Saúde dos Cabelos

Erica Franquilino

Cuidado e reparação

Características básicas

Cuidado intensivo

Matérias-primas

Nutrição

Problemas pós-covid

Avaliações de produtos

 

Edição Temática Digital - Setembro de 2022 - Nº 74 - Ano 17

 

 

Cuidado e reparação

Ninguém escapa de uma relação de amor e ódio com o cabelo. Ao longo da vida, procedimentos químicos, estresse, déficit de nutrientes, aspectos genéticos e outros fatores geram problemas como queda, descamação do couro cabeludo e excesso de oleosidade. Para alinhar beleza e saúde, novas tecnologias ajudam na prevenção de danos, bem como na manutenção e na recuperação da fibra capilar.

 

 

Características básicas

O cabelo é constituído por proteínas (entre 65% e 95%), que são condensadas por 22 tipos de aminoácidos. Outros componentes são: água, lipídeos, pigmentos e elementos como zinco e ferro. Basicamente, o cabelo é uma haste composta pelas proteínas queratina (responsável pela dureza) e melanina (que confere a cor dos fios).

 

A fibra capilar é composta por cutícula, córtex e medula. A cutícula corresponde à estrutura externa da fibra e atua como uma camada protetora. As células da cutícula estão unidas entre si por meio do complexo da membrana celular (CMC). Essa estrutura é de caráter lipoproteico, com conteúdo muito baixo de cistina, o que lhe confere as capacidades de se intumescer e de permitir que certas moléculas de tamanho pequeno atravessem a cutícula para chegar ao córtex.

 

O córtex é rodeado pela cutícula, contém a maior quantidade de massa da fibra capilar e tem alto grau de organização estrutural. Ele é formado por células alongadas que contêm o pigmento natural do cabelo, a melanina, e por restos de núcleo celular. Essencialmente, existem dois tipos de melanina: a eumelanina, cuja cor varia do marrom avermelhado ao preto, e a feomelanina, com gradação do amarelo ao vermelho. Em geral, o cabelo tem os dois tipos de melanina. Quanto maior a presença de eumelanina, mais escuro é o fio.

 

A medula está localizada no centro da fibra capilar. Ela é camada mais profunda do fio, formada por células de estrutura esponjosa, com cavidades ocas. A função da medula ainda não foi completamente definida. “A medula consiste na parte central do fio, no qual nem sempre está presente. Entretanto, a medula influencia as propriedades mecânicas e de cor de cabelo. Quando estão presentes, as medulas são variáveis, apresentando diferenças morfológicas significativas entre si. Alguns autores sugerem que a medula seria um córtex em estágio atrasado de formação, e os fios medulados são mais espessos que os fios sem medula”, diz um trecho do artigo “Importância da Medula na Estrutura Capilar”, publicado na revista Cosmetics & Toiletries Brasil, em fevereiro de 2019.

 

Espessura, tamanho e forma dos cabelos estão diretamente ligados à informação genética. Os fios podem ser classificados em três tipos, de acordo com as etnias: caucasiano (levemente ondulado), oriental (liso) e negroide (crespo). Formas mais arredondadas têm diâmetro regular, colaborando para a distribuição uniforme de queratina, que é a principal proteína presente no fio. No cabelo crespo, o corte transversal é mais oval do que o dos cabelos caucasianos e asiáticos. São fios cujos diâmetros têm alto grau de irregularidade ao longo da fibra e que demandam mais cuidados.

 

O ciclo de vida dos cabelos abrange crescimento (fase anágena), repouso (fase catágena) e queda (telógena). A fase anágena dura de três a cinco anos, podendo chegar a dez anos. A catágena é uma fase de regressão do folículo piloso e dura de duas a três semanas. A fase telógena dura de três a cinco anos. O tempo de vida médio de um eixo capilar é de quatro anos, com repetição do ciclo a cada quatro ou cinco anos.

 

O processo de envelhecimento do cabelo se caracteriza pela redução da densidade – com diminuição de sua espessura – e pela perda da cor natural. Cabelos brancos surgem, normalmente, entre 30 e 40 anos de idade. O folículo diminui, produzindo menos melanina, assim como a capacidade de produção de óleo das glândulas sebáceas. Tais mudanças acarretam, além do branqueamento, alterações na textura dos fios, que se tornam mais frágeis, com aparência opaca e áspera.

 

É um processo contínuo e que sofre influências da genética, da idade e dos fatores ambientais. A exposição à radiação solar é um dos fatores que podem colaborar para o encanecimento precoce do cabelo, ao estimular o surgimento de radicais livres que comprometem a síntese de melanina. A radiação solar acarreta a produção de oximelanina, um produto gerado pela fotodegradação da melanina e que afeta a coloração dos fios.

 

 

Cuidado intensivo

 

Match, marca de O Boticário, lançou recentemente a Match Science, plataforma de produtos com formulações exclusivas combinadas a ativos de alta performance. A primeira linha apresentada ao mercado é a Match Science Reconstrução, voltada à intensa restauração dos cabelos danificados, retomando a maciez, o movimento e o brilho dos fios.

 

A proposta é oferecer uma opção de tratamento intensivo para repor proteínas, reverter danos – como exposição frequente a fontes de calor – e reparar o córtex capilar. “Há anos cuidamos dos cabelos das brasileiras com formulações de alta performance. A nova plataforma Science, da marca Match, eleva esse propósito trazendo a mais aprimorada ciência no desenvolvimento das formulações. Essa é uma combinação única de ativos que resulta em produtos que fidelizam pela qualidade e resultados já no primeiro uso, entregando o que as consumidoras buscam no cuidado capilar diário”, afirma Ariela Bonemer, gerente da categoria Cabelos do Grupo Boticário.

