem treinados, que utilizem material de excelente procedência. É claro que passar protetor solar sempre ajuda, pois os raios do sol escurecem os pigmentos da pele. Especificamente em relação à tatuagem, quando é utilizado material de qualidade, ela não desbota”, conclui.

 

Novidades no segmento

Em outubro de 2016, a Coppertone lançou a linha Tattoo, nas versões loção spray. Os produtos foram desenvolvidoshttp://cosmeticsonline.com.br/ct/painel/fotos/uploads/enfoque-set-4.jpg
para reduzir o impacto dos raios solares os pigmentos e os traços das tatuagens. A Coppertone Tattoo Loção associa fil- tros físicos e químicos protegem e hidratam a pele, com absorção. A versão em spray, filtros químicos e sem fragrância, indicada para aplicação frequente.
 
“A Coppertone entrou no segmento de tatuagem porque verificou que ainda havia nenhuma marca de proteção que suprisse esse desejo do consumidor”, Giancarlo Guarnieri, de marketing da Coppertone. Ele informa que não há previsão de lançamentos da marca para a pele tatuada. “Ainda há espaço para a difusão de Coppertone Tattoo no mercado de solar. Por ser um lançamento recente, para um público que cresce a cada ano, acreditamos que o caminho seja consolidar linha, antes de lançar outro produto o segmento”, comenta.
 
A Mboah Tatoo foi criada em 2010. A marca tem 21 produtos no portfólio, destaque para os itens da Linha
Tattoo, lançada em 2014 e que já a 80% do faturamento empresa. Para Thaísa Boaventura, da Mboah Tatoo, a marca tem diferenciais a expertise técnica equipe “e as escolhas sustentáveis fazemos, com ativos 100% naturais, formulações livres de , petrolatos, corantes e formol, produtos veganos e testados por nossa equipe técnica, em conjunto tatuados e tatuadores”.
 
 
O item mais vendido é o hidratante Tattoo Color Care. “É um produto , o único hidratante do Brasil para cuidar das cores da . É rico em ativos que realçam nitidez dos pigmentos, previnem o e preservam os traços por mais tempo”, afi rma. O hidratante é comercializado em sachê e
bisnaga, com duas opções de fragrância. formulação traz D-Pantenol, manteiga de karitê e vitamina E, além de um rejuvenescedor, estimulante colágeno e elastina, que ajuda a preservar traços originais do desenho.
 
Em 2016, a MBoah Tattoo duplicou faturamento na comparação com ano anterior. “E 2017 tem sido o nosso melhor ano, com números que em 70% o ano passado”, Thaísa. Neste ano, a empresa lançou o Hidratante Color Care versão pocket, em sachê, para a experimentação. A marca leva de 18 a 26 meses para lançar um produto no mercado. “Estamos três novidades em pesquisa, com previsão de lançamento para 2018”, adianta.
 
 Ela salienta a ascensão desse mercado, “que cresceu quase 900% nos últimos três anos”, mas aponta que ele precisa amadurecer aspectos importantes, como no investimento em pesquisa desenvolvimento de novos produtos. “É importante salientar o cuidado adequado de uma pele tatuada e, especialmente, recém-tatuada, exige a escolha selecionada de ingredientes, para que se evite um efeito contrário ao desejado”, afirma.
 
   A Tattoo Long Life está no mercado desde 2005 e atualmente oferece 15 produtos – incluindo itens . “É a marca pioneira na fabricação, larga escala, de cosméticos especialmente para pessoas que valorizam e se identificam o segmento de tatuagem e
piercing. Criamos uma identidade jovial e despojada para esse público”, Kátia Nassimbeni, química  
responsável da empresa. No início, o principal produto da marca era o Creme Suavizante Fresh Skin Tattoo Long Life.
 
“Atualmente, com a forte expansão do mercado, identificamos um aumento considerável nas vendas dos produtos para o tatuador e o body piercer”, diz. Dentre as opções para uso profissional, estão kits com produtos como a Vasellyn Fresh, o Transfer Creme e o Sabonete Mousse. “A expectativa é que ocorra um aumento de 15% na produtividade neste segundo semestre, em relação ao mesmo período do ano passado. O sucesso da empresa se dá pela busca constante de inovações e utilização sempre de produtos com tecnologia de ponta”, afirma.

 

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