 

Os principais ativos responsáveis pela reestruturação dos fios são o óleo de amaranto, potente na hidratação e nutrição, e os peptídeos inteligentes, provenientes da proteína do trigo e aprimorados em laboratório para agir diretamente na área danificada. A marca informa que essa combinação estratégica contribui para que a linha tenha os resultados esperados, proporcionando tratamento intensivo nas áreas que precisam dessa intervenção.

 

A Máscara Match Science Reconstrução é o principal produto da linha e promete mais resistência desde o primeiro uso, por meio da tecnologia de direcionamento dos ativos para os fios danificados. A Dose Reconstrutora é um produto de aplicação única que, instantaneamente, repõe a massa do cabelo danificado, reconstruindo sua estrutura e devolvendo brilho, maciez e movimento.

 

O Shampoo Match Science Reconstrução limpa sem ressecar e prepara o fio para a ação reconstrutora do uso combinado com o Condicionador Match Science Reconstrução, que protege os fios da quebra, enquanto ajuda na emoliência do cabelo, hidratando e desembaraçando. O tratamento é finalizado com o Leave-In Match Science Reconstrução que faz a selagem das cutículas e reduz a porosidade dos fios. A marca destaca que o item diminui em até quatro vezes a quebra, controla o frizz durante todo o dia e ainda oferece proteção térmica de até 230° C.

 

A Dercos, marca da Vichy no cuidado e na beleza dos cabelos, lança a linha Oil-Correction, formulada para a correção da oleosidade capilar. A novidade combina ativos de alta performance com zinco PCA e sílica antioleosidade, para auxiliar na redução da oleosidade do couro cabeludo.

 

Diariamente, o couro cabeludo e os fios sofrem com agressores externos e internos, como poluição, variações hormonais e mudanças de clima, que podem alterar a produção da oleosidade. O lançamento da Dercos traz três produtos: Shampoo Purificante Oil-Correction, Condicionador Reequilibrante e Sérum Redutor de Oleosidade. O shampoo elimina a oleosidade instantaneamente, removendo as partículas de poluição por meio de sua tecnologia antipoluição, proporcionando sensação de limpeza, sem ressecar os fios. Formulado com ácido salicílico, zinco PCA e sílica antioleosidade, o produto reduz em 53% a oleosidade (teste instrumental) e a poluição dos fios.

 

O Condicionador Reequilibrante protege e reequilibra as partes mais ressecadas do comprimento e pontas, hidrata os fios e forma um escudo protetor contra danos e adesão de resíduos nos fios. A composição traz ceramida R, zinco PCA e sílica antioleosidade, deixando os cabelos soltos, 46% mais macios e aumentando em 67% a hidratação dos fios, sem pesar (teste instrumental com shampoo + condicionador).

 

O sérum corrige a produção excessiva de oleosidade e previne seu reaparecimento por 24 horas (teste clínico em 42 participantes), trazendo sensação de frescor imediato. Elaborado com niacinamida, zinco PCA e sílica antioleosidade, ele ajuda a combater fatores agravantes de produção de excesso da oleosidade, como o estresse oxidativo.

Para ampliar o portfólio da linha Unidas Pelos Cachos – que ganhou shampoo e condicionador liberados de sulfato, parabenos, petrolatos e silicones no ano passado –, a Pantene, da P&G, investiu em dez anos de pesquisas com consumidores e tecnologias inovadoras para possibilitar maior personalização no tratamento dos fios, com tratamentos específicos para cada tipo de cabelo: ondulado, crespo ou cacheado.

 

“Todos os produtos têm um nível altíssimo de hidratação e são formulados com pró-vitaminas mais concentradas, misturadas com óleo de coco”, informa a marca. Shampoo e condicionador liberados de sulfato, parabenos, petrolatos e silicones são ideais para a técnica de low poo, uma vez que permitem limpeza, hidratação e definição dos fios. A linha completa abrange os itens: Shampoo Liberado, Condicionador Liberado, Máscara Intensiva, Creme Condicionador, Geleia, Óleo Poderoso e Cremes para Pentear.

 

No final de 2021, a TRESemmé, marca da Unilever, ampliou a linha Tratamentos Profissionais com duas criações e reformulações em três produtos (Máscara de Tratamento Pro-Hidratação Ativa, Máscara de Tratamento Reconstrução Ultra-Intensa e Máscara de Tratamento Cauterização Intra-Capilar). Os itens foram reformulados com foco na mulher que cuida dos cabelos em casa, “sem abrir mão da qualidade profissional”.

 

Indicada para a hidratação de cabelos ressecados, a Máscara de Tratamento Pro-Hidratação Ativa é formulada com a tecnologia Hydra-Resistance e composta por silicones que formam uma película protetora no fio e retêm a hidratação, promovendo maciez. A composição traz biotina e pantenol. A Máscara de Tratamento Reconstrução Ultra-Intensa é voltada à reconstrução de cabelos extremamente danificados, fragilizados e quebradiços. A composição traz a tecnologia Cortex-Repair, com ativos que penetram nos fios e fortalecem a estrutura interna da fibra a cada uso, além de gluconolactona e arginina.

 

A Máscara de Tratamento Cauterização Intra-Capilar é ideal para a regeneração de cabelos danificados. A formulação, com a tecnologia Intra-Protein, niacinamida e queratina líquida e ativos que penetram nos fios e fortalecem sua estrutura interna, recuperando-o profundamente e trazendo mais alinhamento de cutículas, brilho e maciez.

 

Formulada com ácido hialurônico e lisina, a Máscara de Tratamento Blindagem Antifrizz promove benefícios a todos os tipos de cabelos. O produto traz ingredientes de carga elétrica positiva, que se depositam nos fios, “eletrizados negativamente pelo shampoo, tornando-os neutros, muito mais fáceis de pentear e com menos frizz”, aponta a marca. Outros agentes presentes na composição recobrem e selam as cutículas, criando uma barreira protetora contra a umidade, para controlar o frizz.

 

O Sérum Multivitaminas é um tratamento pré-lavagem para prevenir e reparar danos diários, desenvolvido com um complexo multivitamínico formado por biotina, vitamina E e pantenol, além de nutri-lipídeos. “O sérum é uma grande inovação de TRESemmé e da categoria. TRESemmé é a primeira marca de massa a lançar um sérum pré-lavagem, em formato pump, queridinho das consumidoras, para uso fora do banho. Ele deve ser aplicado pelo menos 20 minutos antes de lavar os cabelos. A novidade chega para democratizar a tendência de salão a um preço competitivo”, diz a marca. A linha de tratamento ainda abrange as máscaras Detox Capilar e Baixo Poo + Nutrição.


Matérias-primas

 

“A Assessa é uma empresa conhecida por sua expertise em soluções inteligentes para o cabelo, com ingredientes naturais que tratam desde o couro cabeludo até as pontas”, diz Adriana Seara, diretora de marketing da empresa. Com base no princípio de que “um couro cabeludo saudável é a raiz de um cabelo saudável”, a Assessa criou o Algavite, um bioativo com potente atividade imunomoduladora que reequilibra a estrutura do couro cabeludo e melhora as suas funções vitais.

 

Um estudo de expressão gênica realizado com o ativo demostrou que ele estimula a expressão de centenas de genes ligados à integridade e à saúde da pele. Testes in vitro e clínicos comprovaram a redução da oleosidade e da irritação do couro cabeludo, bem como o aumento da hidratação e das atividades anti-inflamatória, imunomoduladora e estimuladora da papila dérmica.
 

 Assim que o fio de cabelo emerge do couro cabeludo, ele passa a sofrer agressões diárias, que podem ser ambientais, mecânicas ou químicas. Por isso ele precisa de cuidados específicos”, comenta. Para esses cuidados, Adriana destaca três produtos: Plugin GS, Filcortex VEG e Frulix Complexo Brilho.


Plugin GS é um ingrediente à base de extrato de chia e lipídeos cuidadosamente selecionados, que simula a composição do óleo produzido pelas glândulas sebáceas e restaura o equilíbrio lipídico dos cabelos extremamente ressecados, frágeis e danificados. O ativo tem ação antifrizz, melhora a penteabilidade, confere maciez e aumenta o brilho do cabelo.

 

Filcortex VEG é um poderoso agente regenerador do córtex capilar, criado a partir de estudos de proteômica capilar e cuja proposta inovadora não é a de reposição de queratina, mas sim das Proteínas Associadas à Queratina (KAPs)”, menciona. Esse grupo de proteínas é responsável pela estrutura terciária do fio e, ao contrário da queratina, é mais sensível às agressões. O produto repõe os aminoácidos específicos das KAPs, penetrando profundamente dentro do córtex, reparando o cabelo danificado e quebradiço, aumentando a densidade capilar e reforçando a estrutura do fio. O mecanismo de ação profunda melhora a coesão das fibrilas e previne o aparecimento de pontas duplas, “com resultados muito superiores aos encontrados em produtos convencionais à base de silicones”, aponta.

 

 

O brilho é um dos atributos mais valorizados pelos consumidores, por ser considerado um indicador de saúde e vitalidade. Frulix Complexo Brilho é um ativo biotecnológico à base de frutas, livre de solventes e que combina a adstringência do abacaxi, da banana e do cacau em um líquido com os todos componentes ativos encontrados nas frutas. “Em um único produto temos as propriedades de adstringência, fortalecimento e reparação das três frutas que, juntas, dão um brilho intenso aos cabelos”, afirma.

 

 

O Filcortex VEG está na composição da linha Bond Pro, da alemã Goldwell, e o Frulix Complexo Brilho integra a formulação do shampoo Perfect Match, da Francesa Les Secrets de Loly.

 


Carla Mendes, vendedora técnica para o segmento de Personal Care da Biesterfeld, destaca no portfólio da empresa os ativos Adeka NOL GT-730, Hairdian AP, Polyquta 400KC e Guarquat C130KC. Adeka NOL GT-730 (INCI PEG-240/HDI Copolymer Bis-Decyltetradeceth-20 Ether, Butylene Glycol, Water) é um modificador reológico altamente eficiente para aplicações em cuidado pessoal, incluindo hair care. “É um polímero não-iônico, ideal para formulações transparentes, com propriedades hidratantes, um sensorial agradável e que permite obter texturas únicas”, descreve.

 

O ativo é compatível com polímeros catiônicos, não-iônicos e catiônicos, com sais orgânicos e inorgânicos, óleos, absorvedores de UV e pós. “Adeka NOL GT-730 tem uma longa história de inovação e sucesso comprovado. O grande diferencial desse produto é seu efeito gel de memória. Desde a sua concepção no laboratório Adeka, com sede em Tóquio, no Japão, mais de 600 produtos foram lançados no mercado, em todo o mundo, por marcas como Givenchy, Shiseido, MAC, Lancôme, Estée Lauder e Elixir”, ressalta. “O trabalho dedicado da Adeka convenceu os membros do júri da In-Cosmetics Global em 2019, conquistando o Sensory Bar Silver Award”, acrescenta.

O Hairdian AP (INCI: Propanediol, Platycladus orientalis Leaf Extract, Zingiber offi cinale (Ginger) Root Extract, Trifoliumpratense (Clover) LeafExtract, Artemisia argyi Leaf Extract) é um rejuvenescedor de folículos e revitalizador de núcleos capilares, desenvolvido para a queda de cabelo, da fabricante chinesa Jaka Group.

 

Os ingredientes bioativos são extraídos das espécies Platycladus orientalis, Zingiber offi cinale, Trifolium pratense e Artemisia argyi, usando duas técnicas inovadoras: extração semi-biônica assistida por ultrassom e extração integrada por infiltração térmica. “Hairdian AP concentra-se na regulação do ciclo do folículo piloso e pode efetivamente reduzir a perda de cabelo por meio da promoção da autofagia das células da papila dérmica (DPCs) e regulando positivamente a expressão de alguns fatores de crescimento celular”, afirma.



O Polyquta 400KC (INCI: poliquatérnio-10), da sul-coreana KCI, é um agente condicionante hidrossolúvel derivado da hidroxietilcelulose que oferece condicionamento capilar superior, especialmente para cabelos danificados. O ativo permite o desenvolvimento de formulações transparentes, repara e protege o cabelo danificado e evita a quebra do fio, e melhora o volume.

 

Agente condicionante natural com certificação COSMOS, o Guarquat C130KC (INCI: Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride), também da KCI, proporciona excelente penteabilidade e desembaraço de fios secos e molhados, além de um sensorial sedoso e hidratação da pele.

Para Eliane Dornellas, líder de P&D Cosmético na Colormix Especialidades, as maiores dores relatadas pelos consumidores em relação aos cabelos permitem explorar oportunidades de aplicação como: ressecamento, fragilização dos fios e danos ocasionados pelo uso de fontes de calor e procedimentos químicos, bem como os problemas no couro cabeludo, como caspas e sensibilização. “As condições genéticas também podem contribuir para o desgaste e requerem mais atenção, como acontece com cabelos cacheados e crespos, que demandam cuidados constantes e específicos”, diz.

 

A porção lipídica do cabelo é comprometida quando ele sofre danos ou passa por procedimentos agressivos à cutícula, impactando a sua hidrofobicidade. “Umas das estratégias de recuperação desse fio é a reposição de cadeias graxas longas e insaturadas, que mimetizam a ação dos lipídios de ação condicionante e mantêm a haste íntegra e alinhada, além de devolver a maleabilidade, flexibilidade e ajudar a restaurar a barreira”, cita.

 

O Wala Moringa Oil é um óleo precioso da flora africana, obtido a partir do fruto da Moringa oleifera, conhecida como "árvore do milagre". “O nome deve-se ao potencial terapêutico, cosmético e nutricional de todas as partes da planta”, explica. Wala Moringa, que na língua africana local significa brilhar ou parecer radiante, é um óleo com múltiplas propriedades e aplicações.

 

“Toda a cadeia de produção do óleo é conduzida de forma ética e sustentável. Ele é muito rico em ácido oleico e ácido graxo essencial, que representa pelo menos 70% de sua composição, e tem altos níveis de tocoferol e vitaminas, que proporcionam atividade antioxidante. Além disso, a presença de cadeias berrênicas auxilia no condicionamento, na melhora da aparência e no brilho dos fios”, afirma. No mercado internacional, o ativo está na composição do The Spotlight Circle, booster de brilho da Davines.


Eliane ainda cita o Buhle Manketti Oil, o Cosphaderm Feel e o Everlipid EFA. O primeiro advém do fruto da árvore mongongo, originária do sul da África. Com alta concentração de ácido linoleico, o Buhle Manketti Oil é indicado para a recuperação da sensibilidade do couro após procedimentos químicos e para o alívio de dermatites, em razão das propriedades anti-inflamatória e antioxidante. “É um formador de filme natural, capaz de recobrir suavemente o fio devido à presença de ácido eleosteárico, que melhora a condição capilar ao trazer mais suavidade, maciez e alinhamento”, comenta.

 

O Cosphaderm Feel é um éster natural e certificado, de cadeia média, baseado no ácido heptanoico. “É livre de palma, obtido a partir do óleo de rícino e atua como agente de espalhabilidade. Ele promove condicionamento, brilho, lubrificação e pode ser utilizado em substituição aos silicones D5”, diz. O ativo de textura leve e não-gordurosa “é um excelente veículo para carrear os óleos africanos em aplicações capilares que possibilitam restauração da fibra, alinhamento e disciplina dos fios, além da intensificação da coloração e da saúde geral do cabelo”, acrescenta.

 

O Nature’s Hair Miracle, da Apivita, é um óleo capilar fortalecedor e energizante, formulado com o Cosphaderm Feel. O produto tonifi ca o couro cabeludo e estimula a microcirculação, além de nutrir, fortalecer as raízes e equilibrar a flora.

 

Alternativa aos agentes catiônicos convencionais, o Everlipid EFA “é um tensoativo plant-based, obtido a partir de óleo de cártamo e baseado em fosfolipídios, de sensorial substantivo e altamente condicionante”. Everlipid EFA é compatível com surfactantes aniônicos e sistemas transparentes.

 

 

A IMCD destaca ativos com foco na saúde do couro cabeludo. O Beauté by Roquette SA 130 (INCI: Succinic Acid) é um produto natural com multibenefícios: promove a saúde do couro cabeludo, o equilíbrio da oleosidade e a redução da caspa. “Esse ativo é uma alternativa natural ao piritionato de zinco, e pode ser usado como anticaspa. Estudos in vitro demonstram seu efeito inibitório no crescimento de M. furfur”, diz Wiron Viana, diretor da unidade de negócio Beauty & Personal Care – Home Care and I&I. Estudos clínicos demonstram que o ativo regula o sebo e impulsiona o processo de descamação natural do couro cabeludo, auxiliando no tratamento da caspa e melhorando a saúde do couro cabeludo.

 

Vitamin F Forte (INCI: Linoleic Acid, Linolenic Acid), da fabricante CLR Berlin, é um conjunto de ácidos graxos essenciais (ácidos graxos ω-6) obtidos a partir do óleo de açafrão em sua forma natural e biologicamente ativa. O ativo contém tocoferois naturais. “Sabe-se que o ácido linoleico é importante para uma barreira lipídica intacta e sua função fisiológica, o que justifica o uso em produtos para o couro cabeludo. Estudos demonstram seu desempenho em lubrificar suavemente o cabelo, levando a efeitos de condicionamento capilar e melhor penteabilidade. Ele também protege a qualidade do cabelo, reduzindo a quebra após o uso de secadores e pranchas”, menciona. “O uso em produtos de cuidados para os cabelos constitui uma abordagem natural, para tratar efetivamente os principais processos degenerativos envolvidos no envelhecimento capilar”, completa.

 

 

 

 

Outro destaque da IMCD é o 3 - Capauxein G2 Biofunctional (INCI: Water, Glycerin, Hydrolyzed Corn Protein, Adenosine, Magnesium Ascorbyl Phosphate, Carnitine), da Ashland. Trata-se de um ativo para tratamento do bulbo capilar e aumento de densidade dos cabelos inspirado no “hair fullness system”, um sistema de plenitude dos cabelos baseado na avaliação de marcadores-chave da papila dérmica. O ativo proporciona redução da produção de sebo e aumento da hidratação do couro cabeludo. “Pode ser aplicado em tônicos, formulações para couro cabeludo oleoso, tratamento para aumento da densidade e preenchimento capilar, máscaras capilares, condicionadores e leave in”, cita.

 

 

 

 

 

O Epi-On, da Sarfam, é um ativo derivado do ácido azelaico que protege o couro cabeludo contra agressões externas, como poluição, mudanças climáticas e radiação UV. “Epi-On irá atuar na normalização sebácea do couro cabeludo e reduzir processos inflamatórios, agindo na cascata de liberação desses mediadores pró-inflamatórios, como as citocinas IL-6 e IL-8. Ele também atua na diminuição imediata e a longo prazo da descamação, tendo excelente ação anticaspa seca”, explica a gerente técnica Ana Carolina Albertini.

 

Para a proteção da fibra capilar, ela indica o Urban Hair, ativo extraído das folhas de framboesa, com ação antipoluição. “Urban Hair tem a capacidade de quelar íons ferro presentes na poluição, proporcionado uma barreira de proteção. Ele auxilia na limpeza do cabelo quando comparado ao shampoo placebo, removendo 100% das impurezas e intensificando o brilho natural da fibra capilar. É um ativo 100% de origem vegetal e com certificação Ecocert”, afirma.

 

O Monoi de Tahiti AO é voltado à nutrição dos fios. Ingrediente 100% oriundo de origem vegetal, ele é conhecido como “óleo milagroso”, com ação hidratante e condicionante, e especialmente indicado para a reparação e a reconstrução da fibra capilar. “O Monoi de Tahiti AO tem eficácia superior nos requisitos de reconstrução da fibra, alinhamento das cutículas, brilho natural, suavidade e vitalidade, em relação aos óleos vegetais normalmente utilizados para tratamento capilar, como o óleo de argan”, ressalta.

 

Ana Carolina ainda indica para formulações focadas na saúde dos cabelos o Erylite, um ingrediente natural, sustentável “e com performance, requisitos que são procurados pelos consumidores”. Erylite proporciona um condicionamento extra na fibra capilar, favorecendo a penteabilidade e a redução natural do frizz. Quando aplicado em formulações de shampoo, proporciona uma espuma cremosa e densa.

 

Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient, reforça que um cabelo saudável é resultado de um couro cabeludo sem lesões ou coceiras. Nessa condição, os fios não quebram com facilidade, têm brilho e boa penteabilidade. “No entanto, atingir esse estágio é bem difícil sem os cuidados adequados. Afinal, quase tudo em nosso entorno pode prejudicar os fios, considerando desde as agressões cotidianas do expossoma, até a alimentação e os hábitos de cuidados com os fios”, diz.


O primeiro passo para uma rotina de cuidados adequada é higienizar muito bem o couro cabeludo. “Um erro comum é aplicar cosméticos muito próximos à raiz, e muitas vezes não enxaguar direito. Isso provoca o acúmulo de resíduos concentrados na base. O resultado é a obstrução do folículo, provocando oleosidade excessiva, alergias, descamações e até caspa”, comenta. O portfólio da Sensient oferece o Vegetable Charcoal, carvão ativado com vapor, 100% natural, com propriedades e alta absorção, extraído de turfeiras europeias, sendo ideal para formulações de shampoos, condicionadores e máscaras com o claim “detox”. O resultado é um couro cabeludo efetivamente purificado e mechas mais brilhantes, leves e resistentes.

 

“Para aqueles que tingem os cabelos, vale lembrar que a coloração permanente pode causar danos aos fios e desconfortos no couro cabeludo, como coceira, descamação da pele, vermelhidão e sensação de queimação”, menciona. Para atender a essas demandas, a Sensient oferece o fitoativo Sensishield Scalp, composto por extratos botânicos de guayusa, obtidos por meio do processo patenteado 100% à base de água PhytoClean, com eficácia comprovada por estudos in vitro e in vivo. “A pesquisa que resultou no desenvolvimento dessa tecnologia foi premiada com o segundo lugar na categoria de trabalhos científicos apresentados na forma oral, no 33º Congresso Brasileiro de Cosmetologia”, cita.

 

Fernanda lembra que os raios solares atingem a fibra capilar, afetando a maleabilidade dos fios, deteriorando a melanina dos cabelos naturais e desbotando a tonalidade dos tingidos. “Consumidores que desejam manter a cor das madeixas, reduzindo visitas ao salão ou até os rituais de coloração em casa, precisam de produtos com ingredientes antioxidantes que garantem a proteção da cor”. Como solução, a Sensient desenvolveu o Sensishield, um fitoativo para proteção UV dos cabelos, composto por extratos botânicos de chá-verde obtidos pelo processo PhytoClean.

 

“A tecnologia tem propriedades antioxidantes advindas de polifenóis e cafeína, que combatem o ataque de radicais livres, e catequinas específicas que fornecem proteção UV superior”, diz. Fernanda cita testes comprobatórios a respeito da ação dessa tecnologia na proteção dos fios contra o impacto de surfactantes presentes em shampoos e que também colaboram para a perda da cor.

 

Para fortalecer e restaurar fios danificados, a Sensient dispõe de uma tecnologia que restabelece a hidrofobicidade dos fios, aumenta a resistência mecânica e repara a cutícula, resultando em maciez e redução da quebra. Trata-se do SensibioPro R, uma composição biomimética desenvolvida a partir da associação de aminoácidos provenientes de bionutrientes e ácidos graxos de fontes vegetais. O efeito do ativo é potencializado pelo calor, o que torna essa tecnologia ideal para o desenvolvimento de produtos “termoativados”.

 

“A Sensient Beauty é conhecida mundialmente como líder no desenvolvimento de cores de alta de qualidade e pureza. Então, quando o assunto é cabelo, existe uma correlação natural entre a Sensient Beauty e cabelos coloridos, os quais requerem um cuidado peculiar devido aos danos causados pela ação de tinturas permanentes. Dessa forma, todas as tecnologias que mencionei têm alta performance comprovada em cabelos tingidos”, ressalta.

 

Para Rosangela Gonzalez, gerente técnica da Tovani Benzaquen, hábitos pouco saudáveis e má alimentação favorecem o surgimento de problemas nos fios e no couro cabeludo de homens e mulheres, como queda, caspa e enfraquecimento. No que diz respeito ao tratamento do couro cabeludo, Rosangela destaca o ativo Bicobiome SS, desenvolvido para fornecer uma solução completa e suave na restauração do equilíbrio do couro cabeludo.

 

O Bicobiome SS é um ativo nanotecnológico com sistema de encapsulamento duplo, formado por estruturas de discos inteligentes contendo ativos incorporados em uma vesícula externa. As nanoestruturas de Bicobiome SS incorporam três ingredientes ativos para regular a produção excessiva de sebo, promover ação queratolítica suave (removendo as escamas da caspa) e reequilibrar a microbiota do couro cabeludo. Essas nanoestruturas ainda reforçam a função de barreira da pele após a liberação das moléculas ativas, prevenindo irritações.

 

Desenvolvido especialmente para o tratamento do couro cabeludo e dos cabelos, o Cation HA é composto por hialuronatos de sódio com diferentes pesos moleculares e apresenta alta substantividade após o enxague. “O hialuronato de sódio de alto peso molecular forma um filme sobre o couro cabeludo e os fios, protegendo-os contra os danos causados pela radiação UV. O hialuronato de sódio de baixo peso molecular penetra facilmente no couro cabeludo, promovendo alta hidratação, reduzindo caspas causadas por desidratação da pele, além de reduzir irritações e coceiras do couro cabeludo”, afirma.

 

Ela também cita o OptiMSM (INCI: Methylsulfonylmethane), ativo repositor de enxofre para pele, cabelos e unhas. Com estudos clínicos que comprovam o fortalecimento da barreira cutânea, o ativo é ideal para fortalecer o couro cabeludo, o que favorece a retenção dos fios de cabelos.

 

A dieta adotada, o uso de tabaco e álcool, medicamentos “e até mesmo o estresse podem prejudicar a saúde capilar”, aponta Claudia Asano, analista de produtos da Volp. “O cuidado de dentro para fora é de extrema importância para manter os cabelos sadios e o cuidado externo, por meio dos cosméticos, é primordial para preservar sua força”, diz. Tensoativos suaves colaboram para a manutenção da saúde dos fios. “O uso de tensoativos agressivos promove uma limpeza muito eficaz, o que não é necessariamente bom para a saúde do cabelo. A limpeza exagerada pode acarretar em um desequilíbrio na carga oleosa do fio, retirando-a em excesso e tornando-o ressecado e fragilizado”, explica.

 

 

A linha Galsoft, composta pelo Galsoft SCGL (INCI: Disodium Cocoyl Glutamate) e pelo Galsoft SCI 85 (INCI: Sodium Cocoyl Isethionate), entrega suavidade e performance, mantendo a função fisiológica da pele e proporcionando frescor e maciez. Para a hidratação dos fios, a sugestão é o Dermalcare LIA MB, compatível com todos os tipos de cabelos. “O Dermalcare LIA MB atende ao público que quer substituir o silicone, mas sem abrir mão de um bom resultado. Com toque aveludado, ele aumenta a penteabilidade a seco e úmido e melhora a maciez sem ‘pesar’ nos fios, uma característica comum do uso frequente de silicone”, afirma.

 

Ela menciona que o preservante, “apesar de pouco explorado”, pode ser uma peça-chave para um produto de alta performance. O Sharomix EG10 é um blend composto de fenoxietanol e etilhexilglicerina, “que entrega conservante eficaz e, ao mesmo tempo, suavidade. Além de um emoliente, a etilhexilglicerina entra como um multifuncional que também age como booster para o fenoxietanol, aumentando a eficácia do conservante ao mesmo tempo que entrega propriedades emolientes ao produto”, finaliza.

 

Ana Rezende, diretora comercial da Solabia lembra que a saúde do couro cabeludo está diretamente relacionada ao equilíbrio do microbioma da região. Prebióticos estimulam de forma seletiva a flora saprófita em detrimento da patogênica, garantindo um couro cabeludo saudável. “Para essa demanda o Grupo Solabia tem o ativo Prelliance, ingrediente biotecnológico natural e vegano formado por um conjunto de aminoácidos de origem da quinoa, como ácido aspártico, ácido glutâmico, arginina e serina, além de mono, oligo e polissacarídeos obtidos a partir de açúcares naturais”, menciona.

 

Prelliance age no couro cabeludo e na fibra capilar, com efeito imediato a partir da primeira lavagem, com enxague. O ativo proporciona cinco benefícios: ação prebiótica anticaspa, com diminuição importante do microrganismo causador da caspa Malassezia restricta e da flora patogênica, aumentando a flora saprófita (Streptococcus capitis); radiância com efeito imediato e ação rinse-off; melhora da penteabilidade em cabelos secos e molhados; ação antipoluição pela diminuição da incrustação de substâncias na fibra capilar; além de nutrição e hidratação, em razão da maior penetração do ativo na fibra, levando ao aumento da substantividade no córtex e na cutícula.

 

 

Sabemos que os danos aos cabelos são inevitáveis. As fibras capilares sofrem agressões de vários tipos, como descoloração, alisamento e uso de chapinha, sem contar as agressões externas, como sol, vento e cloro. Para recuperar os fios destes e de outros danos, o destaque é o ativo Sublim’Hair”, diz. Obtido a partir da hidrólise enzimática das sementes de quinoa (Chenopodium quinoa), o ativo promove um efeito imediato de reestruturação, devido a sua composição de aminoácidos – como ácido aspártico (10,14%), ácido glutâmico (18,43%), arginina (8,79%) e serina (4,95%) – agindo diretamente na fibra capilar, após uma única aplicação. Ele melhora a superfície cuticular, assentando as bordas e removendo fragmentos.

 

Sublim’Hair apresenta efeito imediato de regeneração, diminuindo a porosidade do fio devido ao preenchimento superficial (cutícula) e profundo (córtex) dos sítios ativos danificados, devolvendo elasticidade e força aos cabelos, que ficam mais resistentes, com maciez e brilho”, afirma. Outro ativo reparador de danos é o Nutrimel Hair, que é produzido a partir da hidrólise controlada da batata yacon e tem características de um mel vegetal rico em fruto oligossacarídeo, mais especificamente a inulina. Esse ativo promove efeito suavizante, regenerando os fios em seu comprimento e reparando as pontas, e efeito brilho de longa duração. O Nutrimel Hair integra a formulação do Energizing Body & Hair Wash, da The Beard Story.

 

 

Os fios são formados principalmente pela queratina, proteína insolúvel e ultrarresistente, caracterizada pelo alto conteúdo de enxofre derivado da cistina e responsável por conferir resistência mecânica e química ao cabelo. O Kerastim S foi desenvolvido por meio de uma reação enzimática, que resultou em uma cistina inodora, incolor e solúvel em água, de fácil incorporação em formulações cosméticas e que atua como um agente rejuvenescedor para a fibra capilar.

 

“O Kerastim S tem uma completa ação de reestruturação das fibras capilares, atuando desde as cutículas até o córtex. Por ser uma cistina sintética, principal dipeptídeo constituinte da queratina, o ativo tem a capacidade de promover a nutrição dos fios e aumentar a substantividade, diminuindo os danos gerados pelas agressões diárias”, ressalta.

 

“Além disso, ele tem a capacidade de aumentar a produção de ATP e o metabolismo no bulbo capilar, inibindo a queda de cabelo e aumentando a coesão celular por meio da compactação do estrato córneo no couro cabeludo, proporcionando maior resistência e prevenindo a formação de caspa. Novos testes, que serão apresentados na In-Cosmetics Latam, demonstram que esse ativo traz resultados importantes em baixíssimas dosagens”, finaliza.

 

No mercado internacional, o Kerastim S está em formulações de produtos como o Densité Shampooing Biostimulateur, da Fauvert Professionnel, e o Stimulating & Strengthening Hair Wash, da Polyhymnia.

 

 

 

“Os cabelos desempenham um papel importante na aparência física das pessoas e na autoconfi ança. Sabe-se que o cabelo humano é facilmente danificado por agentes externos e por tratamentos térmicos, físicos e químicos. Isso leva a um envelhecimento precoce do fio. Existe também o envelhecimento cronológico, que ocorre com o aumento da idade e pode gerar mudanças no fio de cabelo. Todos esses fatores vão resultar em diminuição da espessura, ressecamento, textura frágil e uma aparência opaca e áspera”, lembra Paula Aires, analista de marketing da Aqia.

 

Ela destaca os ativos Tamariliz e Bio.Restore. “Tamariliz é extraído do fruto de Tamarindus indica e concentrado nos princípios ativos: polissacarídeos, ácidos orgânicos e polifenóis. É um ativo para tratamento global do fio, com efeito disciplinante, de fortalecimento e de proteção”, diz. Os principais benefícios são: melhora da resistência e da coesão capilar; melhora de volume, frizz, brilho e penteabilidade, com efeito “touca de cetim”; suavização da cutícula (“efeito primer”) e ação antioxidante.

 

O Kit Tamariliss, da colombiana Natursens, traz o Tamariliz na formulação dos produtos. O spray Extreme Therapy, da Yellow, inclui o Bio.Restore na composição.

 

 

NUTRIÇÃO

 

Diversos nutrientes são importantes para a garantir a saúde dos cabelos, o que abrange os precursores de hormônios e as matérias-primas diretamente ligadas à estrutura, ao crescimento e à manutenção dos fios no couro cabeludo. Dentre outros fatores, os cabelos sofrem com o estresse, tração excessiva, distúrbios hormonais, medicamentos e alimentação carente de nutrientes.

 

As gorduras presentes na dieta participam da síntese de hormônios esteroides a partir do colesterol e influenciam a permanência dos fios no couro cabeludo. Dentre as vitaminas, as que mais impactam o estado do cabelo são a vitamina C, as vitaminas do complexo B – incluindo a biotina – e a vitamina A. Zinco, ferro, cobre, selênio, silício, magnésio e cálcio estão entre os minerais que influenciam o crescimento capilar.

 

A insuficiência de vitaminas do complexo B pode contribuir para o subdesenvolvimento das células do folículo capilar. A biotina (vitamina B7 ou H) participa do metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos, e sua deficiência pode levar à queda de cabelo. “Um estudo conduzido pela Universidade de Harvard sugeriu que a biotina é um dos nutrientes mais importantes para a manutenção da força, da textura e da função capilar”, afirmou a nutricionista Andrielle Petry, de Santa Catarina, em entrevista à Edição Temática: Alimentos Funcionais, de agosto de 2017.

 

 

PROBLEMAS PÓS-COVID

A queda de cabelo é um problema relatado por um número crescente de pessoas que tiveram a covid-19. Revistas científicas como as da Academia Americana de Dermatologia e da Dermatologic Therapy divulgaram recentemente artigos que relacionam a queda de grandes volumes de cabelo com a infecção pelo Sars-CoV-2.

 

A perda dos fios costuma ocorrer por volta de dois meses após a doença e a recuperação acontece em torno de três a quatro meses. A Sociedade Brasileira de Dermatologia explica que o enfrentamento ao problema tem sido feito com o uso de uma substância conhecida como minoxidil, disponível para prescrição com diferentes nomes comerciais.

 

Segundo os dermatologistas da SBD, estudos divulgados em publicações nacionais e internacionais informam que o minoxidil aumenta a densidade de fios na fase de crescimento, além de prolongar a sua duração, possibilitando uma recuperação mais rápida da perda capilar. “Diante desses fatos, entende-se que essa substância pode ser também ferramenta útil nos cuidados oferecidos aos pacientes com eflúvio telógeno pós-covid-19”, destaca a entidade.

 

A SBD recomenda aos que enfrentam a queda de cabelo no pós-covid o suporte de um dermatologista especialista em tricologia. Após a análise das condições clínicas e o exame do couro cabeludo, o médico poderá indicar a dose, a via e a duração do tratamento mais adequado.

 

A associação informa que, além da covid-19, vários outros quadros podem desencadear a queda de cabelos, como: febre, infecção aguda, sinusite, pneumonia, gripe, dietas muito restritivas, doenças metabólicas ou infecciosas e cirurgias, especialmente a bariátrica, em razão da perda de sangue e do estresse metabólico, bem como do estresse emocional.

 

 

AVALIAÇÕES DE PRODUTOS

Dentre os métodos para atestar a segurança e a eficácia de produtos cosméticos voltados à saúde dos cabelos, Adriano Pinheiro, diretor-executivo do Grupo Kosmoscience, menciona dois exemplos: um estudo da proteção solar nos cabelos via espectroscopia de fluorescência e outro para investigar o potencial de oxidação dos produtos de transformação capilar.

 

O triptofano é um dos principais aminoácidos do cabelo e tem a propriedade de ser uma substância cromófora: que emite luz quando exposta à radiação ultravioleta. Essa propriedade de emissão de luz é afetada e vai diminuindo à medida que o triptofano é degradado no cabelo. O estudo para avaliação de protetores solares para cabelos é feito com base nessa informação.

Na avaliação, mechas de cabelo são colocadas numa câmara que simula a radiação solar por um período de tempo definido. “Medidas da intensidade de florescência do triptofano são feitas nas mechas sem exposição solar, nas mechas com exposição solar e nas mechas tratadas com produtos que possam proteger o fio dessa radiação”, explica. Ao finalizar a coleta de dados, são construídos gráficos que permitem avaliar se os produtos testados foram eficazes na proteção do aminoácido triptofano e, consequentemente, da proteína do cabelo.

 

Outro aminoácido importante da proteína do cabelo é a cisteína, que uma vez oxidada se degrada em ácido cistéico. “O ácido cistéico tem na sua estrutura uma ligação química (S=O) muito característica, que vibra com número de onda em 1040cm-1. Esta vibração pode ser detectada por espectroscopia de infravermelho. Quando o cabelo está saudável, com a proteína íntegra, a banda de 1040cm-1 é quase invisível”, descreve.

 

No entanto, quando o cabelo é exposto a processos oxidativos, como descoloração, exposição solar e alisamentos químicos, a cistina vai se degradando em ácido cistéico e essa banda vai aparecendo progressivamente. “Dessa forma, é possível calcular o impacto do tratamento químico na proteína do cabelo”, conclui.

Matérias relacionadas:

Produtos para Pets

Érica Franquilino

Produtos Profissionais

Erica Franquilino

Produtos Teen

Erica Franquilino

Novos Produtos